Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Joachim Patinir | DR
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Descobrir as “descobertas” e a História pós-colonial | Por Jorge Queiroz

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de março

14:00 8 Março, 2024 10:35 7 Março, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quem durante o Estado Novo estudou e guarda manuais da escola primária, não pode deixar de sorrir ao reler as histórias da fundação e construção do Reino, míticas e personalistas, de heróis, santos e guerreiros. As “descobertas”, na concepção romântica, seriam resultado da visão de um Infante que em Sagres fez uma “escola náutica”…

Sagres foi sempre e até tempos recentes um lugar mítico, ventoso, situado frente a um mar de difícil navegação, finisterra desde a Antiguidade, descrita por Estrabão…

JORGE QUEIROZ
Sociólogo

No início da segunda dinastia surgiu uma fractura no interior da família dos Avis, entre as elites aristocráticas que desejavam privilégios e terras, e as elites urbanas mercantis, sobretudo de Lisboa e Porto, ligadas á construção naval e ao comércio marítimo.

Não foram apenas lutas de poder, mas acesos debates de filosofias cristãs e prioridades, custos humanos e tributações. Duas visões antagónicas, a conquista de territórios no norte de África permitiria o controlo do Estreito, da pirataria e das rotas comerciais subsaarianas, fundamentava-se no “cristianismo de cruzada”, outra defendendo o comércio através Atlântico, para sul e oriente, influenciada pelo espírito humanista do Renascimento.

A primeira opção tinha no Infante D. Henrique o principal mentor, com influência sobre o rei D. Duarte, seu irmão, de quem recebeu a responsabilidade da defesa de Ceuta. Teólogos criticavam as bulas papais que autorizavam o cruzadismo bélico. Na posição oposta a D. Henrique estavam os irmãos, o Infante D. Pedro das “Sete Partidas”, viajado escritor, autor da “Carta de Bruges” e o Infante D. João, Mestre da Ordem de Santigo.

A “carta de Bruges” de 1426, escrita da Flandres pelo Infante D. Pedro, é uma obra intemporal, reflexão progressista sobre o exercício do poder, expressa valores, normas e aconselha práticas para um informado e justo governo ao serviço da comunidade nacional.

O conflito evoluiu para a guerra civil fratricida que culminou com a morte em Alfarrobeira de D. Pedro, Duque de Coimbra, já então afastado da regência, caluniado pelos inimigos. D. João II, educado pela descendência feminina do Infante D. Pedro, enfrentou e submeteu as casas de Bragança e Viseu, concretizando o programa da expansão e Tordesilhas,

Porque D. Henrique, príncipe poderoso, decidiu viver no Algarve? Terá sido a consequência do desastre de Tanger, o rei e a corte nunca aceitaram a entrega de Ceuta negociada por D. Henrique sem poderes ou legitimidade para o fazer, deixando refém o irmão D. Fernando que morreu na prisão. O “Navegador” desobedeceu às instruções reais e dos militares, só a humilhação evitou o massacre do exército, ficou meses em Ceuta sem voltar ao Reino.

A expansão marítima não começou na dinastia de Avis. Importa conhecer a cartografia antiga com continentes assinalados, os traçados das rotas comerciais de Oriente, da Ásia e África para a Europa, os itinerários de comércio por centenas de portos do Mediterrâneo, a pirataria e o corso, o crescimento do poder naval otomano, o papel de genoveses e venezianos vindos para Lisboa a convite dos reis de Portugal, D. Dinis contratou em 1317 o genovês Manuel Pessagno para Almirante-Mor da armada portuguesa.

A bolsa de mercadores de 1293 foi um seguro para mareantes e no século XIII intensificou-se o financiamento da frota mercantil portuguesa. As rotas terrestres eram substituídas pela via marítima que tornava a circulação de bens mais rápida e barata.

A abertura política das dinastias de Borgonha e Avis envolveu pilotos, marinheiros, geógrafos, mercadores, matemáticos, cartógrafos, botânicos, armadores, desenvolveu as ciências e artes, a integração de mestres qualificados nas universidades.

Foram necessários renovados conhecimentos para navegar o Atlântico, ultrapassado o equador geográfico os pilotos seguiam o Cruzeiro do Sul, usavam tábuas astronómicas para determinar a posição pela altura solar ao meio-dia, estudaram os ventos e correntes.

A experiência da navegação mediterrânica evoluiu, surgiram novos instrumentos náuticos e a revolução na construção naval, a calafetagem a chumbo para resistir ao impacto de correntes revoltas e ondas, ciclones, embates com pedaços de gelos flutuantes,…

As caravelas de vela latina triangular permitiam navegar contra o vento e em águas pouco profundas. A nau representou avanço no transporte de carga, usadas na “carreira das Índias” que saía de Lisboa em Março, transpunha o Cabo da Boa Esperança em Junho regressando em Dezembro. Cada navio transportava 800 pessoas e 600 toneladas de mercadorias. O galeão era a “máquina de guerra” eficaz e a engenharia militar construiu ainda uma rede de mais de cinquenta fortalezas nas costas atlânticas do Índico e Pacífico.

Episódios personalizados e descrições descontextualizados dificultaram o entendimento de muitas gerações sobre as verdadeiras causas e consequências sociais e económicas da expansão, génese da história da colonização e do mundo pós-colonial.

*O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: A “questão ibérica”: reinos, uniões, dois Estados | Por Jorge Queiroz

Carteira dos CTT. Crédito: Ricardo Oliveira Alves
Economia Nacional

Adeus correios? Postos CTT nesta região vão ter horário reduzido a partir desta data por já não serem “um serviço tão essencial”

15:30 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários postos dos CTT em juntas de freguesia podem passar a funcionar apenas três horas e meia por dia, uma redução que já está a gerar contestação

Algarve

Detido professor suspeito de abusar de aluna de 15 anos em Loulé

15:17 15 Maio, 2026 15:17 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Professor, de 56 anos, foi detido por suspeitas de abuso sexual e importunação de uma menor no concelho de Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 14:57 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Há novidades para quem recebe esta prestação da Segurança Social: veja se está na lista

14:40 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários desta prestação da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 10:15 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve Cultura

Antotipia inspira atividade artística na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo

19:30 15 Maio, 2026 19:26 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A associação Artificial promove a 23 de maio uma atividade artística inspirada na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Agente da PSP no trânsito. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Aviso da PSP: este é o melhor lugar para transportar crianças no carro e ‘parece mentira’

19:20 15 Maio, 2026 13:10 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Apesar de parecer ser o pior, este é considerado pela PSP o melhor lugar para transportar crianças no carro por vários motivos

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Carteira dos CTT. Crédito: Ricardo Oliveira Alves
Economia, Nacional

Adeus correios? Postos CTT nesta região vão ter horário reduzido a partir desta data por já não serem “um serviço tão essencial”

15:30 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários postos dos CTT em juntas de freguesia podem passar a funcionar apenas três horas e meia por dia, uma redução que já está a gerar contestação

Algarve

Detido professor suspeito de abusar de aluna de 15 anos em Loulé

15:17 15 Maio, 2026 15:17 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Professor, de 56 anos, foi detido por suspeitas de abuso sexual e importunação de uma menor no concelho de Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 14:57 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia, Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Há novidades para quem recebe esta prestação da Segurança Social: veja se está na lista

14:40 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários desta prestação da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 10:15 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve, Cultura

Antotipia inspira atividade artística na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo

19:30 15 Maio, 2026 19:26 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A associação Artificial promove a 23 de maio uma atividade artística inspirada na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Agente da PSP no trânsito. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Aviso da PSP: este é o melhor lugar para transportar crianças no carro e ‘parece mentira’

19:20 15 Maio, 2026 13:10 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Apesar de parecer ser o pior, este é considerado pela PSP o melhor lugar para transportar crianças no carro por vários motivos

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve, Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Últimas Notícias

  • Antotipia inspira atividade artística na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo
    Antotipia inspira atividade artística na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo
  • Aviso da PSP: este é o melhor lugar para transportar crianças no carro e ‘parece mentira’
    Aviso da PSP: este é o melhor lugar para transportar crianças no carro e ‘parece mentira’
  • Estes dois países prometem “amizade eterna” e já não há volta a dar: um deles fica a 5 h de avião desde Portugal
    Estes dois países prometem “amizade eterna” e já não há volta a dar: um deles fica a 5 h de avião desde Portugal
  • Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’
    Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’
  • São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social
    São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social
  • MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
    MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve

Opinião

  • Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
    Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
  • Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
    Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
    MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
  • Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
    Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal