Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Edição Papel, Nacional

Contestada construção da dessalinizadora em Albufeira por provocar “crime ambiental”

Em causa a descarga diária para o mar de “60.500 toneladas do veneno com metais pesados que provocam cancro”

14:00 11 Fevereiro, 2024 13:52 11 Fevereiro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Vários grupos de pessoas que estão contra a construção de uma estação dessalinizadora no Algarve manifestaram esta quarta-feira a sua oposição ao projeto, que consideram ir provocar um “crime ambiental” na Praia da Falésia, no concelho de Albufeira.

“Estamos na praia da Falésia, considerada uma das 10 praias mais bonitas do mundo, e somos contra a construção de uma dessalinizadora que vai criar problemas de contaminação e poluição, como a salmoura que vai ser atirada nas nossas costas”, disse Paolo Funassi, do grupo informal de estrangeiros no Algarve que assegura ter 2.300 simpatizantes.

Este grupo, juntamente com o movimento ambiental Amar o Mar e a Plataforma Água Sustentável (PAS), deram uma conferência de imprensa improvisada numa das entradas daquela praia para explicar a sua posição.

Estas entidades estão contra aquilo que classificam como um “crime ambiental” com a construção de uma dessalinizadora em Albufeira, que vai implicar, diariamente, a descarga para o mar de “60.500 toneladas do veneno com metais pesados que provocam cancro”.

Presente também na conferência de imprensa, Álbida Ferreiro, que pertence ao grupo de Estrangeiros no Algarve, estava em representação da família que é proprietária dos 12 hectares onde se pretende construir a nova unidade transformadora de água salgada em água doce.

Ferreiro explicou que receberam a carta de expropriação do terreno por 600.000 euros a 27 de dezembro último, mas que em 25 de janeiro a família contestou esse pedido, estando ainda à espera de uma resposta.

Os proprietários não aceitam vender o terreno e Álbida Ferreiro explicou que a sua família imigrou há 20 anos para Portugal, proveniente da Galiza (Espanha), sendo o sonho do seu pai a construção de um lar de idosos nos terrenos alvo da expropriação.

Álbida Ferreiro também se mostrou “muito preocupada” com a probabilidade de haver uma “grande desvalorização”, provocada pela proximidade da dessalinizadora, no preço de cerca de 200 apartamentos que a família está a construir num outro terreno próximo da Praia da Falésia.

Associações promovem assinatura de uma petição pública contra o projeto

As associações que contestam a construção da estação dessalinizadora, classificando-a como um “crime ambiental”, estão a promover a assinatura de uma petição pública contra esse projeto.

De acordo com o texto da petição, a estação “não assegura o acesso universal e equitativo à água potável”, como foi assumido por Portugal nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, “na medida em que será entregue a uma empresa público-privada, que será compensada sempre que não tenha necessidade de tratar e vender água”.

O texto também defende que a eficácia deste projeto é reduzida, pois “apenas responderá às necessidades anuais de cerca de 100.000 consumidores”, quando o Algarve tem mais de 400.000 habitantes na época baixa.

A plataforma contestatária vai lançar uma “campanha de sensibilização” para a sua causa com a distribuição de panfletos nos cafés, restaurantes e estabelecimentos hoteleiros da região.

“Vamos lançar esta campanha porque quase ninguém fala nestas questões” aqui no Algarve, disse Paolo Funassi.

A estrutural falta de água no Algarve levou o Governo, em meados de 2023, a tomar a decisão de construir uma central de dessalinização no concelho de Albufeira.

O projeto esteve em consulta pública até 19 de dezembro último e o concurso para a obra de construção dessa unidade deveria ter sido aberto até finais de janeiro.

A empresa Águas do Algarve ainda não conseguiu expropriar todos os prédios rústicos necessários para implementar a estação, sendo imprevisível o impacto que isso vai ter para o início das obras.

Leia também: Plataforma Água Sustentável está contra a dessalinizadora no Algarve

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Algarve Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Chefe Nuno Martins.
Algarve Edição Papel Gastronomia

“Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

18:20 7 Novembro, 2026 15:39 4 Novembro, 2026

O chef Nuno Martins e a mulher, Manuela João, arriscaram tudo para abrir o NUMA, em Portimão, e já foram reconhecidos pelo Guia Michelin

Algarve Edição Papel Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Algarve, Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Chefe Nuno Martins.
Algarve, Edição Papel, Gastronomia

“Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

18:20 7 Novembro, 2026 15:39 4 Novembro, 2026

O chef Nuno Martins e a mulher, Manuela João, arriscaram tudo para abrir o NUMA, em Portimão, e já foram reconhecidos pelo Guia Michelin

Algarve, Edição Papel, Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve, Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Últimas Notícias

  • Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
    Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
  • Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
    Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
    Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
  • Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
    Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal