Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

A pandemia tem aumentado a “ligação” entre os artistas?

ARTES VISUAIS – Artigo de Saúl Neves de Jesus publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de fevereiro

10:46 4 Fevereiro, 2021 11:02 29 Novembro, 2024
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
SAÚL NEVES DE JESUS
Professor catedrático da Universidade do Algarve
Pós-doutorado em Artes Visuais
[email protected]
https://saul2017.wixsite.com/artes

Num artigo anterior salientámos que a pandemia tem sido uma experiência global, vivida por todos em todo o planeta, independentemente de sexo, raça ou religião. Esperemos que possa servir para nos unir e ajudar-nos a refletir sobre o que realmente é importante, bem como para desenvolvermos atitudes e comportamentos mais adequados para nós mesmos e para com os outros.

Efetivamente, foram muitas as manifestações de solidariedade, em particular no meio artístico, quer da sociedade para com os próprios artistas, que muito se têm ressentido do impacto da pandemia, nomeadamente em termos financeiros, quer dos artistas para a sociedade, nomeadamente com a realização de eventos solidários de música e com iniciativasque permitissem visitas online a museus de todo o mundo e a visualização virtual de obras de arte.

Mas entre os próprios artistas, a solidariedade e a “ligação” também parece ter aumentado. A realização de exposições coletivas pode ser um indicador disso mesmo.

Já no artigo ”Regresso ao futuro” nas artes visuais após o estado de emergência? havíamos feito referência à “Associação 289”, sediada em Faro e com fortes ligações às Artes Visuais da Universidade do Algarve, que organizou uma exposição em que participaram 57 artistas contemporâneos.

Mais recentemente foi inaugurada a exposição “Projecto MAP – Mapa de Artistas de Portugal (2010-20). Mapa ou Exposição”, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa.

O subtítulo “Mapa ou Exposição” remete para a forma como a exposição foi organizada, tendo esta resultado das “ligações” profissionais e/ou afetivas de artistas portugueses, desde 2009. Neste ano foi criada a “Associação Cultural Colectivo de Curadores”, sem fins lucrativos, a qual foi criada a partir do encontro de vários curadores que escolheram Lisboa como plataforma para a sua atividade, após diversas experiências internacionais. Esta Associação tem promovido o “ProjectoMaAP”, um projeto curatorial de mapeamento dos artistas plásticos ativos em Portugal e todos os seus eventos e exposições.

Cada artista convidado a pertencer ao Map – Mapa de Artistas de Portugal – deve sugerir dois nomes de artistas centrais no seu universo artístico e/ou pessoal, e é a partir desta nomeação direta de artista a artista que o mapa se desenvolve exponencialmente. É portanto um mapa de relações que se desenvolve perante o nosso olhar, em que os artistas se legitimam mutuamente. A equipa curatorial não interfere no processo de seleção.

Contando já com mais de 350 artistas que integram o mapa de arte contemporânea portuguesa, aolongo da última década, o “ProjectoMap” tornou-se uma das maiores plataformas online de iniciativa privada sobre artistas vivos que se apresenta em formato de base de dados através de um mapa interativo, oferecendo uma leitura diferenciada da geografia da criação contemporânea portuguesa.

Tudo começou em 2010 quando quatro curadores convidaram quatro artistas, dando início à geração embrionária do projeto. No mesmo ano, cada artista convida outros dois artistas para integrar o mapa, e assim sucessivamente. Hoje o mapa conta com mais de 360 artistas, acentuando o seu carácter exponencial e hipoteticamente infinito.

O “ProjectoMAP” ancora as suas raízes na exposição “Freunde—Friends —Fründ”, realizada no ano de 1969 nas “Kunsthallen de Berna e Düsseldorf”. Esta exposição foi fruto da amizade dos quatro artistas Daniel Spoerri, André Thomkins, Karl Gerstner e Dieter Roth, em colaboração com os curadores Harald Szeemann e Karl Ruhrberg. Estes convocaram os amigos de cada artista e os amigos dos amigos, propondo apresentar o universo pessoal de cada um. Nesta exposição acabariam por participar, ao lado dos quatro artistas iniciais e dos seus amigos, artistas como Joseph Beuys, Christo e Marcel Duchamp, reunindo mais de 400 obras de cerca de 50 participantes. Foi esta a exposição histórica de 1969 que se tornou fonte de inspiração fundamental, mais de quatro décadas depois, para a criação da metodologia curatorial do “ProjectoMAP”.

A exposição no Museu Coleção Berardo marca os 10 anos de história do “ProjectoMAP”, um projeto que é também uma leitura do panorama artístico português da última década, um “mapa” de relações, afinidades e cruzamentos entre práticas, discursos que influenciam a leitura da produção artística contemporânea. A componente reflexiva também está presente, sendo ao longo da exposição colocadas questões que remetem para a reflexão de quem visita a exposição. De entre as questões colocadas, contam-se as seguintes: “O que querias ser quando eras novo?”; “Quem são as pessoas que mais te influenciaram?”; “O que te interessa nos tempos de hoje?”.

Esta exposição pode ser visitada até 10 de janeiro 2021, sendo as visitas limitadas a 8 pessoas de cada vez e orientadas pelas curadoras Alda Galsterer e Verónica de Mello. O Museu Coleção Berardo está certificado com o selo «Clean & Safe» do Turismo de Portugal e com o selo «Safe Travels» do World Travel & Tourism Council, cujos requisitos pretendem garantir ao visitante uma experiência em total segurança.

Entretanto, com o novo estado de emergência, as atividades culturais voltaram a ficar suspensas. Esperemos que num futuro próximo a “ligação” entre os artistas continue forte e solidária, mas que também possa aumentar a “ligação” entre os artistas e o público, para beneficio de ambos, porque os artistas precisam do público, mas as pessoas também precisam de arte e cultura.

Portagem.
Economia Nacional

Portagens podem subir 3,82% a partir de 1 de janeiro de 2027: o que está previsto para a A22?

08:30 31 Outubro, 2026 14:36 30 Outubro, 2026

A inflação de outubro aponta para uma subida de 3,82% nas portagens. As propostas de preços para 2027 devem ser apresentadas até 15 de novembro

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Cultura Economia

Feira de São Martinho regressa a Portimão com dez dias de diversão e tradição

10:00 31 Outubro, 2026 10:30 27 Outubro, 2026

Portimão recebe a 363.ª edição da Feira de São Martinho, com diversão, gastronomia, carrosséis e preços especiais para jovens e famílias

Caixa Geral de Aposentações. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Corte de 51 euros na pensão da CGA leva António Monteiro, reformado de 65 anos, a ponderar voltar a trabalhar

07:00 31 Outubro, 2026 16:17 30 Outubro, 2026

António Monteiro aposentou-se após mais de 46 anos de serviço. Uma redução de 51 euros na pensão leva-o a ponderar regressar ao trabalho

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-Redes vai cortar a luz durante até 6 horas este domingo: estes são os 7 concelhos afetados

17:40 30 Outubro, 2026 18:00 30 Outubro, 2026

A E-Redes tem cortes de eletricidade programados para domingo, 1 de novembro, em sete concelhos portugueses

Opinião Saúde

Hepatite C: é possível curar, mas é preciso diagnosticar | Por Francisco Silva

07:30 31 Outubro, 2026 19:44 27 Outubro, 2026

"Importa lembrar que a hepatite C não escolhe idade, classe social ou profissão e que, uma vez curada, a pessoa deixa de transmitir o vírus a outras"

Algarve Economia

Papel das mulheres na agricultura em destaque num encontro em Alte

09:00 31 Outubro, 2026 08:21 27 Outubro, 2026

Seminário marcado para 3 de dezembro pretende valorizar o trabalho das mulheres no setor agrícola e incentivar a igualdade de oportunidades

Algarve Cultura Mundo

Poesias do Mundo leva talento algarvio e internacional ao coração de Marrocos

08:00 31 Outubro, 2026 07:28 26 Outubro, 2026

Entre 3 e 8 de novembro, o projeto sediado em Loulé participa num encontro internacional que aproxima a poesia, o cinema e a literatura em Marrocos

Mulher a dormir.
Vida & Lazer

Dorme uma hora depois de almoço e acorda ainda mais cansado? Explicação pode estar na duração da sesta

07:40 31 Outubro, 2026 16:43 26 Outubro, 2026

Sesta longa pode provocar uma sensação de cansaço ao acordar: especialistas explicam qual a duração mais aconselhada para descansar

Economia Mundo Tech

Binance sofre ciberataque massivo e congela mais de 2 mil milhões de euros: Empresa garante que dinheiro dos clientes está seguro

17:10 30 Outubro, 2026 14:48 30 Outubro, 2026

A Binance confirmou ter sido alvo de um ciberataque de grandes dimensões e anunciou o congelamento de mais de 2,25 mil milhões de euros

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Tempo

Prepare-se para grandes amplitudes térmicas: fim de semana traz tardes quentes e noites frias a Portugal

16:00 30 Outubro, 2026 12:46 30 Outubro, 2026

Temperaturas vão continuar acima da média até segunda-feira, mas as noites serão frias e a chuva poderá regressar na próxima semana

Algarve Cultura

Fuzeta recebe Festival Blues na Ria com concertos gratuitos e artistas internacionais

13:00 30 Outubro, 2026 12:49 30 Outubro, 2026

Música ao vivo, oficinas e sessões de improvisação marcam a primeira edição do Festival Blues na Ria, que decorre em novembro, na Fuzeta

Ciência Cultura Europe Direct Algarve Gastronomia

Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias

07:45 29 Outubro, 2026 07:40 29 Outubro, 2026

Evento leva a ciência ao Jardim da Alameda e ao IPDJ, nos dias 30 e 31 de outubro, com dezenas de atividades gratuitas e mais de 30 parceiros

Abderrahim Fakir no chão. Crédito: DR
Europa

“Se ele morrer, vai ser bonito”: vídeo revela últimos momentos de homem imobilizado pela polícia em Itália

11:20 30 Outubro, 2026 11:41 30 Outubro, 2026

Abderrahim Fakir morreu durante uma intervenção policial em Bolonha. Imagens da câmara corporal registaram pedidos de ajuda e comentários dos agentes

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Escócia estuda criação de serviço de exportação cultural inspirado nos modelos europeus | Por João Palmeiro

07:30 30 Outubro, 2026 19:56 29 Outubro, 2026

Estudo encomendado pelo Governo escocês e pelo British Council propõe um serviço de exportação cultural inspirado em modelos europeus de sucesso

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Chuva permanece em Portugal até segunda-feira: esta será a região afetada

06:20 30 Outubro, 2026 16:00 29 Outubro, 2026

Segundo a Meteored, o fim de semana poderá trazer chuva irregular aos Açores, intercalada com períodos secos

Portagem.
Economia, Nacional

Portagens podem subir 3,82% a partir de 1 de janeiro de 2027: o que está previsto para a A22?

08:30 31 Outubro, 2026 14:36 30 Outubro, 2026

A inflação de outubro aponta para uma subida de 3,82% nas portagens. As propostas de preços para 2027 devem ser apresentadas até 15 de novembro

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Cultura, Economia

Feira de São Martinho regressa a Portimão com dez dias de diversão e tradição

10:00 31 Outubro, 2026 10:30 27 Outubro, 2026

Portimão recebe a 363.ª edição da Feira de São Martinho, com diversão, gastronomia, carrosséis e preços especiais para jovens e famílias

Caixa Geral de Aposentações. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Corte de 51 euros na pensão da CGA leva António Monteiro, reformado de 65 anos, a ponderar voltar a trabalhar

07:00 31 Outubro, 2026 16:17 30 Outubro, 2026

António Monteiro aposentou-se após mais de 46 anos de serviço. Uma redução de 51 euros na pensão leva-o a ponderar regressar ao trabalho

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-Redes vai cortar a luz durante até 6 horas este domingo: estes são os 7 concelhos afetados

17:40 30 Outubro, 2026 18:00 30 Outubro, 2026

A E-Redes tem cortes de eletricidade programados para domingo, 1 de novembro, em sete concelhos portugueses

Opinião, Saúde

Hepatite C: é possível curar, mas é preciso diagnosticar | Por Francisco Silva

07:30 31 Outubro, 2026 19:44 27 Outubro, 2026

"Importa lembrar que a hepatite C não escolhe idade, classe social ou profissão e que, uma vez curada, a pessoa deixa de transmitir o vírus a outras"

Algarve, Economia

Papel das mulheres na agricultura em destaque num encontro em Alte

09:00 31 Outubro, 2026 08:21 27 Outubro, 2026

Seminário marcado para 3 de dezembro pretende valorizar o trabalho das mulheres no setor agrícola e incentivar a igualdade de oportunidades

Algarve, Cultura, Mundo

Poesias do Mundo leva talento algarvio e internacional ao coração de Marrocos

08:00 31 Outubro, 2026 07:28 26 Outubro, 2026

Entre 3 e 8 de novembro, o projeto sediado em Loulé participa num encontro internacional que aproxima a poesia, o cinema e a literatura em Marrocos

Mulher a dormir.
Vida & Lazer

Dorme uma hora depois de almoço e acorda ainda mais cansado? Explicação pode estar na duração da sesta

07:40 31 Outubro, 2026 16:43 26 Outubro, 2026

Sesta longa pode provocar uma sensação de cansaço ao acordar: especialistas explicam qual a duração mais aconselhada para descansar

Economia, Mundo, Tech

Binance sofre ciberataque massivo e congela mais de 2 mil milhões de euros: Empresa garante que dinheiro dos clientes está seguro

17:10 30 Outubro, 2026 14:48 30 Outubro, 2026

A Binance confirmou ter sido alvo de um ciberataque de grandes dimensões e anunciou o congelamento de mais de 2,25 mil milhões de euros

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Tempo

Prepare-se para grandes amplitudes térmicas: fim de semana traz tardes quentes e noites frias a Portugal

16:00 30 Outubro, 2026 12:46 30 Outubro, 2026

Temperaturas vão continuar acima da média até segunda-feira, mas as noites serão frias e a chuva poderá regressar na próxima semana

Algarve, Cultura

Fuzeta recebe Festival Blues na Ria com concertos gratuitos e artistas internacionais

13:00 30 Outubro, 2026 12:49 30 Outubro, 2026

Música ao vivo, oficinas e sessões de improvisação marcam a primeira edição do Festival Blues na Ria, que decorre em novembro, na Fuzeta

Ciência, Cultura, Europe Direct Algarve, Gastronomia

Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias

07:45 29 Outubro, 2026 07:40 29 Outubro, 2026

Evento leva a ciência ao Jardim da Alameda e ao IPDJ, nos dias 30 e 31 de outubro, com dezenas de atividades gratuitas e mais de 30 parceiros

Abderrahim Fakir no chão. Crédito: DR
Europa

“Se ele morrer, vai ser bonito”: vídeo revela últimos momentos de homem imobilizado pela polícia em Itália

11:20 30 Outubro, 2026 11:41 30 Outubro, 2026

Abderrahim Fakir morreu durante uma intervenção policial em Bolonha. Imagens da câmara corporal registaram pedidos de ajuda e comentários dos agentes

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Escócia estuda criação de serviço de exportação cultural inspirado nos modelos europeus | Por João Palmeiro

07:30 30 Outubro, 2026 19:56 29 Outubro, 2026

Estudo encomendado pelo Governo escocês e pelo British Council propõe um serviço de exportação cultural inspirado em modelos europeus de sucesso

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Chuva permanece em Portugal até segunda-feira: esta será a região afetada

06:20 30 Outubro, 2026 16:00 29 Outubro, 2026

Segundo a Meteored, o fim de semana poderá trazer chuva irregular aos Açores, intercalada com períodos secos

Últimas Notícias

  • Feira de São Martinho regressa a Portimão com dez dias de diversão e tradição
    Feira de São Martinho regressa a Portimão com dez dias de diversão e tradição
  • Papel das mulheres na agricultura em destaque num encontro em Alte
    Papel das mulheres na agricultura em destaque num encontro em Alte
  • Portagens podem subir 3,82% a partir de 1 de janeiro de 2027: o que está previsto para a A22?
    Portagens podem subir 3,82% a partir de 1 de janeiro de 2027: o que está previsto para a A22?
  • Poesias do Mundo leva talento algarvio e internacional ao coração de Marrocos
    Poesias do Mundo leva talento algarvio e internacional ao coração de Marrocos
  • Dorme uma hora depois de almoço e acorda ainda mais cansado? Explicação pode estar na duração da sesta
    Dorme uma hora depois de almoço e acorda ainda mais cansado? Explicação pode estar na duração da sesta

Opinião

  • Hepatite C: é possível curar, mas é preciso diagnosticar | Por Francisco Silva
    Hepatite C: é possível curar, mas é preciso diagnosticar | Por Francisco Silva
  • Escócia estuda criação de serviço de exportação cultural inspirado nos modelos europeus | Por João Palmeiro
    Escócia estuda criação de serviço de exportação cultural inspirado nos modelos europeus | Por João Palmeiro
  • O Algarve não pode continuar a viver apenas do turismo | Por Bruno Castelão Santos
    O Algarve não pode continuar a viver apenas do turismo | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Nova taxa de 2 euros para compras fora da União Europeia entra em vigor já este domingo e acumula com outra de 3 euros
    Nova taxa de 2 euros para compras fora da União Europeia entra em vigor já este domingo e acumula com outra de 3 euros
  • Escócia estuda criação de serviço de exportação cultural inspirado nos modelos europeus | Por João Palmeiro
    Escócia estuda criação de serviço de exportação cultural inspirado nos modelos europeus | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal