Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Paula Cosme Pinto - Foi jornalista do Expresso durante 10 anos, mas mudou-se para o outro lado da barricada para trabalhar em consultoria e integrar a equipa criativa d’O Apartamento. Há sete anos criou A Vida de Saltos Altos, cujas crónicas femininas foram publicadas em livro em 2011. E em 2012 lançou “Os Segredos da Maleta Vermelha”, um livro cheio de mel e piri-piri. Adora observar pessoas, mas odeia rótulos: mais do que consultora, blogger ou jornalista, assume-se como mulher. Das que gostam de contar histórias.
Nacional, Opinião

Então e os homens, também não sofrem violência? | Por Paula Cosme Pinto

Abuso sexual, casamento forçado, mutilação genital, violência doméstica e obstétrica: são inúmeras as agressões vividas desproporcionalmente por meninas e mulheres. Portanto, sim, que se assinale o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. E que se fale especificamente sobre elas, nós. Nem tudo pode ser sempre sobre eles

11:09 25 Novembro, 2022 11:33 25 Novembro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Assinala-se esta semana o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e a pergunta que serve de título a este texto continua a ser feita como contraponto. Afinal, porque temos de trazer o género para a conversa, quando o tema é violência? Pensemos nas notícias que nos chegam diariamente: espancamentos e homicídios em situações de violência doméstica, casamentos forçados, mutilação genital, tráfico humano, exploração sexual, os chamados “crimes de honra”, privação de acesso à educação e de direitos reprodutivos, monitorização policial à roupa que se veste, violência obstétrica, assédio sexual, violações, estas ainda tão comuns em contextos tão díspares quanto os conflitos armados ou, até mesmo, o casamento. O denominador comum? Maioritariamente, as vítimas são meninas, raparigas ou mulheres. Portanto, falemos sobre elas, sim.

A 25 de novembro, realiza-se também por cá a Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. É importante que existam movimentos civis e datas simbólicas como esta porque urge agitarem-se consciências para todas as formas de agressão sistémicas que afetam desproporcionalmente as pessoas do sexo feminino. Tal como refere a Convenção de Istambul, trata-se de agressões que são, não só, uma constante “violação grave dos direitos humanos das mulheres e raparigas”, como representam “um grande obstáculo à realização da igualdade” entre géneros, mundo fora.

Mas há outro dado a salientar nesta agonizante equação, mesmo que possa soar incómodo aos olhos dos mais defensivos da honra masculina, pela potencial generalização que comporta: na esmagadora maioria dos casos, os agressores são homens. Isto significa que todos os homens são potenciais agressores de mulheres? Não. Mas é ao acaso que a larga maioria das vítimas são mulheres e os agressores são homens? Também não. Historicamente, a violência masculina exercida sobre raparigas e mulheres é a base das relações de poder instituídas entre uns e outras. Uma base que nos serve de regra do jogo até hoje no que toca a mentalidades, mesmo que a legislação já exija o contrário.

Subordinar as mulheres é, também, um mecanismo de regulação social, uma estratégia que vai alimentando a continuidade ao status quo, garantindo a dominação delas e o poderio deles. E quanto mais elas, nós, forem discriminadas, violentadas, amedrontadas, privadas de direitos básicos, opiniões, vontades, livre-arbítrio, menos possibilidades de progresso e de ascensão terão. Em última instância, porque estamos a lutar pela manutenção da nossa segurança física e psicológica numa base diária. Em muitos casos, a lutar mesmo pela sobrevivência. E isso dá-nos imenso trabalho, acreditem.

EM 2022, HÁ MULHERES QUE SÃO TORTURADAS, ESCRAVIZADAS, VENDIDAS COMO MERCADORIA

Sim, aparentemente o mundo evoluiu. Não estamos no patamar da Idade Média, é certo, mas também não estamos assim tão distantes de algumas das atrocidades cometidas nessa altura quando pensamos nas realidades que estão a ser vividas neste preciso momento em países como, por exemplo, o Afeganistão, onde as mulheres estão a ser apagadas da sociedade, enclausuradas nas suas casas, privadas de estudar, de trabalhar, de ter conta bancária, de dar um passo que seja sem autorização masculina, mortas sem direito a defesa caso ousem um ato de liberdade individual. No Irão, mulheres e adolescentes são mortas à pancada por se recusarem a usar o véu islâmico. Na Ucrânia, multiplicam-se os relatos de mulheres violadas por soldados russos, numa perpetuação abjeta da violência sexual como arma da guerra. Meninas e mulheres em campos de refugiados, fugidas da Síria, passam pelo mesmo, inclusive às mãos de quem as devia proteger. Um pouco por todo o mundo, mulheres continuam a ser traficadas, ora para exploração sexual, ora para serviço doméstico em regime de escravatura.

Organismos como a UN, a OMS, a Comissão Europeia ou o Instituto Europeu para a Igualdade de Género continuam a apresentar-nos números tão hediondos como o facto de que a cada minuto que passa, 28 meninas são forçadas a casar. Ou que, diariamente, há 8 mil meninas que estão em risco de sofrerem mutilação genital. E que mais de 5 mil mulheres e raparigas são mortas todos os anos nos chamados “crimes de honra”, regra geral cometidos pelos seus próprios pais, irmãos, maridos ou pretendentes despeitados.

A CADA 20 MINUTOS HÁ UMA DENÚNCIA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM PORTUGAL

Amiúde há quem diga que tudo o que está supramencionado acontece lá longe, e que, por cá, falamos de barriga cheia. Mas será mesmo assim? Vamos lá a números, sempre os números: na Europa, cerca de 23% das mulheres, entre os 15 e os 49 anos, já sofreu alguma forma de violência física ou sexual por parte de um parceiro íntimo pelo menos uma vez na vida. Dados de um estudo da OMS, publicado na Lancet, este ano, com base em informações recolhidas junto de mais de dois milhões de mulheres.

Sabemos também que a violência doméstica é o crime mais participado no nosso país. A cada 20 minutos há uma denúncia de violência doméstica em Portugal. Só em 2021, a PSP e a GNR contabilizaram 26.511 ocorrências. Das mais de 35 mil vítimas, 75% eram do sexo feminino. Morreram 23 pessoas neste contexto, e 16 delas eram mulheres. Sabemos também que, só este ano, foram assassinadas 28 mulheres desde janeiro, 22 delas em relações de intimidade. Em 55% dos casos, existia conhecimento de violência prévia contra a vítima. Como é que nada foi feito para proteger estas mulheres?

Voltando a 2021, houve 374 denúncias por violação de mulheres em Portugal. Estamos a falar de mais de uma mulher por dia, e estes são somente os casos que chegaram às autoridades. Bem sabemos como o silêncio continua a ser demasiadas vezes a regra, num país onde roubos de carros e telemóveis têm processos penais mais pesados do que uma violação. E onde existem tribunais que, ainda há poucos meses, alegaram ter sido uma questão de “fraqueza humana” o facto de um GNR ter violado uma detida. Ou que, no início deste verão, consideraram que carícias por baixo da roupa, nas “partes íntimas” de alunas de sete anos “não configuram um crime de abuso sexual”, suspendendo a pena efetiva aplicada ao professor em causa.

Será tudo isto um grande acaso? Um bocadinho de honestidade nesta resposta ficava-nos bem enquanto sociedade. Mesmo que isso exija questionarmos os nossos próprios comportamentos e privilégios.

Detida cidadã alemã no Algarve procurada por contrariar ordem de entrega dos filhos menores ao pai
  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL
Organizações feministas em marcha por todo o país para denunciar violência contra as mulheres

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa

18:30 9 Agosto, 2026 16:53 9 Agosto, 2026 | João Luís

Pode estar a perder dinheiro sem se aperceber. Descubra qual é o valor que define o acesso aos apoios do Estado e veja se está incluído

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Algarve Economia Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Reformados de férias. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional Vida & Lazer

Esta região portuguesa com 300 dias de sol por ano é um ‘paraíso’ para reformados americanos pela ‘incrível’ qualidade de vida

09:30 9 Agosto, 2026 08:44 9 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Região portuguesa atrai estrangeiros reformados graças ao clima, à segurança e ao estilo de vida junto ao mar

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa

18:30 9 Agosto, 2026 16:53 9 Agosto, 2026 | João Luís

Pode estar a perder dinheiro sem se aperceber. Descubra qual é o valor que define o acesso aos apoios do Estado e veja se está incluído

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia, Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Algarve, Economia, Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Reformados de férias. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Esta região portuguesa com 300 dias de sol por ano é um ‘paraíso’ para reformados americanos pela ‘incrível’ qualidade de vida

09:30 9 Agosto, 2026 08:44 9 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Região portuguesa atrai estrangeiros reformados graças ao clima, à segurança e ao estilo de vida junto ao mar

Últimas Notícias

  • Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
    Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
  • Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
    Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
  • “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
    “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’

Opinião

  • A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
    A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento