A coligação candidata aos órgãos autárquicos “Unidos por Faro” (PSD, CDS-PP, IL, MPT e PPM) anunciou que Virgínia Alpestana é a candidata à presidência da Junta de Freguesia de Montenegro nas eleições autárquicas marcadas para o dia 26 de setembro.
Virgínia Alpestana é professora aposentada e ocupou diversos cargos de relevância distrital, designadamente o de diretora regional do Instituto Português da Juventude.
Desde 2009 encontra-se ao serviço dos seus fregueses em Montenegro, integrando o executivo da Junta. Desde então o seu trabalho tem-se feito notar, recorrendo à “autenticidade, cooperação e empenho para tornar mais fácil a vida das pessoas que vivem na freguesia do Montenegro ou aqui trabalham”, como a própria reconhece.
Em 2020 Virgínia Alpestana assumiu a presidência da Junta de Freguesia e a proximidade com os fregueses continuou a ser tónica do seu contributo. A atual presidente gosta de trabalhar em equipa e de conhecer os problemas de perto, sobretudo num tempo em que as famílias passam por dificuldades. A prioridade é, assegura, “ajudar quem precisa e se criarmos sinergias com aqueles que nos rodeiam, é mais fácil resolvermos os problemas da comunidade, e todos contam”.
A candidata reside na freguesia há 21 anos, “dispõe de prestígio distrital e goza de larga simpatia local”, afirma a coligação. Segundo a autarca, “as pessoas contam comigo, com a minha disponibilidade para ouvir e dar resposta aos seus problemas, com a minha persistência, com uma palavra de conforto e com o abraço que, nos últimos tempos, foi interrompido por uma pandemia inesperada”.
O presidente da Câmara e recandidato pela coligação a um terceiro mandato na autarquia farense, Rogério Bacalhau, assinala os méritos desta escolha, exaltando as qualidades humanas e profissionais de Virgínia Alpestana: “Tem sido uma autarca de excelência e uma pessoa que sabe decidir com bom senso. Tem um forte pendor humanista e, ao mesmo tempo, conhece de perto os problemas da freguesia”. Para o Presidente da Câmara, esta candidatura é, pois, “uma garantia de futuro para esta freguesia tão especial e promissora”.