Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Ciência, Nacional

Veículo Subaquático Autónomo desenvolvido por investigadores da UAlg já tem nome oficial

Tubarão Max foi o nome mais votado pelos alunos da Escola Básica da Lejana (Faro), sendo agora o nome oficial do AUV do CIMA.

16:50 18 Maio, 2022 16:55 18 Maio, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Veículo Subaquático Autónomo (AUV) do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve, responsável pela recolha de informações periódicas sobre o oceano, já tem um nome oficial.

Em cooperação com a Marinha Portuguesa, desde o início de 2019, o CIMA está a utilizar a tecnologia AUV para recolher de forma periódica informações valiosas sobre o oceano, que serão utilizadas para melhor compreender a dinâmica oceânica regional, desenvolver previsões mais precisas para apoiar a economia azul e a segurança marítima da região e avaliar tendências climáticas.

No âmbito dos projetos CIU3A, NAUTILOS e AEROS, os investigadores do CIMA, João Janeiro e Lara Mills, deslocaram-se à Escola Básica da Lejana (Faro), e solicitaram ajuda aos alunos para dar nome ao veículo.

Segundo os investigadores, “a nova geração de oceanógrafos adorou o desafio e depois de uma breve palestra sobre o que é ser oceanógrafo e a necessidade de entender melhor o oceano, alguns nomes interessantes começaram a surgir das suas mentes criativas. No final, Tubarão Max foi o nome mais votado pela classe, sendo agora o nome oficial do AUV do CIMA”.

Para saber mais sobre os projetos que apoiaram esta atividade e compreender a importância da observação oceânica no seu âmbito visite os sites dos projetos:

CIU3A – https://www.cima.ualg.pt/…/projects-in-execution/ciu3a

NAUTILOS – https://www.cima.ualg.pt/…/projects-in-execution/nautilos

AEROS – https://www.cima.ualg.pt/…/projects…/aeros-constellation

Sobre a Universidade do Algarve:

A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.

Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.

O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500). 

Em 2020 integrou pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.

A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Aveiro.
Economia Nacional

Há uma ilha na Ria de Aveiro que está a leilão por 750.000€ e tem 37 hectares

06:58 14 Julho, 2026 06:51 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Ilha com marinhas, viveiros, exploração aquícola e potencial para turismo de natureza está em leilão até agosto

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Algarve Nacional

PSP descobre mais de 100 telemóveis roubados neste festival do Algarve dentro de malas num restaurante em Lisboa

06:30 14 Julho, 2026 18:22 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A pista deixada por um dos aparelhos permitiu à PSP chegar a um restaurante de Arroios

Algarve Política

Hugo Pereira assume liderança do PS Algarve e promete defender a região

07:24 14 Julho, 2026 07:27 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo presidente do PS Algarve defendeu habitação, água, salários e diversificação económica como prioridades regionais

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve Desporto Nacional

Lagos celebra triunfo de Guilherme Glória no Campeonato Nacional de Tiro de Precisão

07:00 14 Julho, 2026 07:06 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sílvia Ramos, Paulo Bessa, Gonçalo Bessa, Guilherme Glória e Diego Silva venceram os títulos nacionais de 2026

Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Verifique este valor no recibo de vencimento: um erro pode custar-lhe dinheiro na reforma

18:00 13 Julho, 2026 14:18 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma linha que passa despercebida no recibo de vencimento pode significar descontos abaixo do devido e afetar a pensão futura

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Mulher a usar telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades

19:10 13 Julho, 2026 15:43 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comissão Europeia prepara novas regras para limitar o acesso de crianças às redes sociais

Mulher sentada num banco durante um dia de calor intenso. Crédito: Freepik
Tempo

Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas

09:30 13 Julho, 2026 09:09 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A semana começa fresca, mas os modelos meteorológicos apontam para uma reviravolta já no próximo fim de semana em Portugal

Radar de velocidade.
Auto Europa

“Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

21:10 13 Julho, 2026 18:12 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de radares de velocidade foram desligados em Itália depois de entrarem em vigor novas exigências técnicas

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Gastronomia Saúde

Nem laranja nem pitaia: fruto muito produzido no Algarve ‘dá anos de vida’ e é dos que traz mais benefícios para a saúde

15:20 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com inúmeros benefícios para a saúde, este fruto muito produzido no Algarve pode ser uma boa opção para as suas refeições

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Autódromo Internacional do Algarve.
Algarve Desporto

Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho

19:40 13 Julho, 2026 15:52 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Já é conhecido o programa do Ferrari Challenge, que chega ao Autódromo Internacional do Algarve a 18 e 19 de julho

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Algarve Desporto

Equipa da Vela Solidária alcança 1.º lugar na Classe ORC e 2.º na geral

19:00 13 Julho, 2026 19:09 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Prova ligou Lagos a Palos de La Frontera e contou este ano com a participação de 24 embarcações

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Aveiro.
Economia, Nacional

Há uma ilha na Ria de Aveiro que está a leilão por 750.000€ e tem 37 hectares

06:58 14 Julho, 2026 06:51 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Ilha com marinhas, viveiros, exploração aquícola e potencial para turismo de natureza está em leilão até agosto

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Algarve, Nacional

PSP descobre mais de 100 telemóveis roubados neste festival do Algarve dentro de malas num restaurante em Lisboa

06:30 14 Julho, 2026 18:22 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A pista deixada por um dos aparelhos permitiu à PSP chegar a um restaurante de Arroios

Algarve, Política

Hugo Pereira assume liderança do PS Algarve e promete defender a região

07:24 14 Julho, 2026 07:27 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo presidente do PS Algarve defendeu habitação, água, salários e diversificação económica como prioridades regionais

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve, Desporto, Nacional

Lagos celebra triunfo de Guilherme Glória no Campeonato Nacional de Tiro de Precisão

07:00 14 Julho, 2026 07:06 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sílvia Ramos, Paulo Bessa, Gonçalo Bessa, Guilherme Glória e Diego Silva venceram os títulos nacionais de 2026

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Verifique este valor no recibo de vencimento: um erro pode custar-lhe dinheiro na reforma

18:00 13 Julho, 2026 14:18 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma linha que passa despercebida no recibo de vencimento pode significar descontos abaixo do devido e afetar a pensão futura

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Mulher a usar telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades

19:10 13 Julho, 2026 15:43 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comissão Europeia prepara novas regras para limitar o acesso de crianças às redes sociais

Mulher sentada num banco durante um dia de calor intenso. Crédito: Freepik
Tempo

Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas

09:30 13 Julho, 2026 09:09 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A semana começa fresca, mas os modelos meteorológicos apontam para uma reviravolta já no próximo fim de semana em Portugal

Radar de velocidade.
Auto, Europa

“Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

21:10 13 Julho, 2026 18:12 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de radares de velocidade foram desligados em Itália depois de entrarem em vigor novas exigências técnicas

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Gastronomia, Saúde

Nem laranja nem pitaia: fruto muito produzido no Algarve ‘dá anos de vida’ e é dos que traz mais benefícios para a saúde

15:20 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com inúmeros benefícios para a saúde, este fruto muito produzido no Algarve pode ser uma boa opção para as suas refeições

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Autódromo Internacional do Algarve.
Algarve, Desporto

Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho

19:40 13 Julho, 2026 15:52 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Já é conhecido o programa do Ferrari Challenge, que chega ao Autódromo Internacional do Algarve a 18 e 19 de julho

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Algarve, Desporto

Equipa da Vela Solidária alcança 1.º lugar na Classe ORC e 2.º na geral

19:00 13 Julho, 2026 19:09 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Prova ligou Lagos a Palos de La Frontera e contou este ano com a participação de 24 embarcações

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Hugo Pereira assume liderança do PS Algarve e promete defender a região
    Hugo Pereira assume liderança do PS Algarve e promete defender a região
  • Lagos celebra triunfo de Guilherme Glória no Campeonato Nacional de Tiro de Precisão
    Lagos celebra triunfo de Guilherme Glória no Campeonato Nacional de Tiro de Precisão
  • Há uma ilha na Ria de Aveiro que está a leilão por 750.000€ e tem 37 hectares
    Há uma ilha na Ria de Aveiro que está a leilão por 750.000€ e tem 37 hectares
  • PSP descobre mais de 100 telemóveis roubados neste festival do Algarve dentro de malas num restaurante em Lisboa
    PSP descobre mais de 100 telemóveis roubados neste festival do Algarve dentro de malas num restaurante em Lisboa
  • “Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália
    “Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

Opinião

  • “À mulher de César não basta ser honesta; tem também de parecê-lo” | Por Luís Ganhão
    “À mulher de César não basta ser honesta; tem também de parecê-lo” | Por Luís Ganhão
  • A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
    A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
  • Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
    Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes

Europe Direct Algarve

  • Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
    Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
  • Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica
    Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal