Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia, Nacional

Mau tempo: Prejuízos de 293 milhões de euros, Governo concede apoios de 185 milhões de euros

Entre as medidas para fazer face aos prejuízos do mau tempo, a ministra da Coesão Territorial destacou o apoio a duas áreas: ambiente e agricultura.

00:01 13 Janeiro, 2023 00:02 13 Janeiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A chuva forte e persistente que caiu em dezembro e este mês causou prejuízos de 293 milhões de euros e o volume dos apoios a conceder ascende a cerca de 185 milhões de euros, anunciou hoje o Governo.

“Foram identificados prejuízos no montante de 293 milhões de euros para o país, sendo que as áreas mais afetadas são os equipamentos e infraestruturas municipais, onde registamos 185 milhões de euros; estradas nacionais e ferrovias, com prejuízos identificados de 44 milhões de euros; e atividades económicas, sobretudo comércio e serviços, com 27,3 milhões de euros”, informou a ministra da Coesão Territorial.

Em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, que decorreu em Algés, concelho de Oeiras (Lisboa), Ana Abrunhosa disse que o volume global dos apoios do Governo “ascende a cerca de 185 milhões de euros”, ressalvando que para uma parte dos danos a responsabilidade é provisória, nomeadamente no que toca aos equipamentos e infraestruturas municipais, em que uma parte da responsabilidade é da administração local.

A informação consta de uma resolução aprovada hoje pelo Governo, em que se “reconhece que as cheias e inundações provocadas pela precipitação intensa e persistente ocorrida em dezembro de 2022 nas regiões Norte, Lisboa, Alentejo e Algarve, bem como a repetição destes episódios em janeiro de 2023 na região do Alto Minho constituem situações excecionais”.

Declarando as cheias e as inundações registadas nos meses de dezembro de 2022 e de janeiro de 2023 como “uma ocorrência natural excecional”, o Governo avançou com “medidas de ação e de apoio extraordinário”, com base no levantamento feito pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), com o apoio de várias entidades no terreno.

Esse levantamento identificou danos e prejuízos em atividades económicas, habitações, equipamentos e infraestruturas municipais e linhas de água, apontou a ministra da Coesão Territorial, referindo que esse procedimento de inventariação e quantificação está já concluído, o que permite ao Conselho de Ministros definir as medidas necessárias.

Relativamente às medidas do Governo, com o volume global de “cerca de 185 milhões de euros”, estima-se 91 milhões de euros para prejuízos em equipamentos e infraestruturas municipais, o que significa que os apoios a conceder serão “no máximo até 60%”, podendo ir de 40% a 60%, consoante a capacidade financeira dos municípios, informou Ana Abrunhosa.

Para as empresas, prevê-se “um pacote de 20 milhões de euros”, através do decreto-lei aprovado no final do ano, que prevê o regime jurídico para apoiar atividades económicas afetadas por ocorrências extremas, com “uma taxa de apoio de 70% não reembolsável”.

Questionada pelos jornalistas sobre a forma como serão disponibilizados estes apoios, Ana Abrunhosa explicou que no caso dos equipamentos e infraestruturas municipais serão abertas ainda este mês candidaturas, que deverão ser enviadas pelas autarquias às respetivas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

“As candidaturas são muito simples. A recolha de dados já foi num formato que permite aos municípios submeter as candidaturas rapidamente”, sublinhou.

Segundo referiu a ministra da Coesão, estas candidaturas terão uma “análise célere” e um “procedimento de fiscalização entre a submissão e a concessão dos apoios”.

Ana Abrunhosa explicou que, no âmbito deste processo de fiscalização, será verificada a existência de seguros, a existência, eventual, de apoios para os danos em causa e depois uma avaliação de aspetos como a “causa efeito” e a confirmação dos valores reportados.

“Gostaríamos de ter este processo fechado no prazo de dois meses, no máximo, para depois fazermos um adiantamento que apoiará os municípios na realização das obras”, apontou.

Relativamente ao apoio às empresas, a governante adiantou que as CCDR estão a preparar os avisos de candidatura, que deverão ser abertos ainda durante este mês.

“Este mês serão abertos os avisos. Terá de haver uma candidatura, que terá um formulário também muito simples. Esse pedido de apoio deverá ser acompanhado por um atestado dos danos ou por um reporte de danos certificado por uma entidade ou por uma pessoa certificada para fazer esses levantamentos”, explicou.

Ana Abrunhosa estimou que a decisão dos apoios possa ser tomada no prazo de um mês, sendo depois dado um adiantamento de 20% do valor dos prejuízos.

Em 22 de dezembro, o Governo aprovou a criação de um instrumento jurídico para apoiar as empresas afetadas por situações adversas, inclusive incêndios e inundações, “com prejuízos diretos até 200 mil euros”, a ser acionado através de resolução do Conselho de Ministros.

Entre as medidas para fazer face aos prejuízos do mau tempo, a ministra da Coesão Territorial destacou o apoio a duas áreas: ambiente e agricultura.

Na área do ambiente, o Governo destina 11 milhões de euros, para “assoreamentos, renaturalização, correção de constrangimentos, reparação e reforço de margens de linhas de água”.

Considerando os danos registados na agricultura no Alentejo e no Norte, estão previstos 10 milhões de euros “para reposição de animais e para recuperação de ativos físicos das explorações agrícolas afetadas”, informou Ana Abrunhosa.

Desde as primeiras inundações registadas nos dias 07 e 08 de dezembro, afetando sobretudo os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, o Governo manifestou-se disponível para apoiar os municípios afetados pelo mau tempo, devendo as autarquias fazer o levantamento dos prejuízos até, no máximo, 15 de janeiro.

Entre os balanços anunciados pelos municípios, Lisboa deu conta de “um prejuízo total de 49 milhões de euros”, o valor concelhio mais alto, Loures contabilizou um total de 32 milhões, Oeiras somou 19 milhões (ainda estão por contabilizar os danos verificados em habitações privadas), Cascais indicou cerca de 18,2 milhões, Odivelas anunciou cerca de sete milhões e Amadora apontou cerca de dois milhões.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Algarve Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 17:06 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparado a uma “Mykonos portuguesa”

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Nacional

Vem aí uma ‘brasa’ com temperaturas até 42 ºC: calor aperta a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

21:10 20 Junho, 2026 20:49 20 Junho, 2026 | Luís Santos

A temperatura vai subir nos próximos dias em Portugal continental e poderá atingir valores próximos dos 42ºC em algumas regiões

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor extremo: temperaturas até 44 graus em Portugal e este será o dia mais quente

06:00 20 Junho, 2026 16:00 19 Junho, 2026 | João Luís

Dias de calor intenso, com temperaturas muito acima do normal. Há um dia em particular que deverá concentrar os valores mais elevados

Ralo entupido. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente

19:50 20 Junho, 2026 18:40 20 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Se a água do duche demora a desaparecer, há um truque simples que pode ajudar a desentupir o ralo em pouco tempo

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Algarve Tempo

Vai à praia no Algarve? Veja como vai estar a temperatura da água nos próximos dias

17:40 20 Junho, 2026 17:18 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperatura da água do mar no Algarve deverá manter-se fresca nos próximos dias, com valores próximos dos 18 ºC a 19 ºC em várias praias

Algarve Política

Ana Paula Martins candidata-se à liderança da concelhia do PS de Tavira

14:50 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A candidata defende uma estrutura partidária “unida, participativa e aberta a todos os militantes” e promete reforçar a ligação do partido à comunidade

Opinião Saúde

Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves

07:30 20 Junho, 2026 19:49 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Manter uma rotina de cuidado, evitar fatores desencadeantes e procurar ajuda dos profissionais de saúde é fundamental para controlar sintomas e ter melhor qualidade de vida"

António Rosa.
Algarve

“Maior trauma da minha vida”: ex-concorrente do Casados à Primeira Vista é detido no Mercado de Faro e ‘culpa’ o filho pela noite na cela

18:50 19 Junho, 2026 13:13 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de sair de "Casados à Primeira Vista", António Rosa diz ter vivido o momento mais duro da sua vida, numa detenção inesperada em Faro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Portugal vai ter cortes de luz prolongados nestas datas: veja as zonas afetadas

18:00 19 Junho, 2026 13:59 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estão previstos cortes de luz programados em várias zonas do país durante os dias 21 e 28 de junho. Algumas interrupções poderão prolongar-se durante várias horas

Pão congelado. Crédito: DR
Saúde

Poupar e não só: especialistas revelam que congelar o pão pode torná-lo mais saudável e a razão pode surpreender

17:30 19 Junho, 2026 15:33 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um estudo mostra que congelar, descongelar e tostar o pão pode reduzir o pico de açúcar no sangue após a refeição

Bomba de gasolina.
Auto Economia

Vem aí uma descida nos combustíveis e há um que vai destacar-se: saiba qual pode ficar 10 cêntimos mais barato

16:20 18 Junho, 2026 16:06 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Pode vir aí um alívio inesperado na bomba já na próxima semana, impulsionado por um acordo que mexeu com o mercado mundial

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Crocodilo. Crédito: magnific
Animais Europa

Criança de 3 anos gravemente ferida após ser atirada aos crocodilos em Inglaterra: suspeito foi detido

19:50 19 Junho, 2026 16:25 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A criança de três anos ficou gravemente ferida depois de ter sido atirada para o recinto dos crocodilos num jardim zoológico em Inglaterra

Mulher a regar plantas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A sua planta parece saudável? Há um erro comum na rega que pode estar a passar despercebido

18:30 19 Junho, 2026 18:15 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Folhas caídas nem sempre significam falta de água. Há sinais menos óbvios que podem revelar se está a regar as plantas da forma errada

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Algarve, Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 17:06 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparado a uma “Mykonos portuguesa”

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Nacional

Vem aí uma ‘brasa’ com temperaturas até 42 ºC: calor aperta a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

21:10 20 Junho, 2026 20:49 20 Junho, 2026 | Luís Santos

A temperatura vai subir nos próximos dias em Portugal continental e poderá atingir valores próximos dos 42ºC em algumas regiões

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor extremo: temperaturas até 44 graus em Portugal e este será o dia mais quente

06:00 20 Junho, 2026 16:00 19 Junho, 2026 | João Luís

Dias de calor intenso, com temperaturas muito acima do normal. Há um dia em particular que deverá concentrar os valores mais elevados

Ralo entupido. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente

19:50 20 Junho, 2026 18:40 20 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Se a água do duche demora a desaparecer, há um truque simples que pode ajudar a desentupir o ralo em pouco tempo

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Algarve, Tempo

Vai à praia no Algarve? Veja como vai estar a temperatura da água nos próximos dias

17:40 20 Junho, 2026 17:18 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperatura da água do mar no Algarve deverá manter-se fresca nos próximos dias, com valores próximos dos 18 ºC a 19 ºC em várias praias

Algarve, Política

Ana Paula Martins candidata-se à liderança da concelhia do PS de Tavira

14:50 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A candidata defende uma estrutura partidária “unida, participativa e aberta a todos os militantes” e promete reforçar a ligação do partido à comunidade

Opinião, Saúde

Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves

07:30 20 Junho, 2026 19:49 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Manter uma rotina de cuidado, evitar fatores desencadeantes e procurar ajuda dos profissionais de saúde é fundamental para controlar sintomas e ter melhor qualidade de vida"

António Rosa.
Algarve

“Maior trauma da minha vida”: ex-concorrente do Casados à Primeira Vista é detido no Mercado de Faro e ‘culpa’ o filho pela noite na cela

18:50 19 Junho, 2026 13:13 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de sair de "Casados à Primeira Vista", António Rosa diz ter vivido o momento mais duro da sua vida, numa detenção inesperada em Faro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Portugal vai ter cortes de luz prolongados nestas datas: veja as zonas afetadas

18:00 19 Junho, 2026 13:59 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estão previstos cortes de luz programados em várias zonas do país durante os dias 21 e 28 de junho. Algumas interrupções poderão prolongar-se durante várias horas

Pão congelado. Crédito: DR
Saúde

Poupar e não só: especialistas revelam que congelar o pão pode torná-lo mais saudável e a razão pode surpreender

17:30 19 Junho, 2026 15:33 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um estudo mostra que congelar, descongelar e tostar o pão pode reduzir o pico de açúcar no sangue após a refeição

Bomba de gasolina.
Auto, Economia

Vem aí uma descida nos combustíveis e há um que vai destacar-se: saiba qual pode ficar 10 cêntimos mais barato

16:20 18 Junho, 2026 16:06 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Pode vir aí um alívio inesperado na bomba já na próxima semana, impulsionado por um acordo que mexeu com o mercado mundial

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia, Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Crocodilo. Crédito: magnific
Animais, Europa

Criança de 3 anos gravemente ferida após ser atirada aos crocodilos em Inglaterra: suspeito foi detido

19:50 19 Junho, 2026 16:25 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A criança de três anos ficou gravemente ferida depois de ter sido atirada para o recinto dos crocodilos num jardim zoológico em Inglaterra

Mulher a regar plantas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A sua planta parece saudável? Há um erro comum na rega que pode estar a passar despercebido

18:30 19 Junho, 2026 18:15 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Folhas caídas nem sempre significam falta de água. Há sinais menos óbvios que podem revelar se está a regar as plantas da forma errada

Últimas Notícias

  • Vem aí uma ‘brasa’ com temperaturas até 42 ºC: calor aperta a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Vem aí uma ‘brasa’ com temperaturas até 42 ºC: calor aperta a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • “Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”
    “Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”
  • Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
  • Portugal vai ter cortes de água prolongados nestas datas: veja as regiões afetadas
    Portugal vai ter cortes de água prolongados nestas datas: veja as regiões afetadas
  • Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente
    Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente

Opinião

  • Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
    Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
    Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
  • 10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
    10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal