Aparentemente acabado de saber da decisão do PCP de chumbar o Orçamento de Estado na generalidade se tudo ficar como está, o Presidente da República pôs o foco nas 24 horas que faltam para a sua votação. “Até ao momento da votação é sempre possível continuar a falar e continuar a construir o que é desejável e o que é esperável”, afirmou, dizendo que essa é a sua “expectativa” e que “se isso não for possível, já sabem: é dissolução”.
Marcelo diz que ainda quer “perceber qual é o estado de espírito dos diversos protagonistas” e “ver se é possível encontrar o número de deputados para aprovar o OE”. E insistiu querer esperar “até ao último segundo”, antes de dar o processo de viabilização do Orçamento como frustrado. É preciso “sair das posições muito imediatistas e pensar menos no curto prazo”, afirmou, relembrando que o momento desaconselha, após uma pandemia, que se avance para uma crise política.
Se acontecer, Marcelo Rebelo de Sousa não dá espaço para planos B. “Inicio logo o processo de audições ao presidente do Parlamento, aos partidos e ao Conselho de Estado”, afirmou. OE chumbado dará eleições antecipadas.
Notícia exclusiva do parceiro do jornal Postal do Algarve: Expresso
Marcelo recebeu 3ª dose da vacina contra a covid-19 e foi vacinado contra a gripe
O Presidente da República recebeu hoje a terceira dose da vacina contra a covid-19 e foi, ao mesmo tempo, vacinado contra a gripe sazonal, informou Belém.
“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) da vacina contra a Covid-19, tendo ao mesmo tempo sido vacinado contra a gripe sazonal, no centro de vacinação em São Domingos de Rana, da sua zona de residência (Cascais)”, refere uma nota colocada no site da Presidência.
A nota esclarece que o chefe de Estado foi “convocado por SMS, como qualquer cidadão coberto por esta medida”.
No domingo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) informou que a terceira dose da vacina contra a covid-19 foi administrada a 123 mil cidadãos portugueses, no âmbito da segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe, iniciada há uma semana.
Na segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe, que arrancou na passada segunda-feira, 123 mil cidadãos receberam a terceira dose ou dose adicional da vacina contra a covid-19 e 279 mil a vacina da gripe, precisa a nota de imprensa da DGS.
Esta fase integra os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos e que não estão abrangidos nos grupos-alvo da 1.ª fase e começou com os utentes acima de 80 anos, estando a decorrer por ordem decrescente de idades.
À semelhança do que aconteceu na primeira fase, os cidadãos são convocados através de uma mensagem escrita para a toma simultânea das duas vacinas ou apenas para a vacina contra a gripe.
Volta a ser possível o agendamento automático no Portal Covid-19, estando disponível a partir de terça-feira para cidadãos com idade igual ou superior a 80 anos.
A vacinação completa contra a covid-19 abrange 85,7% da população portuguesa.