Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Ciência, Edição Papel, Nacional, Saúde

Peixes “tomam” Prozac no barlavento e Brufen no lado nordeste do Algarve

A única especialista portuguesa no grupo dos 25 peritos da ONU que estão a elaborar uma avaliação global do estado dos oceanos, alerta que “estamos a lançar para o mar imensas toneladas de medicamentos através das Estações de Tratamento de Águas Residuais”

12:51 9 Outubro, 2021 20:00 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Centro de Investigação das Ciências do Mar (CIMA) no Algarve descobriu, através da análise das águas, que os peixes andam a tomar, indirectamente, vários medicamentos.

O alerta é deixado por Maria João Bebiano, diretora do CIMA da Universidade do Algarve, em entrevista ao jornal Público.

Segundo a cientista, os compostos químicos de alguns medicamentos “são mais graves do que os plásticos” e a acumulação destes resíduos nas águas “pode dar origem a uma mistura de tal modo explosiva, que não conhecemos ainda o seu efeito” na vida dos animais e das pessoas.

A única especialista portuguesa no grupo dos 25 peritos da ONU que estão a elaborar uma avaliação global do estado dos oceanos, alerta que “estamos a lançar para o mar imensas toneladas de medicamentos através das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR)”.

A partir de análises às águas do mar, os investigadores do CIMA conseguiram traçar um “perfil” do consumo de medicamentos da população algarvia. “Se pegar numa água de Portimão, encontro Prozac [ministrado para a depressão e ansiedade]”, refere Maria João Bebiano. “No Guadiana, prevalece o Brufen [remédio para as dores frequentemente utilizado por uma população idosa]”, acrescenta.

Os compostos químicos dos anticancerígenos e outros remédios, prossegue, “são mais graves do que os plásticos”. Por conseguinte, o acumular de situações desreguladas “pode dar origem a uma mistura de tal modo explosiva que não conhecemos ainda o seu efeito”.


O grande inimigo da amêijoa e da ostra


As amêijoas e ostras do Algarve têm fama de qualidade, no país e no estrangeiro, “mas podiam ser muito melhores”. A professora catedrática Maria João Bebiano critica o facto de a nova ETAR de Faro e Olhão continuar a descarregar para a Ria Formosa — a maior maternidade da criação de amêijoas e ostras. “É uma ilusão pensar-se que os efluentes são tratados na totalidade”, sublinha.

Nos últimos três anos foram gastos cerca de 44 milhões de euros na Estação da Companhia (Portimão) e na substituição da ETAR de Faro (nascente) e Olhão (poente). O mau cheiro dos esgotos esbateu-se, mas há outros perigos ocultos. “A água pode sair transparente, mas está contaminada.” Não será por acaso, observa, que a produtividade do oceano está a diminuir. “Se queremos que o mar seja a economia azul”, diz, “temos de investir fortemente em tratamentos eficientes”, alerta a cientista ao jornal Público, que relembra igualmente que os resultados das análises aos microplásticos são assustadores”.

A região de Sagres, diz, é a que se encontra em situação mais crítica, no Algarve. “As amostras revelam uma situação explosiva, no futuro”, garante. A contribuir para a degradação do meio aquático estão os microplásticos acumulados no fundo do mar durante décadas, que chegam à superfície por efeito das correntes do Mediterrâneo — o mar mais poluído do mundo. A passagem dos petroleiros, na auto-estrada marítima ao largo do Cabo de São Vicente, é outro motivo de preocupação.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Tribunal ‘trava’ o Fisco no IUC: afinal, quem paga quando o carro já foi vendido?

13:30 3 Junho, 2026 12:53 3 Junho, 2026 | João Luís

Uma decisão do Supremo Tribunal Administrativo muda a leitura sobre o IUC quando há prova de que o veículo já tinha sido vendido

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Praia da Rocha, Portimão.
Algarve

Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?

19:35 3 Junho, 2026 19:36 3 Junho, 2026 | João Luís

Praia muito conhecida do Algarve tem obra suspensa no arranque da época balnear, depois de não ter ficado concluída dentro do prazo previsto

Algarve Cultura

São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados

18:50 3 Junho, 2026 18:50 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“Acreditamos em Ti” será exibido a 8 de junho no São Brás Cineteatro Jaime Pinto, em mais uma sessão da Cinemalua

Reformado com calculadora.
Economia Nacional

Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026

20:20 3 Junho, 2026 19:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Idade da reforma em Portugal depende da carreira contributiva e pode mudar quando há mais de 40 anos de descontos

Cultura Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Operação STOP. Crédito: Lusa
Auto Nacional

A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada

20:20 2 Junho, 2026 16:55 2 Junho, 2026 | João Luís

Conduzir pela direita mais depressa do que os carros que seguem à esquerda é comum nas autoestradas, mas pode dar multa

Cultura Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Opinião

A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão

10:05 3 Junho, 2026 10:08 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O comentador genuíno é hoje uma espécie em vias de extinção. É aquele que hesita quando deve hesitar, que admite dúvidas, que reconhece limites"

Algarve Economia Gastronomia

Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica

18:27 3 Junho, 2026 18:30 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova unidade da Portugália abre portas no Tavira Plaza e reforça a oferta gastronómica do centro comercial

Restaurante Faz Figura, em Santa Apolónia.
Economia Gastronomia Nacional

Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez

18:01 3 Junho, 2026 17:04 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Um restaurante histórico de Lisboa lançou uma campanha de financiamento para evitar o encerramento definitivo

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Tribunal ‘trava’ o Fisco no IUC: afinal, quem paga quando o carro já foi vendido?

13:30 3 Junho, 2026 12:53 3 Junho, 2026 | João Luís

Uma decisão do Supremo Tribunal Administrativo muda a leitura sobre o IUC quando há prova de que o veículo já tinha sido vendido

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Praia da Rocha, Portimão.
Algarve

Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?

19:35 3 Junho, 2026 19:36 3 Junho, 2026 | João Luís

Praia muito conhecida do Algarve tem obra suspensa no arranque da época balnear, depois de não ter ficado concluída dentro do prazo previsto

Algarve, Cultura

São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados

18:50 3 Junho, 2026 18:50 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“Acreditamos em Ti” será exibido a 8 de junho no São Brás Cineteatro Jaime Pinto, em mais uma sessão da Cinemalua

Reformado com calculadora.
Economia, Nacional

Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026

20:20 3 Junho, 2026 19:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Idade da reforma em Portugal depende da carreira contributiva e pode mudar quando há mais de 40 anos de descontos

Cultura, Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo, Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Operação STOP. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada

20:20 2 Junho, 2026 16:55 2 Junho, 2026 | João Luís

Conduzir pela direita mais depressa do que os carros que seguem à esquerda é comum nas autoestradas, mas pode dar multa

Cultura, Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Opinião

A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão

10:05 3 Junho, 2026 10:08 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O comentador genuíno é hoje uma espécie em vias de extinção. É aquele que hesita quando deve hesitar, que admite dúvidas, que reconhece limites"

Algarve, Economia, Gastronomia

Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica

18:27 3 Junho, 2026 18:30 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova unidade da Portugália abre portas no Tavira Plaza e reforça a oferta gastronómica do centro comercial

Restaurante Faz Figura, em Santa Apolónia.
Economia, Gastronomia, Nacional

Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez

18:01 3 Junho, 2026 17:04 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Um restaurante histórico de Lisboa lançou uma campanha de financiamento para evitar o encerramento definitivo

Últimas Notícias

  • Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026
    Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026
  • Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?
    Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?
  • Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos
    Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos
  • São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados
    São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados
  • Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica
    Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica
  • Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez
    Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez

Opinião

  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
    Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
  • Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
    Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal