Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS - Sociólogo e professor universitário jubilado. Foto DR
Nacional, Opinião

Rearmemo-nos | Por José Figueiredo Santos

“Não sei como esses coveiros, que fazem da Terra um cemitério de desvarios, conseguem apagar trilhos e pegadas de gente, com tão desastrosas proporções para as vidas que varrem do mapa”

16:17 6 Março, 2025 18:15 25 Março, 2025
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Contam-nos alguns videntes, com demónios no corpo, que as aves de rapina de vidas novas vão, de novo, assaltar os moços para uma inevitável guerra de gente graúda, que fede a odores de Idade Média.

Num tempo apressado, que fustiga as memórias e ativa uma raiva explosiva, questionamo-nos, em vão, que diabo vai na cabeça dos homens, que não param com a asselvajada truculência da ceifa das vidas uns dos outros.

Quem poderia pensar ou admitir que o século XXI seria chamado ao sufoco dos pavores do inferno, com a brutalidade de agressões irracionais tão destrutivas da barbárie, que voltou a descer à terra com o fato e a gravata dos conchavos políticos.

Assaltada pelo terror do rufar dos tambores, a Europa já salta perdigotos da boca, com o inevitável rearmamento, para o desvario da guerra que insiste em desarrumar e podar vidas.

 Civilizados e bárbaros, por conta de um desrespeito patriótico não ir para a guerra, voltarão a encontrar-se na mesma viagem sem regresso. E a História repetir-se-á, por entre predadoras economias de casino, que abusivamente nos jogam na compliance da roleta russa.

Eu, que não sei nada de geopolítica e das suas multipolaridades marcantes, vitaminado apenas com o inesquecível vómito escolar do óleo de fígado de bacalhau, pergunto-me, enfurecido, se não teria sido melhor Deus ter feito os ucranianos russos, para que estes não se dessem ao trabalho de os exterminar.

Olho para os árabes e questiono-me se, na atual hibridez contemporânea, não poderiam ter nascido judeus e vice-versa. Acaso uns e outros não são filhos de uma acidentada jornada de “girinos” com cabeças gigantes e caudas finas, que mal sabem nadar?

Andamos tão entorpecidos, com as nossas vidas quotidianas, que nos tornámos estranhamente humanos. À morte televisiva de um ou dois indivíduos que, na Europa, tombam por um qualquer golpe de arma branca, benzo-me e persigno-me por tão tresloucada barbárie. Todavia, no âmago das grandes tragédias que, incessantemente, vão empilhando os corpos das vítimas, nem me dou ao trabalho de as contar.

Não sei como esses coveiros, que fazem da Terra um cemitério de desvarios, conseguem apagar trilhos e pegadas de gente, com tão desastrosas proporções para as vidas que varrem do mapa.

Talvez que eles só tenham conhecido a paz como aquilo que ela sempre foi, um simples compasso, uma mera fase letárgica da guerra. Talvez nunca tenhamos deixado de içar de bandeiras, continuando a acudir à guerra com evocações de regresso ao sagrado, sentindo mais segurança nela tendo os deuses como amuleto.

Os deuses sempre cuidarão de não deixar os homens desnudados na sua barbárie mais absoluta. Neste mundo moribundo, eles continuam a precisar de convocar crenças ortodoxas, bíblicas, corânicas, embora pressintam que os deuses só possam estar pálidos e abatidos com estas suas gentes.

Será preciso inventar novos deuses que, com estrondo, sejam capazes de proteger terras raras de maus olhados, que garantam um apoteótico desfecho da vida, que evitem o sofrimento com tanta incerteza quanto àquele predicativo futuro, que sempre insiste fazer da vida o cadafalso de um “eterno retorno”.

Dito isto, que importam estas considerações desarmadas ao valor da vida humana se, apesar de tudo, ainda é possível contar com o aconchego das igrejas e, se, com um RIP para aqui, outro para ali, os homens poderão continuar a enxertar neles o descanso das consciências.

Leia também: A decadência dos políticos | Por José Figueiredo Santos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa

19:30 7 Novembro, 2026 10:57 7 Novembro, 2026

UE prepara sanções para recusas injustificadas de pagamentos em dinheiro. Em Portugal, aceitar notas e moedas já é a regra, mas há exceções

Algarve Opinião Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve Edição Papel Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve Economia Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Mede a tensão sentado de pernas cruzadas? DGS alerta para erro que pode fazer os valores subir e induzir em diagnósticos errados

08:50 7 Novembro, 2026 15:14 2 Novembro, 2026

Posição incorreta durante a medição da tensão arterial pode alterar os resultados: DGS explica como evitar este erro

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa

19:30 7 Novembro, 2026 10:57 7 Novembro, 2026

UE prepara sanções para recusas injustificadas de pagamentos em dinheiro. Em Portugal, aceitar notas e moedas já é a regra, mas há exceções

Algarve, Opinião, Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve, Edição Papel, Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia, Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Mede a tensão sentado de pernas cruzadas? DGS alerta para erro que pode fazer os valores subir e induzir em diagnósticos errados

08:50 7 Novembro, 2026 15:14 2 Novembro, 2026

Posição incorreta durante a medição da tensão arterial pode alterar os resultados: DGS explica como evitar este erro

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Últimas Notícias

  • Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
    Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
    Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
  • Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
    Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
  • A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum
    A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal