Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Legislativas 2022, Política

Catarina vs Chicão. Quando um democrata-cristão vai pela sala de chuto, perde a moral (14JAN: notas e análises dos comentadores Expresso)

Debate morno quase até ao fim. Mas houve um momento do debate que ditou uma derrota – e uma vitória. Saiba qual, pelas notas e comentários.

12:04 15 Janeiro, 2022 12:05 15 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Debate entre pólos políticos, opondo a líder do BE e o presidente do CDS. Houve tempo para alguns argumentos surpresa, mas com um momento decisivo. Veja as notas, siga os comentários

Eunice Lourenço
Catarina Martins 5 – Francisco Rodrigues dos Santos 5

À hora a que bares e discotecas voltavam a abrir em todo o país, Catarina Martins e Francisco Rodrigues dos Santos começaram o penúltimo debate a dois desta maratona. Notoriamente, não lhe apetecia estar ali, fosse porque estarem cansados de debates, fosse por não terem nada para ouvir um do outro. 

Como é natural divergiram em tudo, das privatizações à saúde, da TAP aos vistos gold, dos impostos às políticas de rendimentos. Ambos são líderes aguerridos, com olhos como luzeiros e esperava um debate mais animado. Espero que, no fim, tenham ido beber um copo para descontrair.

Filipe Garcia
Catarina Martins 6 – Francisco Rodrigues dos Santos 5

Francisco Rodrigues dos Santos é dados a excessos. Por mais que se controle, por mais que a postura nos debates tenha sido refreada, o líder do CDS acaba, quase sempre, fora pé. Hoje, frente a Catarina Martins, começou a comparar as privatizações da Geringonça às do PREC e acabou a acusar o Bloco de Esquerda de querer “uma espécie de Guia de Michelin de salas de chuto”. Catarina Martins, a valer-se do quilómetros que já tem a mais em debates e campanhas políticas, respondeu com violência – “tática André Ventura” – mas nunca perdeu a compostura.

Com dois modelos económicos e sociais antagónicos, entre Bloco e CDS não haverá roubo de eleitorado, mas, mesmo num debate morno, ainda se viram uns bons golpes. Quando Rodrigues dos Santos lembrou o momento em que Catarina Martins citou Papa Francisco para, com outra citação, defender o apoio às empresas. Ou quando, contra as privatizações, a bloquista lembrou a conquista de Lisboa pela direita com a oferta de transportes públicos gratuitos no topo das promessas eleitorais. O maior momento de desconforto, chegaria logo depois. Quando o assunto chegou aos Vistos Gold, Catarina Martins lembrou que até a CES defende o seu fim. Rodrigues dos Santos, derrapou, falou de investimento estrangeiro e acabou sem dizer se é contra ou a favor. Para esse despiste o motivo poderá ser outro – atacar os Vistos Gold colocaria ainda mais longe da campanha do CDS o seu ideólogo, Paulo Portas.

Vítor Matos
Chicão 5 – Catarina 6

A chave de leitura do debate estava guardada para o fim. Foi quando, delicadamente, com o seu ar seráfico, garroteada por um extraordinário autocontrolo, Catarina Martins acusou Francisco Rodrigues dos Santos de cobardia, ao registar que o líder do CDS perante a coordenadora do BE “não levantou” as questões que levanta em campanha. Chicão ainda lhe atirou um “Papa Francisco… Louçã”, e Catarina ignorou. Falou em “guia Michelin” para salas de chuto, e de crianças de 10 anos em iniciativas para legalizar a canábis. Não resultou, ao ir por ali a bloquista fê-lo parecer um garoto. “Está a fazer de Ventura?”, perguntou-lhe. E não engrenou na provocação. E aqui Chicão perdeu.

Até ali tinha sido um confronto civilizado sobre duas visões diferentes, sobretudo sobre economia, com a líder do BE a tentar justificar as “desprivatizações” e o popular a procurar convencer-nos de que a nossa vida seria melhor com transportes privados. Mas o mundo de diferenças entre ambos acima de tudo cultural. Já se percebeu que o líder do CDS estuda a atitude a ter em relação a cada adversário e não deixa de ser interessante assinalar o “respeitinho” com que compareceu perante Catarina Martins. As diferenças entre ambos sobre os caminho dos país não são surpreendentes e talvez por isso não se desgastaram em excesso. Mas, apesar das posições claramente de esquerda, Catarina não citou nenhum livro vermelho nos debates e Francisco cita aí pela terceira vez Ronald Reagan. “Um esquadrão de cavalaria à desfilada” na cabeça dele não esbarra em frases de mais ninguém?

João Silvestre
Catarina Martins 6 – Francisco Rodrigues dos Santos 5 

Catarina Martins e Francisco Rodrigues dos Santos são como água e azeite. Discordam em praticamente tudo: na imigração, nos vistos gold, na fiscalidade (em geral) ou no papel do Estado na economia. Com alguns raros pontos de contacto, como o fim do adicional do ISP que foi criado quando o petróleo estava barato e, como frequentemente acontece nos impostos, nunca mais desapareceu. Ambos falaram para os seus eleitorados – e foram eficazes nisso – e tentaram desacreditar as propostas do  adversário. Rodrigues dos Santos esteve bem ao tentar colar o Bloco a extrema esquerda com o seu modelo “que não resultou em lado nenhum”, embora, no limite, possa estar a ajudar a convencer eleitores a votar PS. António Costa agradece. Foi mais certeiro na preocupação com a necessidade de fazer a economia crescer. E, tirando o “guia Michelin das salas de chuto” mesmo no final, manteve-se moderado e longe de temas mais a direita a que recorreu noutros debates. O que pode ajudar a desviar para o CDS potenciais votantes no PSD. António Costa agradece novamente. Catarina Martins esteve melhor nos vistos gold, na TAP (onde defendeu a lógica da intervenção mas levantou dúvidas sobre plano e até recordou a SATA) e na venda da EDP ao Estado chinês. Não conseguiu defender devidamente as opções fiscais do Bloco e não esclareceu onde terminaria – nem com que consequências – a onda de “desprivatizações” que prevê no seu programa. Não foi dos melhores nem dos mais animados debates destas legislativas.

David Dinis
Catarina Martins 6 – Francisco Rodrigues dos Santos 5

O primeiro tiro bem dado foi de Catarina Martins, recuperando o brinde de Paulo Portas à compra de empresas portuguesas pelo Estado chinês. Depois Chicão, pondo em espelho a abertura do Bloco à imigração, mas a crítica cerrada a quem investe em Portugal (pena é que tenha feito ricochete, pela reserva do CDS na lei da imigração). Mas Catarina voltou à carga, para mostrar a Chicão como criticar o dinheiro posto na TAP esbarra com o que apoio do Governo dos Açores (onde o CDS tem vice-presidência) à SATA – pena é que não tenha conseguido explicar que solução teria para a TAP.

Este teria tudo para não ser um debate com história. Mas o líder do CDS decidiu acabá-lo com uma tirada de mau gosto sobre um suposto “Guia Michelin para a criação de salas de chuto” que viu no programa do Bloco e que acha que leva a um disparo no consumo de drogas. Teve a resposta merecida. E assim se desfez o empate.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Pessoa a mexer nos disjuntores de um quadro elétrico. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 16 Maio, 2026 08:25 16 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para várias zonas do país

Passadiços de Altura.
Algarve Vida & Lazer

Vem aí um novo passadiço para o Algarve e a primeira pedra está lançada: conheça a data de conclusão da obra e a localização do projeto

11:40 16 Maio, 2026 10:54 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Nova ligação pedonal entre duas praias do Sotavento está a ganhar forma no Algarve e a obra vai ficar concluída ainda este verão

Idoso numa casa de repouso. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensão de viuvez em 2026: entenda por que nem todos têm direito e se pode ser o seu caso

12:40 16 Maio, 2026 12:16 16 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos têm acesso a este apoio da Segurança Social. Há regras, limites de rendimentos e situações que podem levar à recusa em 2026

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Cais da ilha da Armona.
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis não se ‘calam’: esta ilha no Algarve pode perder o secretismo depois de ‘nuestros hermanos’ a apontarem como tendência de verão

16:30 16 Maio, 2026 16:28 14 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Ilha no Algarve está a ser apontada pela imprensa espanhola como uma das tendências do verão de 2026 devido às praias tranquilas

Bicicleta branca na beira da estrada. Crédito: Foto AI
Auto

Viu uma bicicleta pintada de branco na beira da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

16:00 16 Maio, 2026 12:32 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Uma bicicleta pintada de branco na beira da estrada tem um significado simbólico nos Estados Unidos e alerta para vários perigos

Garfos espetados em vasos. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu garfos espetados em vasos? Saiba para que servem e como podem ajudar a evitar um problema comum

18:20 16 Maio, 2026 13:21 16 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Ver garfos espetados em vasos pode não ser apenas uma opção invulgar e há uma explicação simples que muitos desconhecem

Medir a cintura. Crédito: Magnific
Saúde

Quer perder gordura? Esta rotina de 90 segundos está a chamar a atenção de especialistas e começa logo de manhã

14:30 16 Maio, 2026 13:09 16 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Um estudo recente revela como um hábito simples de manhã pode ajudar a perder gordura de forma simples

Algarve Cultura

Dia Internacional dos Museus celebrado com concertos em Sagres

11:00 16 Maio, 2026 16:27 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, formação e iniciativas culturais marcam programação da Fortaleza de Sagres durante o mês de maio

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 20:23 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 20:25 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Juiz com martelo no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Nacional

‘David vence Golias’: marca familiar portuguesa vence disputa ‘improvável’ em tribunal contra gigante do luxo

22:20 16 Maio, 2026 13:33 16 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Um negócio português de pequena dimensão viu-se envolvido num confronto jurídico em tribunal com uma marca gigante do luxo

Pessoa a mexer nos disjuntores de um quadro elétrico. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 16 Maio, 2026 08:25 16 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para várias zonas do país

Passadiços de Altura.
Algarve, Vida & Lazer

Vem aí um novo passadiço para o Algarve e a primeira pedra está lançada: conheça a data de conclusão da obra e a localização do projeto

11:40 16 Maio, 2026 10:54 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Nova ligação pedonal entre duas praias do Sotavento está a ganhar forma no Algarve e a obra vai ficar concluída ainda este verão

Idoso numa casa de repouso. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensão de viuvez em 2026: entenda por que nem todos têm direito e se pode ser o seu caso

12:40 16 Maio, 2026 12:16 16 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos têm acesso a este apoio da Segurança Social. Há regras, limites de rendimentos e situações que podem levar à recusa em 2026

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Cais da ilha da Armona.
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis não se ‘calam’: esta ilha no Algarve pode perder o secretismo depois de ‘nuestros hermanos’ a apontarem como tendência de verão

16:30 16 Maio, 2026 16:28 14 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Ilha no Algarve está a ser apontada pela imprensa espanhola como uma das tendências do verão de 2026 devido às praias tranquilas

Bicicleta branca na beira da estrada. Crédito: Foto AI
Auto

Viu uma bicicleta pintada de branco na beira da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

16:00 16 Maio, 2026 12:32 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Uma bicicleta pintada de branco na beira da estrada tem um significado simbólico nos Estados Unidos e alerta para vários perigos

Garfos espetados em vasos. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu garfos espetados em vasos? Saiba para que servem e como podem ajudar a evitar um problema comum

18:20 16 Maio, 2026 13:21 16 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Ver garfos espetados em vasos pode não ser apenas uma opção invulgar e há uma explicação simples que muitos desconhecem

Medir a cintura. Crédito: Magnific
Saúde

Quer perder gordura? Esta rotina de 90 segundos está a chamar a atenção de especialistas e começa logo de manhã

14:30 16 Maio, 2026 13:09 16 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Um estudo recente revela como um hábito simples de manhã pode ajudar a perder gordura de forma simples

Algarve, Cultura

Dia Internacional dos Museus celebrado com concertos em Sagres

11:00 16 Maio, 2026 16:27 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, formação e iniciativas culturais marcam programação da Fortaleza de Sagres durante o mês de maio

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 20:23 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 20:25 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Juiz com martelo no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

‘David vence Golias’: marca familiar portuguesa vence disputa ‘improvável’ em tribunal contra gigante do luxo

22:20 16 Maio, 2026 13:33 16 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Um negócio português de pequena dimensão viu-se envolvido num confronto jurídico em tribunal com uma marca gigante do luxo

Últimas Notícias

  • ‘David vence Golias’: marca familiar portuguesa vence disputa ‘improvável’ em tribunal contra gigante do luxo
    ‘David vence Golias’: marca familiar portuguesa vence disputa ‘improvável’ em tribunal contra gigante do luxo
  • Esta ponte já foi considerada uma das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e paisagem digna de postal
    Esta ponte já foi considerada uma das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e paisagem digna de postal
  • Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para os condutores
    Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para os condutores
  • Ponte internacional mais pequena do mundo liga Portugal a Espanha e ali só se passa a pé ou de bicicleta: conheça a localização
    Ponte internacional mais pequena do mundo liga Portugal a Espanha e ali só se passa a pé ou de bicicleta: conheça a localização
  • Quanto tempo aguenta o peixe de bandeja no congelador? Mercadona dá a resposta
    Quanto tempo aguenta o peixe de bandeja no congelador? Mercadona dá a resposta
  • Já viu garfos espetados em vasos? Saiba para que servem e como podem ajudar a evitar um problema comum
    Já viu garfos espetados em vasos? Saiba para que servem e como podem ajudar a evitar um problema comum

Opinião

  • Já olhou para as costas do seu filho hoje? | Por Nuno Alegrete
    Já olhou para as costas do seu filho hoje? | Por Nuno Alegrete
  • Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
    Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
  • Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
    Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
    Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
  • MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
    MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal