As eleições para a nova Comissão Política de Secção de Castro Marim do Partido Social Democrata (PSD), contaram com uma lista única, encabeçada por Filomena Pascoal Sintra (vice-presidente da Câmara de Castro Marim), que sucede a António Pereira, como presidente desta estrutura concelhia.
O ato eleitoral teve lugar este sábado, em simultâneo com a eleição para a o líder do partido a nível nacional, com um resultado inequívoco com 93% dos eleitores a preferirem Luis Montenegro.
É um resultado que reforça o posicionamento político no concelho, que depois das eleições intercalares, em junho de 2019, em que volta a ter a maioria na Câmara Municipal, em setembro de 2021 conquista pela primeira vez, a Junta de Freguesia de Castro Marim, todos os órgãos autárquicos, tal como a maioria na Assembleia Municipal.
“Num concelho de génese socialista, as autárquicas em Castro Marim são reveladoras da importância das pessoas na afirmação dos partidos, e é esse é o desafio: consolidar o PSD de Castro Marim, com o reforço de militância, e na pluralidade de pensamento, agregar aqueles que ao longo dos anos têm contribuído para este posicionamento”, destaca a nova presidente.
“É preciso preparar novas gentes, é preciso trazer à participação partidária quadros representativos da realidade do concelho, que conheça as suas especificidades e que sejam vozes ativas. Só assim se valorizam os processos democráticos”, defende.
A equipa é composta por um conjunto de militantes que têm tido participação distinta ao longo destes anos, no projeto político de Castro Marim, coadjuvados com alguns estreantes, de grande responsabilidade cívica.
No conjunto, pretende-se “unir e dar força à base deste sistema democrático, que são os partidos. O futuro é o foco. Há que trazer ao prelo novas ideias, novas dinâmicas, no maior respeito ao trabalho que se vem trilhando desde o 25 de abril, num projeto político agregador. Pretende-se ter um trabalho partilhado com o executivo municipal, com as juntas de freguesia, com as associações e a comunidade em geral. Ouvir, para bem servir”.
A nova presidente da Comissão Política agradece “a todos, que neste momento difícil, se uniram, no reforço da equipa, que conta igualmente com o histórico militante António Pereira, como presidente da Mesa da Assembleia, atualmente presidente da Junta de Freguesia do Azinhal, a primeira conquista do PSD de Castro Marim, há 40 anos”.