A Câmara Municipal de Faro anunciou ontem, terça-feira, dia 4 de Setembro, em comunicado, que em 15 de Setembro de 2019, irá denunciar o contrato de comodato com a Associação de Utentes e Amigos do Parque de Campismo da Praia de Faro (AUAPCPF).
Este foi um passo aprovado por unanimidade, no dia 3 de Setembro, em reunião de Câmara, que abrirá caminho para a saída das pessoas que utilizam o espaço, bem como para a requalificação do equipamento. O objectivo é reabrir posteriormente, em pleno, como parque de campismo.
Em comunicado pode ler-se ainda que: “foi também lançado na plataforma electrónica de aquisições do Estado o procedimento concursal para escolha da empresa que realizará a empreitada de edificação de um parque de campismo na Praia de Faro, estimando-se que o referido concurso leve um ano até estar concluído e se iniciem os trabalhos”.
Recorde-se que a autarquia cedeu à AUAPCPF, em 2010, o usufruto do espaço onde funcionou, em tempos, o antigo parque de campismo da Praia de Faro e que fora encerrado, em Junho de 2003, por despacho do Presidente da Autarquia na altura, José Vitorino.
“O referido comodato permitia a utilização deste espaço, em exclusividade, pelos associados da AUAPCPF até 31 de Dezembro de 2010, sendo renovável automaticamente por períodos de 60 dias”, explica o comunicado.
Ainda segundo o mesmo: “A aprovação pela unanimidade dos vereadores da proposta do Presidente da Câmara Municipal é de importância capital e vai ao encontro dos anseios da população, que há muito se vinha manifestando favorável à recuperação deste espaço para utilização pública, de livre acesso e gerido como empreendimento dentro dos padrões legalmente exigíveis a equipamentos desta natureza. Para a autarquia este constitui um passo fundamental para o desenvolvimento económico e para a afirmação turística da praia e do Concelho de Faro”.
O projecto abrange 200 lotes para tendas e 24 para autocaravanas.
(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)