Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Legislativas 2022, Política

Catarina vs Chicão. Quando um democrata-cristão vai pela sala de chuto, perde a moral (14JAN: notas e análises dos comentadores Expresso)

Debate morno quase até ao fim. Mas houve um momento do debate que ditou uma derrota – e uma vitória. Saiba qual, pelas notas e comentários.

12:04 15 Janeiro, 2022 12:05 15 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Debate entre pólos políticos, opondo a líder do BE e o presidente do CDS. Houve tempo para alguns argumentos surpresa, mas com um momento decisivo. Veja as notas, siga os comentários

Eunice Lourenço
Catarina Martins 5 – Francisco Rodrigues dos Santos 5

À hora a que bares e discotecas voltavam a abrir em todo o país, Catarina Martins e Francisco Rodrigues dos Santos começaram o penúltimo debate a dois desta maratona. Notoriamente, não lhe apetecia estar ali, fosse porque estarem cansados de debates, fosse por não terem nada para ouvir um do outro. 

Como é natural divergiram em tudo, das privatizações à saúde, da TAP aos vistos gold, dos impostos às políticas de rendimentos. Ambos são líderes aguerridos, com olhos como luzeiros e esperava um debate mais animado. Espero que, no fim, tenham ido beber um copo para descontrair.

Filipe Garcia
Catarina Martins 6 – Francisco Rodrigues dos Santos 5

Francisco Rodrigues dos Santos é dados a excessos. Por mais que se controle, por mais que a postura nos debates tenha sido refreada, o líder do CDS acaba, quase sempre, fora pé. Hoje, frente a Catarina Martins, começou a comparar as privatizações da Geringonça às do PREC e acabou a acusar o Bloco de Esquerda de querer “uma espécie de Guia de Michelin de salas de chuto”. Catarina Martins, a valer-se do quilómetros que já tem a mais em debates e campanhas políticas, respondeu com violência – “tática André Ventura” – mas nunca perdeu a compostura.

Com dois modelos económicos e sociais antagónicos, entre Bloco e CDS não haverá roubo de eleitorado, mas, mesmo num debate morno, ainda se viram uns bons golpes. Quando Rodrigues dos Santos lembrou o momento em que Catarina Martins citou Papa Francisco para, com outra citação, defender o apoio às empresas. Ou quando, contra as privatizações, a bloquista lembrou a conquista de Lisboa pela direita com a oferta de transportes públicos gratuitos no topo das promessas eleitorais. O maior momento de desconforto, chegaria logo depois. Quando o assunto chegou aos Vistos Gold, Catarina Martins lembrou que até a CES defende o seu fim. Rodrigues dos Santos, derrapou, falou de investimento estrangeiro e acabou sem dizer se é contra ou a favor. Para esse despiste o motivo poderá ser outro – atacar os Vistos Gold colocaria ainda mais longe da campanha do CDS o seu ideólogo, Paulo Portas.

Vítor Matos
Chicão 5 – Catarina 6

A chave de leitura do debate estava guardada para o fim. Foi quando, delicadamente, com o seu ar seráfico, garroteada por um extraordinário autocontrolo, Catarina Martins acusou Francisco Rodrigues dos Santos de cobardia, ao registar que o líder do CDS perante a coordenadora do BE “não levantou” as questões que levanta em campanha. Chicão ainda lhe atirou um “Papa Francisco… Louçã”, e Catarina ignorou. Falou em “guia Michelin” para salas de chuto, e de crianças de 10 anos em iniciativas para legalizar a canábis. Não resultou, ao ir por ali a bloquista fê-lo parecer um garoto. “Está a fazer de Ventura?”, perguntou-lhe. E não engrenou na provocação. E aqui Chicão perdeu.

Até ali tinha sido um confronto civilizado sobre duas visões diferentes, sobretudo sobre economia, com a líder do BE a tentar justificar as “desprivatizações” e o popular a procurar convencer-nos de que a nossa vida seria melhor com transportes privados. Mas o mundo de diferenças entre ambos acima de tudo cultural. Já se percebeu que o líder do CDS estuda a atitude a ter em relação a cada adversário e não deixa de ser interessante assinalar o “respeitinho” com que compareceu perante Catarina Martins. As diferenças entre ambos sobre os caminho dos país não são surpreendentes e talvez por isso não se desgastaram em excesso. Mas, apesar das posições claramente de esquerda, Catarina não citou nenhum livro vermelho nos debates e Francisco cita aí pela terceira vez Ronald Reagan. “Um esquadrão de cavalaria à desfilada” na cabeça dele não esbarra em frases de mais ninguém?

João Silvestre
Catarina Martins 6 – Francisco Rodrigues dos Santos 5 

Catarina Martins e Francisco Rodrigues dos Santos são como água e azeite. Discordam em praticamente tudo: na imigração, nos vistos gold, na fiscalidade (em geral) ou no papel do Estado na economia. Com alguns raros pontos de contacto, como o fim do adicional do ISP que foi criado quando o petróleo estava barato e, como frequentemente acontece nos impostos, nunca mais desapareceu. Ambos falaram para os seus eleitorados – e foram eficazes nisso – e tentaram desacreditar as propostas do  adversário. Rodrigues dos Santos esteve bem ao tentar colar o Bloco a extrema esquerda com o seu modelo “que não resultou em lado nenhum”, embora, no limite, possa estar a ajudar a convencer eleitores a votar PS. António Costa agradece. Foi mais certeiro na preocupação com a necessidade de fazer a economia crescer. E, tirando o “guia Michelin das salas de chuto” mesmo no final, manteve-se moderado e longe de temas mais a direita a que recorreu noutros debates. O que pode ajudar a desviar para o CDS potenciais votantes no PSD. António Costa agradece novamente. Catarina Martins esteve melhor nos vistos gold, na TAP (onde defendeu a lógica da intervenção mas levantou dúvidas sobre plano e até recordou a SATA) e na venda da EDP ao Estado chinês. Não conseguiu defender devidamente as opções fiscais do Bloco e não esclareceu onde terminaria – nem com que consequências – a onda de “desprivatizações” que prevê no seu programa. Não foi dos melhores nem dos mais animados debates destas legislativas.

David Dinis
Catarina Martins 6 – Francisco Rodrigues dos Santos 5

O primeiro tiro bem dado foi de Catarina Martins, recuperando o brinde de Paulo Portas à compra de empresas portuguesas pelo Estado chinês. Depois Chicão, pondo em espelho a abertura do Bloco à imigração, mas a crítica cerrada a quem investe em Portugal (pena é que tenha feito ricochete, pela reserva do CDS na lei da imigração). Mas Catarina voltou à carga, para mostrar a Chicão como criticar o dinheiro posto na TAP esbarra com o que apoio do Governo dos Açores (onde o CDS tem vice-presidência) à SATA – pena é que não tenha conseguido explicar que solução teria para a TAP.

Este teria tudo para não ser um debate com história. Mas o líder do CDS decidiu acabá-lo com uma tirada de mau gosto sobre um suposto “Guia Michelin para a criação de salas de chuto” que viu no programa do Bloco e que acha que leva a um disparo no consumo de drogas. Teve a resposta merecida. E assim se desfez o empate.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve Cultura

Castelo de Silves encerra mais cedo às quintas-feiras de julho devido ao Sunset Secrets

12:44 26 Junho, 2026 12:59 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets leva ao encerramento antecipado do Castelo de Silves em cinco quintas-feiras de julho

Cultura Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Economia Europe Direct Algarve

Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais

17:20 26 Junho, 2026 17:36 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas ao novo aviso do Algarve 2030 podem ser submetidas no Balcão dos Fundos até 15 de janeiro de 2027

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve, Cultura

Castelo de Silves encerra mais cedo às quintas-feiras de julho devido ao Sunset Secrets

12:44 26 Junho, 2026 12:59 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets leva ao encerramento antecipado do Castelo de Silves em cinco quintas-feiras de julho

Cultura, Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais

17:20 26 Junho, 2026 17:36 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas ao novo aviso do Algarve 2030 podem ser submetidas no Balcão dos Fundos até 15 de janeiro de 2027

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Últimas Notícias

  • Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira
    Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira
  • Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco
    Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco
  • Trabalhadores a tempo parcial podem ser obrigados a fazer horas extra? Eis o que diz a lei em Portugal
    Trabalhadores a tempo parcial podem ser obrigados a fazer horas extra? Eis o que diz a lei em Portugal
  • Vitor Guerreiro e Ulisses Brito entram na Galeria dos Presidentes do Município de São Brás
    Vitor Guerreiro e Ulisses Brito entram na Galeria dos Presidentes do Município de São Brás
  • Sindicato dos professores pede ajuda a 23 deputados após 16 acórdãos favoráveis do Constitucional
    Sindicato dos professores pede ajuda a 23 deputados após 16 acórdãos favoráveis do Constitucional

Opinião

  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
  • Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
    Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal