No primeiro discurso enquanto presidente reeleito da Câmara de Olhão, António Miguel Pina afirma ser uma honra esta “renovação do voto de confiança que depositaram na equipa que lidero e no Partido Socialista para que conduzíssemos por mais quatro anos os destinos do concelho”.
O autarca acrescenta que “para nós, maioria absoluta significa responsabilidade absoluta” e por isso garante que este mandato se vai pautar pela continuidade “porque iremos orientar a nossa actuação pelos mesmos valores de desenvolvimento, solidariedade e transparência que presidiram os últimos quatro anos”, mas também pela mudança “porque iremos cumprir os cinco eixos do nosso programa eleitoral e as 40 medidas preconizadas que irão transformaram o nosso concelho”.
António Miguel Pina quer “um concelho democrático, dos cidadãos e para os cidadãos; um concelho pluralista, de todos e enriquecido com a diversidade de cada um; um concelho solidário, que promova a igualdade de oportunidades e inclua os excluídos; e um concelho de liberdade, que estimule a criação, a iniciativa e a realização pessoal”.
António Cabrita é o novo presidente da Assembleia Municipal
Foi na passada segunda-feira, 23 de Outubro, que os órgãos municipais de Olhão tomaram posse numa cerimónia onde o PS apresentou uma lista para a Mesa da Assembleia Municipal composta por António Cabrita, para presidente, Alberto Mestre, para 1º secretário, e Domitília Matias, para 2ª secretária. A lista foi aprovada com 14 votos a favor e 11 votos em branco.
O novo presidente da Assembleia Municipal referiu-se à campanha eleitoral afirmando que,“apesar de conturbada e com lamentáveis episódios nunca antes verificados, terminou com os olhanenses a ditarem que o município fosse gerido por uma Câmara e Assembleia Municipais de maioria absoluta. Por muito que possa desagradar a alguns, há que respeitar a decisão dos olhanenses”.
De olhos postos nos próximos quatro anos, António Cabrita reforçou os compromissos que serão a tónica do seu mandato: “procurar aglutinar as diferentes sensibilidades; encetar e promover o diálogo; reunir o consenso e agilizar actuações e procedimentos, conferindo maior operacionalidade à Assembleia Municipal; e tudo fazer para que sejam publicamente escrutinadas as suas deliberações e os seus actos”.
António Miguel Pina foi reeleito presidente da Câmara de Olhão até 2021
No passado dia 1 de Outubro, o escrutínio ditou a vitória do PS com maioria absoluta e António Miguel Pina foi reeleito como presidente da Câmara de Olhão para um novo mandato de quatro anos que se prolonga até 2021.
A Assembleia Municipal é agora composta por 11 membros do PS, seis membros da coligação PSD-PP-MPT-PPM, dois membros do Bloco de Esquerda e dois membros do PCP-PEV, para além dos quatro presidentes das Juntas de Freguesia, membros por inerência deste órgão.
O novo elenco governativo municipal é composto por António Miguel Pina, Gracinda Rendeiro, Carlos Martins, António Camacho e Elsa Parreira, do PS, Luciano Jesus e Daniel Santana, da coligação PSD-PP-MPT-PPM.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)