Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fuzeta, Ria Formosa
Fuzeta, Ria Formosa. Crédito: RTA
Algarve, Vida & Lazer

Festival de natureza percorre Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António

Edição de 2026 estende-se pela primeira vez aos cinco concelhos da Ria Formosa e aposta na descoberta do património natural

18:20 15 Setembro, 2026 18:29 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve Nature Fest regressa entre 25 e 27 de setembro com uma edição centrada na Ria Formosa e, pela primeira vez, com atividades distribuídas pelos cinco concelhos que integram este território: Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.

Promovido pelo Turismo do Algarve, o festival propõe três dias de contacto com a natureza, através de experiências destinadas a aproximar residentes e visitantes da biodiversidade, das paisagens e do património natural e cultural da região.

A edição realiza-se num momento em que a Ria Formosa voltou a ganhar projeção internacional. O Parque Natural da Ria Formosa ocupa a 10.ª posição no ranking dos melhores destinos europeus para observação de aves em 2026, elaborado a partir de 115 locais reconhecidos internacionalmente. O estudo destaca a possibilidade de observar mais de 200 espécies num único dia e a presença regular de mais de 20 mil aves aquáticas durante o inverno.

Atividades gratuitas e programa dedicado às escolas

Nos dias 26 e 27 de setembro, o público poderá participar em atividades gratuitas de turismo de natureza, entre caminhadas interpretativas, passeios de bicicleta, canoagem, observação de aves, passeios de barco e outras experiências ao ar livre. As iniciativas decorrem em diferentes pontos dos cinco concelhos e estão sujeitas a reserva prévia.

O festival arranca, porém, no dia 25, com uma jornada especialmente dirigida à comunidade escolar. Estão previstas 25 sessões para 512 alunos dos cinco concelhos, numa programação orientada para o conhecimento da biodiversidade e para a sensibilização ambiental através do contacto direto com a Ria Formosa.

Passeios em embarcações ecológicas, observação e identificação de aves, fauna e flora, percursos de bicicleta, caminhadas e observação de flamingos estão entre as experiências preparadas para os mais jovens.

Promoção internacional e oportunidades para empresas da região

A edição deste ano inclui igualmente uma componente dirigida a operadores turísticos, imprensa e empresas do setor. Entre 24 e 27 de setembro, a Região de Turismo do Algarve, em articulação com a Associação Turismo do Algarve, promove uma viagem de familiarização com operadores internacionais, destinada a apresentar a oferta regional de turismo de natureza e a aproximar esses profissionais das empresas e agentes locais.

No mesmo período decorre ainda uma viagem de imprensa integrada no projeto “Internacionalizar + Algarve 3.0 – Algarve 2030”, com experiências que incluem um passeio de barco até à Ilha Deserta e à Ilha da Culatra, observação de aves na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e um percurso pela Ria Formosa com passagens por Santa Luzia, Fuseta, Olhão e pelas Salinas do Grelha.

No dia 26 está também previsto um encontro B2B entre operadores internacionais e empresas turísticas algarvias, com o objetivo de criar oportunidades de contacto, parceria e comercialização. A iniciativa dá continuidade ao modelo da edição anterior, em que foram realizadas mais de 100 reuniões de trabalho entre profissionais do setor regional e operadores internacionais.

O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, destaca a dimensão territorial e promocional desta edição: “esta edição do Algarve Nature Fest tem uma dimensão especial ao levar, pela primeira vez, o festival aos cinco concelhos da Ria Formosa. Queremos proporcionar a residentes e visitantes novas formas de descobrir este território extraordinário, valorizando a natureza, as paisagens, a biodiversidade, as comunidades e a identidade dos lugares. Mas queremos também projetar esta riqueza junto dos mercados internacionais”.

“As viagens de familiarização com operadores e imprensa e o encontro entre profissionais e empresas da região permitem transformar o conhecimento do território em novas oportunidades de promoção e negócio, contribuindo para diversificar a procura e reforçar a atratividade do Algarve ao longo de todo o ano. O recente reconhecimento da Ria Formosa entre os melhores destinos europeus para observação de aves vem reforçar esse potencial”, acrescenta.

Com esta edição, o Algarve Nature Fest reforça a aposta na valorização do património natural e na afirmação do turismo de natureza como uma componente diferenciadora da oferta turística regional, conjugando atividades abertas ao público, educação ambiental e promoção junto de mercados e profissionais internacionais.

Leia também: Adeus Ayamonte? Mercadona vai abrir a sua primeira loja no Algarve já nesta data e esta será a localização

Humidade em casa arrendada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por AI
Nacional

Humidade numa casa arrendada: saiba se paga o senhorio ou o inquilino segundo a lei

15:40 15 Setembro, 2026 14:57 15 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A lei estabelece regras para os casos de humidade em casas arrendadas e a origem do problema pode mudar quem tem de pagar

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia

Adeus Ayamonte? Mercadona vai abrir a sua primeira loja no Algarve já nesta data e esta será a localização

11:10 15 Setembro, 2026 11:16 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entrada da Mercadona no Algarve já tem data e local definidos: primeira loja da cadeia na região abre em Portimão

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Bónus das pensões e descida do IRS avançam esta semana: saiba quem recebe e quando chega o dinheiro

12:00 15 Setembro, 2026 03:07 15 Setembro, 2026 | João Luís

Governo prepara bónus extraordinário para pensionistas e nova descida do IRS. Saiba quem deverá beneficiar e quando chega o dinheiro

Economia Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Algarve Saúde

Cuida de alguém em casa? Há um apoio para quem está no Algarve e não precisa do Estatuto do Cuidador Informal

10:50 15 Setembro, 2026 10:37 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Cuidadores que acompanhem alguém há pelo menos dois meses podem ser sinalizados para um apoio no Algarve, mesmo sem estatuto reconhecido

Saúde

DGS recomenda fechar as janelas esta terça-feira: estas são as regiões mais afetadas

13:30 15 Setembro, 2026 13:19 15 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Crianças, idosos e pessoas com determinados problemas de saúde estão entre os grupos que devem ter cuidados redobrados devido à fraca qualidade do ar, avisa a DGS

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal? Previsões mostram o que esperar até ao final de setembro

11:30 15 Setembro, 2026 02:49 15 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva vai regressar na segunda metade de setembro? Meteored e IPMA mostram o que esperar da precipitação em Portugal até ao final do mês

Dia de chuva
Tempo

Chuva ‘volta’ a Portugal neste dia e estas serão as únicas regiões afetadas

16:00 15 Setembro, 2026 23:53 14 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão do IPMA para o dia 16 de setembro aponta para períodos de chuva fraca ou aguaceiros nos arquipélagos

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

San Miguel de Allende, México. Crédito: Magnific
Mundo

Foi considerada a melhor cidade do mundo em 2026 e muitos nunca pensariam neste destino: conheça a sua lcalização

19:00 15 Setembro, 2026 16:45 15 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de viajantes voltaram a escolher a mesma ciade como a melhor do mundo e os motivos estão longe de ser óbvios

Algarve Cultura

Orquestra do Algarve abre nova temporada do Teatro Lethes em Faro

18:40 15 Setembro, 2026 18:43 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova temporada leva ao palco do Lethes nomes e companhias nacionais e internacionais, numa programação que termina em dezembro

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Barragem de Odeleite. Crédito: Foto DR
Algarve

Fotografia aérea de 2015 revelou um “dragão azul” escondido nesta localidade no Algarve e tornou-se popular na China

18:50 15 Setembro, 2026 16:07 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Imagem aérea mostrou o contorno da Barragem de Odeleite, em Castro Marim, e levou a albufeira a ser conhecida como o “Rio do Dragão Azul”

Humidade em casa arrendada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por AI
Nacional

Humidade numa casa arrendada: saiba se paga o senhorio ou o inquilino segundo a lei

15:40 15 Setembro, 2026 14:57 15 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A lei estabelece regras para os casos de humidade em casas arrendadas e a origem do problema pode mudar quem tem de pagar

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia

Adeus Ayamonte? Mercadona vai abrir a sua primeira loja no Algarve já nesta data e esta será a localização

11:10 15 Setembro, 2026 11:16 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entrada da Mercadona no Algarve já tem data e local definidos: primeira loja da cadeia na região abre em Portimão

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Bónus das pensões e descida do IRS avançam esta semana: saiba quem recebe e quando chega o dinheiro

12:00 15 Setembro, 2026 03:07 15 Setembro, 2026 | João Luís

Governo prepara bónus extraordinário para pensionistas e nova descida do IRS. Saiba quem deverá beneficiar e quando chega o dinheiro

Economia, Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Algarve, Saúde

Cuida de alguém em casa? Há um apoio para quem está no Algarve e não precisa do Estatuto do Cuidador Informal

10:50 15 Setembro, 2026 10:37 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Cuidadores que acompanhem alguém há pelo menos dois meses podem ser sinalizados para um apoio no Algarve, mesmo sem estatuto reconhecido

Saúde

DGS recomenda fechar as janelas esta terça-feira: estas são as regiões mais afetadas

13:30 15 Setembro, 2026 13:19 15 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Crianças, idosos e pessoas com determinados problemas de saúde estão entre os grupos que devem ter cuidados redobrados devido à fraca qualidade do ar, avisa a DGS

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal? Previsões mostram o que esperar até ao final de setembro

11:30 15 Setembro, 2026 02:49 15 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva vai regressar na segunda metade de setembro? Meteored e IPMA mostram o que esperar da precipitação em Portugal até ao final do mês

Dia de chuva
Tempo

Chuva ‘volta’ a Portugal neste dia e estas serão as únicas regiões afetadas

16:00 15 Setembro, 2026 23:53 14 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão do IPMA para o dia 16 de setembro aponta para períodos de chuva fraca ou aguaceiros nos arquipélagos

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

San Miguel de Allende, México. Crédito: Magnific
Mundo

Foi considerada a melhor cidade do mundo em 2026 e muitos nunca pensariam neste destino: conheça a sua lcalização

19:00 15 Setembro, 2026 16:45 15 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de viajantes voltaram a escolher a mesma ciade como a melhor do mundo e os motivos estão longe de ser óbvios

Algarve, Cultura

Orquestra do Algarve abre nova temporada do Teatro Lethes em Faro

18:40 15 Setembro, 2026 18:43 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova temporada leva ao palco do Lethes nomes e companhias nacionais e internacionais, numa programação que termina em dezembro

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Barragem de Odeleite. Crédito: Foto DR
Algarve

Fotografia aérea de 2015 revelou um “dragão azul” escondido nesta localidade no Algarve e tornou-se popular na China

18:50 15 Setembro, 2026 16:07 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Imagem aérea mostrou o contorno da Barragem de Odeleite, em Castro Marim, e levou a albufeira a ser conhecida como o “Rio do Dragão Azul”

Últimas Notícias

  • Nem Alte nem Pedralva: esta aldeia no Algarve tem 50 habitantes e tornou-se um exemplo de revitalização
    Nem Alte nem Pedralva: esta aldeia no Algarve tem 50 habitantes e tornou-se um exemplo de revitalização
  • Foi considerada a melhor cidade do mundo em 2026 e muitos nunca pensariam neste destino: conheça a sua lcalização
    Foi considerada a melhor cidade do mundo em 2026 e muitos nunca pensariam neste destino: conheça a sua lcalização
  • Fotografia aérea de 2015 revelou um “dragão azul” escondido nesta localidade no Algarve e tornou-se popular na China
    Fotografia aérea de 2015 revelou um “dragão azul” escondido nesta localidade no Algarve e tornou-se popular na China
  • Orquestra do Algarve abre nova temporada do Teatro Lethes em Faro
    Orquestra do Algarve abre nova temporada do Teatro Lethes em Faro
  • Festival de natureza percorre Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António
    Festival de natureza percorre Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António

Opinião

  • O sabor da liberdade | Por Ana Alexandra Resende
    O sabor da liberdade | Por Ana Alexandra Resende
  • História de Tavira: As origens – Parte 1 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: As origens – Parte 1 | Por José Manuel do Carmo
  • Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
    Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • José Apolinário defende um capítulo regional nos fundos europeus 2028-2034
    José Apolinário defende um capítulo regional nos fundos europeus 2028-2034
  • Tribunal da União Europeia decidiu: estes trabalhadores foram despedidos em 1993 e têm direito a indemnização 33 anos depois
    Tribunal da União Europeia decidiu: estes trabalhadores foram despedidos em 1993 e têm direito a indemnização 33 anos depois
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento