Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Vitalis Verlag | DR
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

A Gravidade das Circunstâncias, de Marianne Fritz | Por Paulo Serra

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

08:00 3 Agosto, 2024 09:54 3 Agosto, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
PAULO SERRA
Doutorado em Literatura na UAlg
e Investigador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC)

A Gravidade das Circunstâncias, de Marianne Fritz, com tradução de Paulo Rêgo, agora publicado pela Cavalo de Ferro, representa o relançamento de uma autora de culto e de um romance fundamental que marcou a literatura austríaca do séc. XX.

A ação situa-se nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, período em que a Europa está em ruínas: «As cidades agora têm todas o mesmo aspecto. Um monte de escombros é um monte de escombros, esteja-se lá onde se estiver.” (p. 10)

Marianne Fritz foi distinguida, ainda em manuscrito, com o prestigiado Prémio Robert Walser | Foto Vitalis Verlag

Narra-se a história de Berta Faust, uma jovem mulher traumatizada, cheia de medos e receios, que perdeu o marido, o primeiro-cabo Rudolf, na guerra e se esforça por se resignar à vida doméstica e à maternidade, a braços com a educação de duas crianças, Rudolf e Berta. Depois de anos de luta, a tímida e distante Berta Faust, sempre com a cabeça algures a cismar e a duvidar, encontra-se internada na enfermaria número 66. Narra-se, sobretudo, como se a história de Berta fosse a sua refração, a vida de casal da sua amiga Wilhelmine e do seu ainda marido Wilhelm. Não será aliás por acaso que a 13 de janeiro de 1963 (número já de si aziago) se celebra o seu terceiro aniversário de casamento, coincidindo ainda com o quadragésimo aniversário de Berta.

Wilhelmine, mulher de feitio difícil oposto ao de Berta, gosta de queimar a sua energia “nas suas minuciosas disputas conjugais” (p. 11), abafando assim o marido, um chaffeur cujo trabalho consiste sobretudo em saber fazer-se invisível, mesmo quando sorri discretamente, “um indivíduo sem importância, um zé-ninguém, sem rosto, sem cor” (p. 30).

A Gravidade das Circunstâncias marcou a literatura austríaca do séc. XX

A Gravidade das Circunstâncias é um romance psicológico, entre a tragédia e a sátira, por vezes com laivos negros ou surreais, talvez reflexo desse estranhamento de um mundo em reconstrução, e do horror existencial, de como “as patorras da vida” deixam marcas, modelando qualquer rosto, qualquer vida. Um livro que tem mesmo um pendor pessimista, em declarações sonantes como “A vida é uma esperança e a esperança é uma chaga” (p. 34).

A prosa jorra e arrasta o leitor numa torrente, por vezes circular e recorrente. Adivinha-se uma tragédia, sensação tornada ainda mais iminente pelo carácter fragmentado e temporalmente desordenado do livro, que ora nos faz perceber que algo terrível acontece, ora recua.

O próprio livro reparte-se em pequenas secções, que se assemelham a breves capítulos, devidamente intitulados, cujos títulos são retomados na narrativa.

A Gravidade das Circunstâncias foi a fulgurante obra de estreia de Marianne Fritz, distinguida, ainda em manuscrito, com o prestigiado Prémio Robert Walser. Fritz ganhou o Prémio Franz Kafka em 2001.

Leia também: A Vida Secreta dos Escritores, de Guillaume Musso | Por Paulo Serra

Homem faz contas à vida com duas notas numa mão e calculadora à sua frente. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Arranjou um emprego enquanto recebe o subsídio de desemprego? Saiba como continuar a receber parte do apoio

14:20 22 Setembro, 2026 12:26 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Começar a trabalhar não significa necessariamente perder toda a prestação do subsídio de desemprego, mas tem de cumprir os requisitos

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Algarve Cultura

Noite Branca anima Cabanas de Tavira este sábado com música e DJ

16:26 22 Setembro, 2026 16:30 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Conjunto Musical Gerações e DJ Jinga integram o programa de uma noite com animação de rua e atividades para vários públicos

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Chegada do outono.
Nacional

Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação

12:50 22 Setembro, 2026 12:06 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O equinócio acontece já esta semana e marca o momento em que os dias começam a perder ainda mais minutos de luz até à chegada do inverno

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Ensino Europe Direct Algarve

Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos

16:00 22 Setembro, 2026 16:13 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Regional Algarve 2030 promove encontro dedicado à partilha de práticas e à reflexão sobre qualificação de adultos

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Algarve Europa

Brueckner, principal suspeito no caso Madeleine McCann, revela pela primeira vez onde estava na noite do desaparecimento: “Não tenho nada a ver”

15:30 21 Setembro, 2026 19:03 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pela primeira vez, o principal suspeito no desaparecimento de Madeleine McCann revelou o que diz ter feito naquela noite

Homem faz contas à vida com duas notas numa mão e calculadora à sua frente. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Arranjou um emprego enquanto recebe o subsídio de desemprego? Saiba como continuar a receber parte do apoio

14:20 22 Setembro, 2026 12:26 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Começar a trabalhar não significa necessariamente perder toda a prestação do subsídio de desemprego, mas tem de cumprir os requisitos

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Algarve, Cultura

Noite Branca anima Cabanas de Tavira este sábado com música e DJ

16:26 22 Setembro, 2026 16:30 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Conjunto Musical Gerações e DJ Jinga integram o programa de uma noite com animação de rua e atividades para vários públicos

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Chegada do outono.
Nacional

Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação

12:50 22 Setembro, 2026 12:06 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O equinócio acontece já esta semana e marca o momento em que os dias começam a perder ainda mais minutos de luz até à chegada do inverno

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Ensino, Europe Direct Algarve

Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos

16:00 22 Setembro, 2026 16:13 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Regional Algarve 2030 promove encontro dedicado à partilha de práticas e à reflexão sobre qualificação de adultos

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Algarve, Europa

Brueckner, principal suspeito no caso Madeleine McCann, revela pela primeira vez onde estava na noite do desaparecimento: “Não tenho nada a ver”

15:30 21 Setembro, 2026 19:03 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pela primeira vez, o principal suspeito no desaparecimento de Madeleine McCann revelou o que diz ter feito naquela noite

Últimas Notícias

  • Noite Branca anima Cabanas de Tavira este sábado com música e DJ
    Noite Branca anima Cabanas de Tavira este sábado com música e DJ
  • Já esteve nesta cidade no Algarve? Debaixo de uma casa ‘esconde-se’ um espaço que não existe em mais nenhum ponto de Portugal
    Já esteve nesta cidade no Algarve? Debaixo de uma casa ‘esconde-se’ um espaço que não existe em mais nenhum ponto de Portugal
  • Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos
    Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos
  • Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros
    Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros
  • Lagos recebe novo Capitão do Porto e reforça cooperação com Autoridade Marítima
    Lagos recebe novo Capitão do Porto e reforça cooperação com Autoridade Marítima

Opinião

  • A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
    A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos
    Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos
  • Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros
    Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento