Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Economia, Nacional

Município de Olhão homenageia “pescadores e aquicultores, os guardiões da ria e do mar”

“Este é um dia para reconhecer e incentivar os pescadores pelo seu desempenho no último ano”, referiu o presidente da autarquia olhanense, destacando problemáticas como as alterações climáticas e a mortandade dos bivalves na Ria Formosa

17:48 1 Junho, 2023 16:25 5 Junho, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Município de Olhão homenageou esta quarta-feira os pescadores do concelho. No dia que lhes é dedicado, 31 de maio, o Auditório Municipal abriu as portas para acolher e distinguir o trabalho desenvolvido pelos marítimos olhanenses em 2021 e 2022. Foram também inauguradas a embarcação Eduardinho e a exposição de fotografia Mar a Fora, de André Gil. O dia terminou com uma degustação de produtos do mar.

Os profissionais da pesca e da aquicultura viram o seu trabalho reconhecido pelo Município, pelo 25º ano consecutivo, na cerimónia que ontem decorreu no Auditório Municipal de Olhão (AMO) e na qual o edil olhanense, António Miguel Pina, agradeceu e elogiou os pescadores do concelho pelo seu trabalho, duro, mas essencial para a economia local.

“Este é um dia para reconhecer e incentivar os pescadores pelo seu desempenho no último ano”, referiu o autarca, destacando problemáticas como as alterações climáticas e a mortandade dos bivalves na Ria Formosa.

António Miguel Pina, que fez questão de cumprimentar todos os homenageados conforme iam recebendo as suas distinções, enalteceu a importância do mar como fonte inesgotável mas, para tal, defendeu “a promoção de práticas de pesca sustentáveis e o investimento nas infraestruturas necessárias para apoiá-las. Ao fazer isso, estamos a garantir que as gerações futuras possam continuar a depender da atividade piscatória para sua subsistência”.

No dia do “reconhecimento por esta classe trabalhadora tão esforçada como são os pescadores e aquicultores, guardiões da ria e do mar”, foi relembrado o apoio que o Município presta ao setor, “principalmente através da Divisão de Ambiente e Empreendedorismo, onde estão integrados os Balcões de atendimento do BMar, cujos serviços são requisitados não só por todos os profissionais da região do Algarve, mas também pelos de outras regiões”, referiu António Miguel Pina, realçando que só em assuntos relacionados com este balcão, regista-se em Olhão uma média mensal de 500 atendimentos.

Desde 2022 até ao momento foram submetidas cerca de 100 candidaturas à medida de Promoção da Saúde e do Bem Estar Animal, para fazer face à mortalidade na Ria Formosa, contabilizando até ao momento um valor aprovado de 2,1 milhões de euros. Apenas em 2023, desde abril até agora, registaram-se 104 candidaturas à medida de Desenvolvimento de Novos Mercados, Campanhas Promocionais e Comercialização.

O autarca olhanense revelou ainda que, através do GAL Pesca do Sotavento, o Município de Olhão também acolhe, “no quadro comunitário que está agora a encerrar, com financiamentos que não superam os 400 mil euros para investimentos públicos e 200 mil euros para investimentos privados, tem sido possível alavancar diversas empresas locais, não só através da modernização e criação de novas estruturas, mas também pelo surgimento de novas empresas, o que originou a manutenção e criação de empregos”.

Neste âmbito, foram apoiados 29 projetos que rondaram um investimento de cerca de 5 milhões de euros e tiveram um apoio público de 3 milhões de euros, tendo sido criados 35 postos de trabalho e contribuído para a manutenção de outros 97.

Neste Dia do Pescador, António Miguel Pina avançou também que o Município de Olhão assumiu, recentemente, as competências transferidas pela Docapesca relacionadas com a gestão das áreas portuárias e marítimas e áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico não afetas à atividade portuária. “É mais um desafio e uma responsabilidade que não rejeitamos, pois acreditamos conseguir dar uma nova dinâmica a estes espaços, de modo a que seja possível criar investimento, desenvolvimento e emprego”, revelou ainda o edil olhanense, no dia em que a embarcação Eduardinho, cedida pelo antigo pescador Francisco Valério e recuperada pelo Município de Olhão, passou a fazer parte do espaço exterior do AMO, perpetuando assim a memória dos barcos utilizados em Olhão nas últimas décadas para a pesca do carapau e a apanha do polvo.

A exposição Mar a Fora, da autoria do fotógrafo olhanense André Gil, foi também inaugurada no Dia do Pescador. Foi apresentada ao público neste dia na entrada do AMO, mas passará em breve para a sala de exposições do Museu Municipal de Olhão. A festa dedicada aos pescadores terminou com uma degustação de produtos do mar, cedidos pela Docapesca e pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

Lista de distinguidos no Dia do Pescador:

Arrasto – Embarcação Mestre António Lobo; Cerco – Embarcação Rio Odiel; Polivalente Local – Embarcações SLB, Rui Jorge, Sarguete e Mãezinha; Polivalente Costeira – Embarcações Vila do Mar e Sousa; Armação – Embarcação Guentaro Maru; Produtor aquícola em 2021 – Nuno Leonardo (ostra) e Gualter Teixeira (amêijoa); Mariscador apeado – João José Vitorino; Mulher na pesca – Júlia Ramires; Pescador mais novo – António Manuel Jesus; Pescador em progressão – Paulo Filipe Cataludo; Homem na Indústria Conserveira – Pedro Luís Silva; Mulher na Indústria Conserveira – Maria Eduarda Revês; Prémio Mérito – Associação de Produtores de Ostras da Culatra; Prémio Carreira – Marta Rocha. O vencedor do concurso do cartaz do Dia do Pescador foi Ricardo Campina, aluno da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes.

Cuca Roseta anima as Festas da Cidade de Olhão
Olhão celebra Dia do Pescador com homenagens aos homens do mar

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado pede para deixar mochilas e malas na entrada. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Supermercado pode exigir aos clientes que deixem as mochilas à entrada? Há regras a cumprir

09:30 11 Julho, 2026 15:03 9 Julho, 2026 | João Luís

Deixar mochilas à entrada de um supermercado pode ser exigido em alguns casos, mas há regras que têm de ser cumpridas

Algarve

Comarca de Olhão assinala 150 anos com apelo à preservação da memória judicial

10:17 11 Julho, 2026 10:17 11 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Intervenção de Nuno Campos Inácio na Comarca de Olhão destacou o valor dos arquivos judiciais na preservação da memória do concelho

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 19:38 10 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Ciência Edição Papel Opinião Política

Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

07:30 11 Julho, 2026 07:11 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando a ciência deixa de orientar a política e passa a ser refém da geopolítica, é como enfrentar uma tempestade depois de abandonar a bússola. Numa crise desta dimensão, renunciar ao conhecimento é escolher a deriva"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Algarve Cultura Edição Papel

“Filmes com Estrelas” leva cinema português ao ar livre a 11 freguesias de Loulé

10:00 11 Julho, 2026 11:33 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Exibições gratuitas decorrem ao ar livre, promovendo o cinema português junto de públicos familiares e intergeracionais

Algarve Edição Papel

Ministra do Ambiente insiste em mapas nas praias para resolver polémica sobre chapéus-de-sol

09:00 11 Julho, 2026 07:44 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Maria da Graça Carvalho diz que os mapas nas praias são uma recomendação sua e não uma obrigação prevista na lei

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Economia Opinião

A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

18:30 10 Julho, 2026 18:25 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Do ponto de vista da psicologia, a economia azul constitui um contexto privilegiado de desenvolvimento vocacional porque integra ciência, tecnologia, sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e compromisso ambiental"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

“Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido

11:10 10 Julho, 2026 20:59 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve

Há 61 anos Américo Tomás inaugurava o Aeroporto de Faro

08:20 11 Julho, 2026 08:41 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Recorde o dia 11 de julho de 1965, que marcou a inauguração do Aeroporto de Faro, hoje Aeroporto Gago Coutinho,

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Supermercado pede para deixar mochilas e malas na entrada. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Supermercado pode exigir aos clientes que deixem as mochilas à entrada? Há regras a cumprir

09:30 11 Julho, 2026 15:03 9 Julho, 2026 | João Luís

Deixar mochilas à entrada de um supermercado pode ser exigido em alguns casos, mas há regras que têm de ser cumpridas

Algarve

Comarca de Olhão assinala 150 anos com apelo à preservação da memória judicial

10:17 11 Julho, 2026 10:17 11 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Intervenção de Nuno Campos Inácio na Comarca de Olhão destacou o valor dos arquivos judiciais na preservação da memória do concelho

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 19:38 10 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Ciência, Edição Papel, Opinião, Política

Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

07:30 11 Julho, 2026 07:11 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando a ciência deixa de orientar a política e passa a ser refém da geopolítica, é como enfrentar uma tempestade depois de abandonar a bússola. Numa crise desta dimensão, renunciar ao conhecimento é escolher a deriva"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Algarve, Cultura, Edição Papel

“Filmes com Estrelas” leva cinema português ao ar livre a 11 freguesias de Loulé

10:00 11 Julho, 2026 11:33 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Exibições gratuitas decorrem ao ar livre, promovendo o cinema português junto de públicos familiares e intergeracionais

Algarve, Edição Papel

Ministra do Ambiente insiste em mapas nas praias para resolver polémica sobre chapéus-de-sol

09:00 11 Julho, 2026 07:44 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Maria da Graça Carvalho diz que os mapas nas praias são uma recomendação sua e não uma obrigação prevista na lei

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Economia, Opinião

A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

18:30 10 Julho, 2026 18:25 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Do ponto de vista da psicologia, a economia azul constitui um contexto privilegiado de desenvolvimento vocacional porque integra ciência, tecnologia, sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e compromisso ambiental"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

“Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido

11:10 10 Julho, 2026 20:59 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve

Há 61 anos Américo Tomás inaugurava o Aeroporto de Faro

08:20 11 Julho, 2026 08:41 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Recorde o dia 11 de julho de 1965, que marcou a inauguração do Aeroporto de Faro, hoje Aeroporto Gago Coutinho,

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Comarca de Olhão assinala 150 anos com apelo à preservação da memória judicial
    Comarca de Olhão assinala 150 anos com apelo à preservação da memória judicial
  • “Filmes com Estrelas” leva cinema português ao ar livre a 11 freguesias de Loulé
    “Filmes com Estrelas” leva cinema português ao ar livre a 11 freguesias de Loulé
  • Supermercado pode exigir aos clientes que deixem as mochilas à entrada? Há regras a cumprir
    Supermercado pode exigir aos clientes que deixem as mochilas à entrada? Há regras a cumprir
  • Ministra do Ambiente insiste em mapas nas praias para resolver polémica sobre chapéus-de-sol
    Ministra do Ambiente insiste em mapas nas praias para resolver polémica sobre chapéus-de-sol
  • Há 61 anos Américo Tomás inaugurava o Aeroporto de Faro
    Há 61 anos Américo Tomás inaugurava o Aeroporto de Faro

Opinião

  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
  • A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal