O candidato Luís Inácio Lula da Silva e o atual chefe de Estado brasileiro Jair Bolsonaro vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais do Brasil, que decorrem no dia 30 de outubro.
Segundo os dados oficiais, Lula da Silva obteve 47,85% dos votos na primeira volta enquanto Bolsonaro teve 43,70%, quando estão contabilizadas 96,93% das secções eleitorais.
Com estes resultados parciais, a eleição está agora “matematicamente definida” e obriga a uma segunda volta, pode ler-se na página eletrónica em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está a divulgar os resultados parciais.
A última sondagem sobre as eleições de hoje, divulgada no sábado pelo instituto Datafolha, previa a possibilidade de uma vitória do ex-presidente Lula da Silva à primeira volta, com 50% dos votos válidos.
De acordo com a sondagem, com uma margem de erro de dois pontos percentuais, o Presidente brasileiro recolheria 36% dos votos válidos, previsão que Bolsonaro superou em sete pontos percentuais.
Para a eleição ficar decidida hoje, um dos candidatos teria de recolher mais de 50% dos votos válidos (não contabilizando os votos brancos e nulos).
Os mais de 156 milhões de eleitores foram hoje chamados às secções de voto até às 17:00 de Brasília (21:00 em Lisboa), nas 577.125 urnas eletrónicas espalhadas por 5.570 cidades do país.
Às presidenciais brasileiras concorreram 11 candidatos: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.
Lula vence Bolsonaro em Lisboa e no Porto com larga margem
Lula da Silva venceu as eleições em Lisboa e no Porto com uma grande vantagem, de acordo com os dados do Comité Lula Presidente Portugal.
Segundo dados divulgados pela organização, quando estavam apurados os resultados totais de 57 das 58 urnas colocadas para a votação em Lisboa – e com a última urna já parcialmente apurada -, o antigo presidente do Brasil e candidato às eleições presidenciais contava com 12.153 votos e o seu opositor, o atual Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, com 6.068 votos.
Também de acordo com dados do Comité Lula Presidente Portugal, Luiz Inácio Lula da Silva venceu a primeira volta das eleições no Porto, com 8.703 votos contra os 4.310 que obteve Jair Bolsonaro, o segundo mais votado, já com o total e resultados apurados.
Em Faro, Lula da Silva venceu também as eleições com 873 votos, seguido de Bolsonaro com 730 votos.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL