Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Câmara Municipal de São Brás Alportel. Crédito: CM SBA
Algarve, Cultura, Nacional

Município de São Brás emite esclarecimento sobre funcionamento do Museu do Traje

Museu do Traje mantém-se de porta aberta, mantém as suas atividades, não apenas no que à museologia diz respeito, mas também no que concerne à vasta programação cultural

16:30 14 Novembro, 2024 16:33 14 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Nos últimos meses têm vindo a público diversas declarações sobre o facto da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel ter suspendido de funções um dos seus trabalhadores, designadamente Emanuel Sancho, na qualidade de diretor do Museu do Traje, tendo sido sobre este instaurado um procedimento disciplinar e apresentada uma queixa por difamação.

“Dada a relevância de que se reveste este equipamento cultural e no âmbito da profícua parceria desenvolvida com o Município, para melhor esclarecimento, entende a Câmara Municipal oportuno emitir o presente comunicado de imprensa, manifestando inteira disponibilidade para prestar mais informações”, explica a autarquia de São Brás de Alportel em comunicado.

“Algumas declarações que têm vindo a público têm pretendido relacionar os processos em curso, instaurados pela Santa Casa da Misericórdia, com o Protocolo de Cooperação que o Município de São Brás de Alportel tem celebrado e renovado anualmente com esta instituição, no âmbito do Plano Municipal de Apoio ao Associativismo e dada a suprema relevância que este equipamento cultural assume para o Município e para a comunidade, enquanto guardião da história local”, acrescenta a nota.

“É do conhecimento público que, no âmbito dos sucessivos planos municipais de apoio ao associativismo, o Município de São Brás de Alportel tem estabelecido com a Santa Casa da Misericórdia de SãoBrás de Alportel protocolos de cooperação anuais, que foram devidamente aprovados pela Câmara Municipal e devidamente publicitados no sítio da Internet da autarquia”, pode ler-se.

A autarquia afirma que “através desses protocolos, o Município reconhece o carácter único e o elevado valor do trabalho desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, nomeadamente no que concerne ao funcionamento do Museu do Traje, do qual é a legítima e exclusiva proprietária e administradora, assumindo a responsabilidade e o exigente investimento, para a salvaguarda, preservação e conhecimento deste património, do seu espólio e da cultura local e regional, junto da população em geral e dos que visitam o concelho de São Brás de Alportel!.

O apoio logístico e financeiro atribuído à Misericórdia pela Câmara Municipal tem carácter de comparticipação, na ordem dos 10%, dos custos que esta instituição suporta para garantir o funcionamento e a dinâmica do Museu do Traje, nomeadamente o desenvolvimento de um programa regular de atividades culturais, didáticas, recreativas e formativas, no âmbito da museologia, da investigação, da conservação de espólio, da publicação e divulgação nas áreas da etnografia, da música e das artes plásticas. 

A Câmara de São Brás destaca “o significativo investimento que a Santa Casa Misericórdia de São Brás de Alportel assume anualmente, que ronda os 120.000 euros, para manter o funcionamento do Museu do Traje, enaltecendo este esforço realizado por uma instituição que assegura mais de uma dezenas de valências na área social, em apoio às famílias são-brasenses, enquanto Instituição Particular de Segurança Social, com responsabilidades no apoio às crianças e jovens, aos seniores e a todos os cidadãos e agregados familiares, em situação de vulnerabilidade”.

“Cumpre-nos esclarecer que, ao contrário do que muitas declarações e infundamentadas tomadas de posição parecem querer fazer crer, até ao momento, as obrigações assumidas pela Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel em sede do referido protocolo de colaboração estão a ser cumpridas: o Museu do Traje mantém-se de porta aberta, mantém as suas atividades, não apenas no que à museologia diz respeito, mas também no que concerne à vasta programação cultural. Não há qualquer comunicação por parte da Misericórdia no sentido de pretender encerrar as suas portas ou eliminar alguma atividade ou dinâmica”, clarifica a autarquia.

“Muito pelo contrário, o que nos é permitido saber é que nas últimas semanas têm sido inclusivamente iniciadas novas atividades regulares, mantidos os eventos e grupos; e as respostas a pedidos de utilização de espaço têm sido positiva, mantendo o Museu a sua prática de acolhimento das dinâmicas da comunidade multicultural que hoje carateriza São Brás de Alportel”, refere o comunicado. 

“A Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, uma instituição particular de solidariedade social que, para além da administração do Museu do Traje, coopera com o Estado na prestação de cuidados e apoio social aos mais desfavorecidos através das suas múltiplas respostas sociais”, lembra a autarquia, acrescentando que “trata-se de uma instituição parceira do Município, exemplar na missão social que desenvolve, garantindo as mais diversas respostas que têm vindo a ser criadas, no âmbito do trabalho em rede, na prossecução dos seus fins sociais”. 

Para a autarquia são-brasense, “importa também esclarecer que a administração e gestão do património da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel e dos seus recursos financeiros, humanos e materiais para a prossecução dos seus fins é da exclusiva responsabilidade dos seus órgãos internos, sendo esta instituição autónoma e independente das autoridades públicas”.

O Município de São Brás de Alportel “respeita, naturalmente, o princípio constitucional de liberdade de associação, bem como a suprema autonomia e liberdade de gestão de todas as associações e entidades na prossecução dos seus fins estatutários”.

Do mesmo modo, o Município de São Brás de Alportel “respeita todos os elementos eleitos para os órgãos estatutários das associações, assim como todos os trabalhadores ao serviço das mesmas”.

No caso concreto da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, representada pelo seu Provedor, Júlio Pereira, a quem reconhecemos “total empenho e seriedade no zeloso cumprimento das suas funções; bem como pela sua Mesa Administrativa, todos merecem o nosso respeito e apreço pelo meritório serviço que prestam aos seus utentes e à nossa comunidade em geral, nas suas múltiplas valências, sendo um exemplo na região e no país pela diversidade de respostas sociais e de sobremaneira por esta valiosa valência cultural que é uma referência maior na Museologia Social e Comunitária”.

Do mesmo modo, a Câmara Municipal “respeita também o Sr. Emanuel Sancho, que com o seu trabalho e sob a sua direção elevou o Museu do Traje a um estatuto de referência dentro dos seus congéneres regionais e nacionais, e que pelos seus feitos foi já mais do que uma vez homenageado pelo Município, inclusivamente com a atribuição de uma insígnia municipal, a mais elevada distinção existente a nível local”.

Nesta circunstância, “não entendem os eleitos na Câmara Municipal a desempenhar as suas funções tempo inteiro, qual o sentido e propósito das acusações a que são sujeitos, quando determinadas declarações provindas de outros eleitos locais parecem fazer crer que cabem às autarquia, ou aos seus responsáveis, funções ou competências que não lhes assistem. O Museu do Traje e a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, os seus dirigentes, os seus trabalhadores e voluntários, os seus utentes e todas as famílias que integram a sua missão de cuidado, merecem mais respeito”. 

“Aliás, cumpre dizer que a Câmara Municipal, e nomeadamente os elementos do executivo que têm responsabilidades na área da cultura e do património empenham-se no trabalho em parceria desenvolvido com o Museu nesta área e têm tido uma atitude proactiva, mediadora e construtiva, promovendo inclusivamente reuniões e iniciativas, envolvendo a direção e equipa do Museu como também o Grupo de Amigos do Museu, a quem cabe a dinâmica cultural, procurando sempre ser mediadores e construções de pontes e equilíbrios”, salienta.

Por último, a Câmara Municipal esclarece que “sobre os processos que opõem a Mesa Administrativa da Misericórdia ao Sr. Emanuel Sancho e que correm os seus trâmites internamente e na Justiça, nos termos da Lei aplicável, o Município de São Brás de Alportel nada mais pode dizer senão que lamenta a situação e que espera que a mesma se normalize o mais rapidamente possível, encontrando-se, como sempre disponível para colaborar na mediação da situação, caso as ambas as partes o manifestem expressamente e reiterando a disponibilidade para prestar todas as informações que forem necessárias, a bem do melhor esclarecimento”.

Leia também: Decathlon lança capa de chuva compacta e prática por menos de 10€

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Homem de 60 anos detido pela PJ suspeito de obrigar companheira a prostituir-se e vender vídeos nas redes sociais

17:30 17 Julho, 2026 16:20 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima denunciou violência doméstica, ameaças com arma de fogo e exploração sexual

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Europe Direct Algarve Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve Europa Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Areal de Cacela Velha.
Algarve Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Mulher com óculos de sol.
Tempo

Atenção ao sol: todos os distritos de Portugal continental e arquipélago da Madeira em risco muito elevado de exposição à radiação UV

12:02 17 Julho, 2026 11:46 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Portugal continental e a Madeira vão estar em risco muito elevado de exposição à radiação UV durante todo o fim de semana

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu

13:31 17 Julho, 2026 12:40 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

PSP intercetou um inspetor da PJ por circular na via reservada aos autocarros: este fugiu do local e acabou por abandonar a zona

Canteiro.
Algarve

Filha que fugiu da prisão mata a mãe e enterra-a num canteiro da sua casa em Olhão

10:55 16 Julho, 2026 10:49 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Investigação ao desaparecimento de uma mulher em Olhão levou a Polícia Judiciária a descobrir um homicídio e a deter a principal suspeita

Pessoa idosa a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas

20:40 17 Julho, 2026 16:40 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As tarifas deverão aumentar entre cinco e 15 cêntimos por hora, consoante a cor da zona. A proposta será discutida na próxima reunião da Câmara de Lisboa

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Mundo

Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos

19:30 17 Julho, 2026 16:34 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O ator neozelandês Sam Neill, conhecido por filmes como “Parque Jurássico” e “O Piano”, tinha enfrentado um linfoma durante três anos

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Nacional

Homem de 60 anos detido pela PJ suspeito de obrigar companheira a prostituir-se e vender vídeos nas redes sociais

17:30 17 Julho, 2026 16:20 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima denunciou violência doméstica, ameaças com arma de fogo e exploração sexual

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Europe Direct Algarve, Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve, Europa, Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Areal de Cacela Velha.
Algarve, Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Mulher com óculos de sol.
Tempo

Atenção ao sol: todos os distritos de Portugal continental e arquipélago da Madeira em risco muito elevado de exposição à radiação UV

12:02 17 Julho, 2026 11:46 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Portugal continental e a Madeira vão estar em risco muito elevado de exposição à radiação UV durante todo o fim de semana

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu

13:31 17 Julho, 2026 12:40 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

PSP intercetou um inspetor da PJ por circular na via reservada aos autocarros: este fugiu do local e acabou por abandonar a zona

Canteiro.
Algarve

Filha que fugiu da prisão mata a mãe e enterra-a num canteiro da sua casa em Olhão

10:55 16 Julho, 2026 10:49 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Investigação ao desaparecimento de uma mulher em Olhão levou a Polícia Judiciária a descobrir um homicídio e a deter a principal suspeita

Pessoa idosa a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas

20:40 17 Julho, 2026 16:40 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As tarifas deverão aumentar entre cinco e 15 cêntimos por hora, consoante a cor da zona. A proposta será discutida na próxima reunião da Câmara de Lisboa

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa, Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Mundo

Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos

19:30 17 Julho, 2026 16:34 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O ator neozelandês Sam Neill, conhecido por filmes como “Parque Jurássico” e “O Piano”, tinha enfrentado um linfoma durante três anos

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Últimas Notícias

  • Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas
    Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas
  • Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos
    Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos
  • Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão
    Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão
  • Mais de 250 pessoas celebram reabertura do Museu da Cortiça em Silves [vídeo]
    Mais de 250 pessoas celebram reabertura do Museu da Cortiça em Silves [vídeo]
  • Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve
    Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
  • Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
    Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
  • Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
    Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal