Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Câmara Municipal de Lisboa | DR
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Biblioteca Palácio Galveias, a segunda casa da escritora Maria Teresa Horta | Por Maria Luísa Francisco

BIBLIOTECOFILIA: Artigo de Maria Luísa Francisco publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

10:00 10 Maio, 2024 09:29 9 Maio, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Muitas das pessoas que escrevem têm numa ou noutra biblioteca “uma segunda casa”.

É o caso de Maria Teresa Horta, escritora de 85 anos, cuja biografia foi publicada recentemente, com o título A Desobediente, escrita por Patrícia Reis.

Maria Teresa Horta frequentou durante muitos anos a Biblioteca Palácio Galveias e para ela este espaço foi uma segunda casa. Reside perto da Biblioteca e lá passava os dias, indo a casa para as refeições e para dormir e de manhã voltava para pesquisar e escrever. Estudou a vida do Séc. XVIII e redigiu As Luzes de Leonor, grande parte do tempo, na Biblioteca Palácio Galveias. A obra demorou treze anos a ser escrita e foi publicada em 2011 e nesse mesmo ano foi distinguida com o Prémio D. Dinis.

MARIA LUÍSA FRANCISCO
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Programadora Cultural
[email protected]

A Biblioteca Palácio Galveias foi das que mais frequentei durante a vida académica a par da Biblioteca Nacional, também em Lisboa. Por isso, é bom voltar a esta casa para assistir e acompanhar a sua vasta oferta cultural, que chega a ter 450 iniciativas num ano.

Exterior da Biblioteca Palácio Galveias, que integra a Rede BLX – Rede de Bibliotecas de Lisboa e tem 18 bibliotecas – Foto Ana Luísa Alvim | CML

Recentemente estive numa visita guiada com a coordenadora da Biblioteca, Drª Fernanda Bandeira, a quem agradeço a forma dedicada e entusiasta como conta a história e salienta detalhes e curiosidades sobre este tão nobre espaço de Lisboa, que juntamente com os seus magníficos jardins perfaz um total de 4200m2.

O edifício foi, em tempos, a casa da família Távora. Primeiro como casa de campo, designada também como quinta de recreio, pois a família vivia no Chiado. Mais tarde, depois do terramoto de 1755, passou a residência permanente. Foi deste edifício que saíram para não mais voltar. O Processo dos Távoras terminou com a execução pública, em Belém, de quase todos os elementos desta família.

Os acontecimentos foram desencadeados pela alegada tentativa de assassinato do rei D. José I em 1758. Foi considerado o maior escândalo político português do século XVIII.

Só em 1929 é que o edifício foi adquirido pela Câmara de Lisboa e mais tarde transformado em Arquivo, Biblioteca e Museu Municipal. A inauguração da Biblioteca realizou-se a 5 de Julho de 1931.

Sala Agustina Bessa-Luís onde se encontram pinturas realizadas pelo artista José Basalisa (1950) – Foto Câmara Municipal de Lisboa | DR

Hoje, este espaço, para além de ser procurado para consulta de obras literárias, local de estudo ou acesso à Internet, é um espaço com uma imensa e diversificada programação cultural enquadrada pelo Plano Estratégico Municipal “Bibliotecas XXI”, que privilegia a participação cívica e o envolvimento com a comunidade.

Neste mês, Lisboa é a cidade convidada da Feira do Livro de Buenos Aires e a apresentação oficial desta participação foi feita na Sala Saramago da Biblioteca Palácio Galveias. Pode dizer-se que esta foi uma excelente sala de visitas que permitiu dar a conhecer internacionalmente este espaço cultural da capital portuguesa.

Creio que ninguém fica indiferente à beleza desta Biblioteca. Logo no átrio encontram-se painéis de azulejos que se prolongam por toda a extensão curva das paredes, tal como em outros locais do edifício, incluindo jardins. No piso térreo, na sala que fica a sudoeste é possível ver azulejos policromos do século XVII vindos do Convento do Quelhas.

Esta Biblioteca deveria fazer parte de um roteiro turístico de Lisboa e, porque não, também de um roteiro literário!

São muitos os escritores de renome que têm passado horas de escrita nas salas desta Biblioteca com capacidade para 300 leitores sentados e que recebe entre 700 a 800 visitantes por dia.

O Nobel da Literatura, José Saramago, dizia que foi nesta biblioteca que “aprendeu realmente a ler”. Como homenagem ao escritor, a maior sala do piso térreo tem o seu nome.

Em 2021 o Salão Nobre da Biblioteca Palácio Galveias passou a chamar-se Sala Agustina Bessa-Luís.

Em 2022, nasceu a Sala Herberto Helder, onde todos os títulos da sua colecção pessoal, adquiridos pela Câmara Municipal de Lisboa, estão expostos de acordo com a disposição da biblioteca original do poeta.

Maria Teresa Horta com a sua biografia e a biografia da Marquesa de Alorna, da sua autoria, e de quem é descendente – Foto Maria Luísa Francisco | DR

Maria Teresa Horta, como referido, passou anos da sua vida nesta Biblioteca. É descendente de Leonor de Almeida Portugal, 4ª Marquesa de Alorna, neta dos marqueses de Távora e escrever um romance biográfico, que tem mais de 1000 páginas, sobre esta figura histórica, num lugar histórico foi um dos pontos altos da sua vida literária.

Na conversa que tivemos pessoalmente, Maria Teresa Horta referiu a forma simpática como os responsáveis desta Biblioteca sempre colaboraram disponibilizando livros vindos de outras bibliotecas e facilitando que os tivesse em casa quando precisasse.

Foi maravilhoso passar uma tarde com a escritora e ver o entusiasmo com que fala da sua pentavó e o quanto tudo o que foi conhecendo sobre ela a inspirou. Falámos sobre outras mulheres importantes na sua vida como Marguerite Duras, Simone de Beauvoir, Natália Correia e Sophia de Mello Breyner.

O fascínio pela Marquesa de Alorna e por mulheres que escreveram poesia e que lutaram por uma sociedade mais justa e igualitária esteve presente nesta conversa com a escritora, jornalista e poeta. Como é do conhecimento público, foi processada e julgada em 1972 e é uma das autoras do livro Novas Cartas Portuguesas, juntamente com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, que já partiram. Ficaram conhecidas como As Três Marias e protagonizaram o último caso de perseguição a escritores em Portugal.

Azulejos no átrio da Biblioteca (1931) da autoria de Leopoldo Battistini e que retratam episódios da história de Portugal Foto Maria Luísa Francisco | DR

Para conhecer mais sobre a escritora vale a pena ler A Desobediente – Biografia de Maria Teresa Horta da autoria de Patrícia Reis e publicada em Março deste ano pela Contraponto Editores, uma chancela da Bertrand Editora.

Para conhecer mais sobre a Biblioteca Palácio Galveias vale a pena visitá-la, porque é um “lugar mágico, carregado de histórias, onde se sente a vibração da cidade e do seu passado, nesta Biblioteca contam-se histórias da nossa História”.

E claro, participar nas inúmeras actividades, como por exemplo os ciclos de conferências sobre os 500 anos de Camões ou no concerto de Joana Alegre, integrado nas comemorações municipais dos 50 anos do 25 de Abril, no próximo dia 26 nos Jardins do Palácio Galveias. A programação pode ser consultada em blx.cm-lisboa.pt

Para ver mais fotos e os vídeos da conversa com Maria Teresa Horta siga @bibliotecofilia no Instagram.

*A autora escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: A Biblioteca Digital Mundial | Por Maria Luísa Francisco

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes invadem Portugal: depressão chega nesta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 1 Maio, 2026 13:18 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão marcados por chuva, ventos tendencialmente fortes e descida das temperaturas

Algarve Economia

Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica

09:00 1 Maio, 2026 07:52 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Loulé e Tavira acolhem jornadas técnicas de agricultura biológica com programa gratuito e especialistas nos dias 2 e 3 de maio

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Operação de trânsito.
Auto Economia

Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina

09:50 1 Maio, 2026 08:07 1 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem arrisque esquemas para evitar coimas rodoviárias. Mas quando o plano falha, as consequências podem ir muito além da carteira

Algarve Animais

Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar

10:00 1 Maio, 2026 11:20 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa promove oficina noturna sobre aves no Parque do Sítio das Fontes para dar a conhecer biodiversidade e incentivar preservação

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 21:04 30 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Algarve Cultura

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada

08:00 1 Maio, 2026 06:54 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada e concertos em vários espaços culturais até ao final de maio

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve, Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes invadem Portugal: depressão chega nesta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 1 Maio, 2026 13:18 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão marcados por chuva, ventos tendencialmente fortes e descida das temperaturas

Algarve, Economia

Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica

09:00 1 Maio, 2026 07:52 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Loulé e Tavira acolhem jornadas técnicas de agricultura biológica com programa gratuito e especialistas nos dias 2 e 3 de maio

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Operação de trânsito.
Auto, Economia

Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina

09:50 1 Maio, 2026 08:07 1 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem arrisque esquemas para evitar coimas rodoviárias. Mas quando o plano falha, as consequências podem ir muito além da carteira

Algarve, Animais

Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar

10:00 1 Maio, 2026 11:20 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa promove oficina noturna sobre aves no Parque do Sítio das Fontes para dar a conhecer biodiversidade e incentivar preservação

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 21:04 30 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Algarve, Cultura

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada

08:00 1 Maio, 2026 06:54 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada e concertos em vários espaços culturais até ao final de maio

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Últimas Notícias

  • Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’
    Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’
  • Frio volta a Portugal: ar polar chega nestes dias e estas serão as regiões com maior descida das temperaturas
    Frio volta a Portugal: ar polar chega nestes dias e estas serão as regiões com maior descida das temperaturas
  • Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar
    Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar
  • Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar
    Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar
  • Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina
    Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina
  • Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data
    Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal