Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Desporto, Nacional, Opinião

Mulheres (exemplo de superação) são inspiração! | Por Carla Fernandes

Artigo de opinião de Carla Fernandes, vogal da Direção da Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos: “São mais de 40 anos que separam o primeiro jogo da seleção de futebol feminina do seu recente apuramento para o mundial. Será este o atraso que leva a afirmação plena dos direitos das mulheres em Portugal e no mundo?”

19:02 6 Março, 2023 19:28 6 Março, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Carla Fernandes,
vogal da Direção da Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos

No dia 8 de Março assinala-se mais um Dia Internacional da Mulher. Esta celebração foi oficialmente instituída em 1975 pelas Nações Unidas e, atualmente, é comemorada em mais de 100 países que nos fazem recordar o tanto que já foi feito nas últimas décadas e o tanto que ainda há por fazer em matéria de direitos e igualdade. Este ano a data será comemorada com um gosto especial a orgulho. A seleção portuguesa de futebol feminino foi apurada para o Campeonato do Mundo, cuja fase final será disputada na Nova Zelândia na Austrália, entre 20 de Julho e 20 de Agosto. Esta competição mundial conta com a participação de 32 seleções, das quais 12 são europeias e onde se inclui Portugal que se irá estrear no evento. E, apesar da equipa dos Estados Unidos ser favorita ao título, há quem diga que Portugal é um forte candidato à vitória.

Mas quando o futebol nasceu não foi para todos. Durante muitas décadas, esta modalidade foi vista como um desporto exclusivamente masculino onde as mulheres não tinham lugar. Esta realidade tem vindo a mudar e o interesse pelo futebol praticado por mulheres tem vindo a ser crescente. Segundo a FIFA, o último mundial de futebol feminino disputado em 2019 em França foi acompanhado por 1,12 mil milhões de pessoas e a média de audiência por jogo mais do que duplicou quando comparado com o mundial de 2015 no Canadá.

Os primeiros registos de mulheres no futebol datam de 1910 (em França) e de 1911 (na Rússia). Em países como a Itália ou a Alemanha, por exemplo, só se falou em mulheres no futebol após a Primeira Guerra Mundial e mesmo no Brasil os primeiros registos sobre um jogo de futebol disputado no feminino datam de 1921. Em Portugal, é difícil identificar a origem do futebol feminino, mas existem registos de notícias de jogos protagonizados por mulheres realizados em 1935. Ainda a título de exemplo, a seleção nacional portuguesa jogou pela primeira vez em 1981 e só em 1985 é que a Federação Portuguesa de Futebol criou a primeira competição nacional.

São mais de 40 anos que separam o primeiro jogo da seleção de futebol feminina do seu recente apuramento para o mundial. Será este o atraso que leva a afirmação plena dos direitos das mulheres em Portugal e no mundo? Quanto tempo mais terão de esperar as mulheres pelo fim da(s) desigualdade(s)?

Segundo a literatura psicológica existe uma distinção entre desigualdade de oportunidades e desigualdade de resultados. A desigualdade de oportunidades relaciona-se com o acesso desigual (por exemplo, à saúde, emprego ou educação), enquanto a desigualdade de resultados se prende com disparidades de recursos materiais ou condições económicas. As oportunidades reflectem o acesso aos recursos, enquanto os resultados reflectem a propriedade dos mesmos. Desta distinção emerge a ideia de que a igualdade a alcançar deve situar-se não apenas na dimensão da propriedade, mas nas reais oportunidades e opções que permitirão realizar escolhas livres e exercer direitos plenos. Numa situação de igualdade de oportunidades, os resultados dependem apenas de factores pelos quais os indivíduos são responsáveis e não de circunstâncias de desvantagem que lhes são impostas. A literatura aponta que a relação entre a desigualdade de oportunidades e de recursos tangíveis e materiais depende de vários factores, entre eles, o género.

Para além do(s) conceito(s) de desigualdade, pode ainda falar-se de discriminação de género. A discriminação de género corresponde a qualquer acção, voluntária ou involuntária, que exclui ou coloca as pessoas em desvantagem com base no seu género. Esta constitui um dos principais factores preditores de desigualdade, sendo o seu impacto estável ao longo da vida. Embora os homens, em diversas situações, também possam ser negativamente discriminados, a discriminação de género afecta sobretudo as mulheres e é mais grave quando afecta mulheres que pertencem a minorias culturais ou são cidadãs seniores, divorciadas, viúvas ou de família monoparental.

A investigação tem demonstrado que as mulheres enfrentam um risco mais elevado de viver em situações de vulnerabilidade do que os homens. A desigualdade e a discriminação de género que afectam as mulheres podem operar a diversos níveis e em vários contextos, nomeadamente no contexto familiar, escolar, laboral e social, traduzindo-se em problemáticas como a violência doméstica, trabalho não remunerado, maiores jornadas de trabalho, menor estatuto social ou menor acesso à educação. As mulheres representam quase 60% da economia informal, recebem piores salários, estão mais expostas ao risco de desemprego e pobreza, são em maior número na população sénior, mais propensas a viver sozinhas e têm menor acesso a cuidados de saúde específicos (no que diz respeito à saúde sexual e reprodutiva, à prevenção de doenças oncológicas e ao tratamento das doenças que mais as afectam).

Em contexto pessoal e familiar, a realidade de boa parte das mulheres ainda inclui a sobrecarga laboral (por exemplo, trabalho doméstico, cuidado dos filhos e de outros familiares) da qual decorre uma multiplicidade de papéis sociais invisíveis. Trata-se de um quadro de constante vulnerabilidade ao stresse e de desigualdade estrutural profunda. As mulheres estão ainda em maior risco de maus-tratos ao longo da vida, violência e abuso, circunstâncias que se associam a problemas de saúde física e psicológica. Dados recentes sugerem que as mulheres apresentam taxas mais elevadas de stresse, ansiedade, depressão, perturbação de stresse pós-traumático e perturbações do comportamento alimentar, em todas as idades e em todos os grupos sociais. As mulheres também têm uma probabilidade 1.5 mais elevada de tentar o suicídio (embora sejam os homens que apresentam maior probabilidade de morrer por suicídio).

No contexto laboral, a discriminação de género é particularmente pronunciada, pois para além da remuneração desigual, as mulheres estão mais sujeitas a assédio moral e sexual e a regras implícitas que as colocam em desvantagem. As mulheres estão mais sujeitas a estereótipos de género, prevalecendo a percepção de que têm mais características associadas aos afectos (por exemplo, são tolerantes e sinceras) e menos associadas às competências (por exemplo, são menos competitivas e independentes), ao contrário dos homens. Estes mitos levam a avaliações de desempenho enviesadas, onde perante o mesmo nível de desempenho, os homens são avaliados mais positivamente do que as mulheres, influenciando o acesso ao trabalho e à progressão na carreira, representando uma menor probabilidade de acesso das mulheres a posições de chefia e de poder e perpetuando as conhecidas desigualdades salariais: as estatísticas europeias indicam que as mulheres auferem, em média, menos 20% do que os homens, sendo que as mulheres que ganham menos do que os homens têm uma probabilidade significativamente superior de desenvolver sintomatologia depressiva do que seus homólogos do sexo masculino.

Infelizmente, a pandemia COVID-19 veio, como em outras áreas, contribuir para um retrocesso nos esforços e conquistas realizadas até então. Sabe-se que durante e após a pandemia o género feminino esteve e está mais sujeito a abandonar a escola, à exploração sexual, à violência doméstica, à exposição ao risco de infecção (nomeadamente através da prestação de cuidados), às dificuldades de equilibrar a vida pessoal, familiar e profissional.

O conhecimento proveniente da Ciência Psicológica permite compreender as situações e os determinantes da desigualdade e da discriminação. Pela sua compreensão privilegiada destes fenómenos os Psicólogos e as Psicólogas estão bem posicionados para compreender os impactos multidimensionais na Saúde Psicológica das pessoas que vivem situações de desigualdade e discriminação, neste caso específico, com base no género. Sendo que nenhuma intervenção ou política pública é, por si só, suficiente para resolver os desafios associados à desigualdade e à discriminação de género, é necessário implementar uma abordagem integrada e transversal – à saúde, educação, comunidade, habitação, emprego, investigação e media – que tem nos Psicólogos e nas Psicólogas um dos seus principais agentes, pela sua presença nos diversos contextos, pela sua capacidade para criar pontes entre diferentes entidades e pelo seu dever de advocacia em prol da justiça social, neste caso, dirigida às mulheres.

Não sei se a Patrícia Morais, a Carole Costa, a Andreia Norton, a Tatiana Pinto, a Ana Borges, a Diana Silva (só para mencionar algumas das jogadoras da nossa seleção nacional) têm a noção de que a sua capacidade de superação se tornou uma inspiração para muitas mulheres portuguesas e que está a mudar o olhar de muitos homens sobre aquilo que as mulheres são capazes. Da minha parte, fica o compromisso de seguir este Campeonato Mundial de forma aguerrida e de continuar a dar este e outros exemplos de superação, procurando nos contextos onde exerço a minha prática profissional contribuir para promover a justiça social e a equidade e diminuir o sofrimento das mulheres, nomeadamente através da melhoria do seu bem-estar e da qualidade de vida e da facilitação do seu acesso a cuidados de saúde psicológica.

Para mais informações, consulte os documentos “Crise económica, pobreza e desigualdades – Relatório sobre o Impacto Socioeconómico e Saúde Mental” (2020) e “Combater as Desigualdades e a Discriminação – Evidência da Ciência Psicológica e Desafios Societais” (2022), elaborados pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Ser (humano) ou não ser, eis a questão! | Por Carla Fernandes

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Idosa a segurar Cartão de Cidadão.
Europe Direct Algarve Nacional

Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’

19:00 9 Agosto, 2026 16:28 9 Agosto, 2026 | João Luís

Regras da União Europeia geraram dúvidas entre os portugueses. O IRN esclareceu quem precisa de renovar o Cartão de Cidadão e quando

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

15:30 9 Agosto, 2026 00:19 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas, como o FBI ou a NSA, recomendam a melhor opção para a sua segurança entre desligar ou reiniciar o telemóvel

Algarve Economia Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Algarve Edição Papel Opinião

Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

07:30 8 Agosto, 2026 21:13 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Mais do que nunca, Albufeira carece de uma organização rigorosa da mobilidade e da logística, com regras claras, fiscalização e planeamento estratégico"

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Idosa a segurar Cartão de Cidadão.
Europe Direct Algarve, Nacional

Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’

19:00 9 Agosto, 2026 16:28 9 Agosto, 2026 | João Luís

Regras da União Europeia geraram dúvidas entre os portugueses. O IRN esclareceu quem precisa de renovar o Cartão de Cidadão e quando

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

15:30 9 Agosto, 2026 00:19 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas, como o FBI ou a NSA, recomendam a melhor opção para a sua segurança entre desligar ou reiniciar o telemóvel

Algarve, Economia, Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Algarve, Edição Papel, Opinião

Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

07:30 8 Agosto, 2026 21:13 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Mais do que nunca, Albufeira carece de uma organização rigorosa da mobilidade e da logística, com regras claras, fiscalização e planeamento estratégico"

Últimas Notícias

  • Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
    Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
  • Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
    Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
  • “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
    “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’

Opinião

  • A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
    A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento