Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

“É irrisório e ofensivo”: esta emblemática loja portuguesa com mais de 135 anos enfrenta tribunal para ‘sobreviver’

Loja histórica e emblemática com mais de 135 anos enfrenta disputa com senhorio que pode levar ao fecho e decisão nos tribunais

15:00 27 Junho, 2025 20:51 28 Junho, 2025 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma das lojas mais antigas e emblemáticas de Portugal, com mais de 135 anos de história e reconhecida pelo seu tradicional licor, enfrenta uma ordem de encerramento iminente. O conflito opõe os atuais gerentes da loja a um investidor estrangeiro que adquiriu o edifício onde o estabelecimento funciona. O desfecho poderá mesmo ser decidido nos tribunais.

A ginjinha do Rossio em risco

Trata-se da Ginjinha Sem Rival, localizada na zona do Rossio, em Lisboa. O novo proprietário do prédio, um empresário alemão, denunciou o contrato de arrendamento do espaço, após ter instalado um hotel no mesmo edifício. A intenção é reabilitar toda a área, o que implicaria o encerramento da loja centenária, conhecida pela venda do tradicional licor de ginja desde 1890.

O gerente da loja, bisneto do fundador, garantiu à agência Lusa que irá “lutar até ao fim” para manter o negócio aberto. Defende que a loja está protegida pelo programa municipal “Lojas com História” até ao final de 2027 e que, por esse motivo, não aceita a ordem de despejo. O caso deverá agora seguir para tribunal, onde a validade do contrato e o alcance da legislação de proteção serão avaliados.

A intervenção da Câmara de Lisboa

Segundo a Lusa, a Câmara Municipal de Lisboa, através do vereador responsável pelo programa “Lojas com História”, tem acompanhado de perto o processo. O vereador Diogo Moura afirmou que o entendimento da autarquia é que a Ginjinha Sem Rival está legalmente protegida até 2027, nos termos da legislação em vigor.

Ainda segundo a mesma fonte, o autarca declarou que a Câmara está a fazer tudo o que está ao seu alcance legal para evitar o encerramento. Garantiu também que, caso o conflito seja resolvido em tribunal, a autarquia está disponível para prestar apoio jurídico à loja centenária.

A Ginjinha Sem Rival é uma das 162 distinguidas pela Câmara de Lisboa no âmbito do programa “Lojas com História”, criado para preservar o comércio tradicional e proteger estabelecimentos com valor histórico, cultural e social. Esta distinção implica uma proteção legal dos contratos até dezembro de 2027.

Proposta rejeitada e acusações de intransigência

O gerente revelou ainda, de acordo com a mesma fonte, que recebeu uma proposta financeira por parte do atual proprietário para a compra do negócio, que considerou “irrisória e ofensiva”. Segundo referiu, foi oferecido um valor de 250 mil euros, que não reflete, na sua opinião, os 135 anos de história e reconhecimento da loja.

A mesma fonte adianta que, apesar da ordem de encerramento, os responsáveis garantem que a loja continuará a funcionar normalmente até que exista uma decisão judicial definitiva. O gerente acredita que está legalmente protegido e espera que o senhorio tenha de avançar com uma ação de despejo formal, que será então contestada em tribunal.

Do lado do proprietário do edifício, a empresa Europe Hotels International defende que o contrato atual não está abrangido pelas regras do programa “Lojas com História”, uma vez que um novo acordo foi celebrado em 2014 com os antigos donos do imóvel, segundo a Lusa.

Recomendamos: ‘Maldivas portuguesas’: espanhóis estão rendidos ao parque de campismo desta ilha paradisíaca no Algarve onde “quase não há carros”

Um espaço que continua a atrair multidões

Enquanto decorre o processo, centenas de turistas continuam a visitar diariamente a Ginjinha Sem Rival, procurando provar o tradicional licor de ginja que se tornou um símbolo cultural da capital portuguesa.

Segundo a mesma fonte, o movimento permanece intenso e o estabelecimento mantém o seu funcionamento habitual, sem alterações visíveis.

O Fórum Cidadania LX, uma das entidades que apoiou a criação do programa “Lojas com História”, manifestou publicamente o seu desagrado com a situação. Paulo Ferrero, representante da associação, recordou à agência Lusa que há 15 anos a loja esteve também em risco de fechar, o que ajudou a mobilizar a criação da atual legislação de proteção.

O ativista defendeu que casos como este revelam falhas na política de urbanismo comercial e criticou a falta de medidas concretas para preservar o património imaterial da cidade. Considera que as decisões camarárias, por vezes, não são suficientes para garantir a continuidade das lojas históricas.

Comunidade mobiliza-se

Apesar das incertezas, o espaço continua aberto ao público e prepara-se para receber uma ação de solidariedade promovida pela comunidade local.

De acordo com a mesma fonte, está prevista uma concentração no dia 5 de julho, às 20h00, junto à entrada da loja. A iniciativa é aberta a todos e pretende mostrar apoio à continuação do espaço.

Segundo a mesma fonte, a Câmara de Lisboa está também a preparar uma proposta de revisão do regulamento das “Lojas com História”, com o objetivo de permitir o alargamento do número de estabelecimentos abrangidos. Este trabalho está a ser desenvolvido com a colaboração de 14 municípios.

Por fim, a autarquia defende que o Governo deverá clarificar os direitos dos novos contratos de arrendamento e reforçar a proteção de negócios que, para além do valor histórico, tenham viabilidade económica e relevância cultural, segundo a Lusa.

Leia também: “A experiência foi horrível”: britânica ‘frustrada’ com preços e má educação dos locais nesta ilha paradisíaca perto de Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional Vida & Lazer

Água do mar a 29 °C? Conheça o espaço gratuito que está a surpreender quem já desistiu dos mergulhos na ‘água fria’

11:00 13 Julho, 2026 10:35 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Água salgada, temperatura quase tropical e entrada gratuita. Este espaço está a despertar a curiosidade de quem evita o mar frio

Algarve Cultura

Salir no Tempo evoca época romana com três dias de recriação histórica

07:00 13 Julho, 2026 06:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui mais de 200 espetáculos e momentos de animação, com mais de uma centena de figurantes

Mulher sentada num banco durante um dia de calor intenso. Crédito: Freepik
Tempo

Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas

09:30 13 Julho, 2026 09:09 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A semana começa fresca, mas os modelos meteorológicos apontam para uma reviravolta já no próximo fim de semana em Portugal

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve Cultura

Festas de Nossa Senhora do Carmo juntam devoção, música e tradição marítima na Fuzeta

09:40 13 Julho, 2026 09:51 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Celebrações juntam devoção religiosa, tradição piscatória e animação popular em vários espaços da Fuzeta

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Algarve

Operações da GNR no Algarve resultam em 92 detenções

11:20 13 Julho, 2026 11:24 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Detenções em flagrante delito incluíram 25 por condução sob álcool, 17 por falta de habilitação legal e 16 por tráfico

Bombeiros chegam a local de acidente. Crédito: Foto AI
Nacional

Sobrevivente do acidente mortal na A4 relata últimos momentos de uma das vítimas: “Deu-lhe um beijo e ela morreu”

22:28 12 Julho, 2026 22:20 12 Julho, 2026 | João Luís

Jovem sobrevivente do acidente contou a amigos que não se recorda do impacto e descreveu os momentos após o despiste que matou duas jovens

Economia Opinião

A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos

11:44 13 Julho, 2026 11:45 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Começo a suspeitar de que o maior empreendimento imobiliário do país possa ser a própria linguagem oficial"

Crianças a brincar.
Nacional

Há 463 crianças em processo de adoção à espera de serem entregues a uma família

09:50 13 Julho, 2026 09:38 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Número de crianças em processos de adoção aumentou, mas centenas continuam à espera de chegar a uma família

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Desporto Europe Direct Algarve

Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana

09:11 13 Julho, 2026 09:11 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António acolheram provas que mobilizaram atletas de várias categorias e nacionalidades

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Olhão, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Nacional, Vida & Lazer

Água do mar a 29 °C? Conheça o espaço gratuito que está a surpreender quem já desistiu dos mergulhos na ‘água fria’

11:00 13 Julho, 2026 10:35 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Água salgada, temperatura quase tropical e entrada gratuita. Este espaço está a despertar a curiosidade de quem evita o mar frio

Algarve, Cultura

Salir no Tempo evoca época romana com três dias de recriação histórica

07:00 13 Julho, 2026 06:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui mais de 200 espetáculos e momentos de animação, com mais de uma centena de figurantes

Mulher sentada num banco durante um dia de calor intenso. Crédito: Freepik
Tempo

Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas

09:30 13 Julho, 2026 09:09 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A semana começa fresca, mas os modelos meteorológicos apontam para uma reviravolta já no próximo fim de semana em Portugal

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve, Cultura

Festas de Nossa Senhora do Carmo juntam devoção, música e tradição marítima na Fuzeta

09:40 13 Julho, 2026 09:51 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Celebrações juntam devoção religiosa, tradição piscatória e animação popular em vários espaços da Fuzeta

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Algarve

Operações da GNR no Algarve resultam em 92 detenções

11:20 13 Julho, 2026 11:24 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Detenções em flagrante delito incluíram 25 por condução sob álcool, 17 por falta de habilitação legal e 16 por tráfico

Bombeiros chegam a local de acidente. Crédito: Foto AI
Nacional

Sobrevivente do acidente mortal na A4 relata últimos momentos de uma das vítimas: “Deu-lhe um beijo e ela morreu”

22:28 12 Julho, 2026 22:20 12 Julho, 2026 | João Luís

Jovem sobrevivente do acidente contou a amigos que não se recorda do impacto e descreveu os momentos após o despiste que matou duas jovens

Economia, Opinião

A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos

11:44 13 Julho, 2026 11:45 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Começo a suspeitar de que o maior empreendimento imobiliário do país possa ser a própria linguagem oficial"

Crianças a brincar.
Nacional

Há 463 crianças em processo de adoção à espera de serem entregues a uma família

09:50 13 Julho, 2026 09:38 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Número de crianças em processos de adoção aumentou, mas centenas continuam à espera de chegar a uma família

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Desporto, Europe Direct Algarve

Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana

09:11 13 Julho, 2026 09:11 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António acolheram provas que mobilizaram atletas de várias categorias e nacionalidades

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia, Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Olhão, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Operações da GNR no Algarve resultam em 92 detenções
    Operações da GNR no Algarve resultam em 92 detenções
  • Água do mar a 29 °C? Conheça o espaço gratuito que está a surpreender quem já desistiu dos mergulhos na ‘água fria’
    Água do mar a 29 °C? Conheça o espaço gratuito que está a surpreender quem já desistiu dos mergulhos na ‘água fria’
  • Alcoutim ComVida recebe sonoridades dos Recante na Capela de São Domingos
    Alcoutim ComVida recebe sonoridades dos Recante na Capela de São Domingos
  • Tavira Plaza avança com produção de energia solar para reduzir pegada ambiental
    Tavira Plaza avança com produção de energia solar para reduzir pegada ambiental
  • Cultura sai à rua em Tavira durante pausa do Teatro Municipal António Pinheiro
    Cultura sai à rua em Tavira durante pausa do Teatro Municipal António Pinheiro

Opinião

  • A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
    A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
  • Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
    Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
  • Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
    Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

Europe Direct Algarve

  • Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana
    Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana
  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal