Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Descubra a cascata ‘secreta’ com duas quedas de água que fica num vale ‘silencioso’ a menos de 1 h de Lisboa

Esta cascata situada num vale a menos de 1 h de carro de Lisboa é pouco conhecida, tem duas quedas de água e muita tranquilidade para oferecer

21:30 2 Julho, 2025 20:51 2 Julho, 2025 | Luís Santos
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Nas épocas mais quentes do ano, os passeios pela natureza tornam-se mais frequentes e, entre os vários locais de interesse paisagístico, destacam-se pequenas quedas de água que, embora menos conhecidas, oferecem tranquilidade e beleza. É o caso desta cascata, situada perto de Lisboa, que é desconhecida para muitos.

Dois níveis de queda de água

A Cascata de Mourão localiza-se na aldeia de Anços, no concelho de Sintra, região de Lisboa. Também conhecida como Cascata de Anços, é formada por duas quedas de água localizadas na Ribeira de Mourão. A primeira, situada a montante, apresenta um desnível de cerca de 10 a 15 metros, terminando numa lagoa ampla, rodeada por vegetação densa. Já a segunda, localizada mais abaixo, é menos pronunciada e estende-se ao longo de uma superfície inclinada com cerca de 3 a 5 metros.

A envolvência da cascata é marcada por arvoredo e elementos naturais que conferem ao local um ambiente sereno, adequado para um passeio tranquilo, conforme indica o blog World of Waterfalls.

Vestígios do passado

Junto ao início do trilho, existe uma placa que faz referência à ocupação da zona por povos mouros antes da chegada dos cristãos. O termo “Mourão” estará associado aos mouros, que terão sido dos primeiros habitantes deste vale, de acordo com a mesma fonte.

Estes vestígios históricos, conjugados com a paisagem natural, podem tornar o percurso mais interessante para quem procura locais com alguma profundidade cultural.

A importância das condições climatéricas

Segundo a fonte anteriormente mencionada, estima-se que este tipo de queda de água esteja mais visível durante a primavera e o início do verão, épocas em que a precipitação acumulada do inverno ainda se faz sentir.

A ausência de chuva durante o inverno pode, no entanto, reduzir significativamente a duração deste fenómeno, tornando estas visitas mais dependentes das condições meteorológicas anteriores.

Como chegar à cascata

O acesso à Cascata de Mourão pode ser feito por dois pontos distintos. O primeiro localiza-se próximo de uma vedação com sinalização em português a alertar para não bloquear a área, dado que serve para manobras de veículos. A partir deste ponto, o percurso até à cascata tem cerca de 700 metros, refere a mesma fonte.

O segundo ponto de partida situa-se junto a uma zona de estacionamento informal, numa rua habitada da aldeia de Anços. Apesar de não estar sinalizado, este ponto pode reduzir o percurso total para aproximadamente 350 metros.

Durante a caminhada a partir do primeiro ponto, é possível passar por ambas as zonas e ter uma noção mais abrangente da rede de trilhos existentes.

Descrição do percurso

A partir do ponto mais distante, o caminho segue pela Rua dos Moleiros, continuando pela Rua do Pego junto à Ribeira de Mourão. Após atravessar o ribeiro, o trilho prossegue pela Rua do Rio até à Rua das Cascatas, que, após uma subida, dá lugar a um caminho de terra batida junto a campos agrícolas.

A descida leva até a uma bifurcação com sinalização direcionando para diferentes quedas de água. Seguindo à direita, o trilho conduz ao nível inferior da cascata, acessível por um caminho estreito junto à margem. Quem preferir, pode continuar a explorar a ribeira por outros trilhos paralelos.

Rota até ao nível superior

Retomando o percurso na bifurcação, e optando pela esquerda, é possível subir ao longo da ribeira, passando por ruínas de antigos moinhos e peças metálicas, possivelmente associadas à atividade agrícola local. Este caminho conduz a uma pequena cascata intermédia, sendo necessário fazer algum esforço físico para alcançar o nível superior da Cascata de Mourão, segundo aponta a mesma fonte.

O local é caracterizado por uma ampla lagoa e uma queda de água vertical de cerca de 10 a 15 metros, oferecendo uma paisagem considerada serena e agradável por quem a visita. Este espaço poderá ser usado para banhos, caso o caudal o permita.

Um refúgio ainda pouco conhecido

O blog World of Waterfalls refere que o lugar já começou a atrair curiosos, no entanto, por norma, ainda se mantém a tranquilidade de um local pouco divulgado.

Quem gere o espaço

Não existe confirmação oficial sobre a entidade responsável pela manutenção do espaço, mas é provável, de acordo com a fonte acima citada, que autoridades locais de Anços, Montelavar ou Sintra tenham contribuído para a sinalização e infraestruturas básicas do trilho.

Para informações atualizadas, é recomendável consultar os canais oficiais do município de Sintra ou visitar o local com precaução, sobretudo em épocas secas.

Leia também: ‘Truque’ para hortas caseiras: esta é a planta que deve cultivar ao pé dos tomateiros para que estes cresçam mais rápido

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa à porta de casa. Crédito: Magnific
Economia Europa Nacional

“Só quero o que é justo”: reformada de 79 anos recebe 2.300€ de pensão de viuvez e de reforma e considera o valor injusto

19:00 4 Agosto, 2026 16:23 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Mulher espanhola recebe um total de 2.300 euros de pensão de reforma e de viuvez, mas considera o valor injusto por representar metade do que o marido ganhava

Algarve

PJ detém em Albufeira homem que violou funcionária de bar no regresso a casa

10:54 5 Agosto, 2026 10:58 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O crime terá ocorrido após o encerramento do estabelecimento de diversão noturna onde a jovem trabalhava, segundo a PJ

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva forte e trovoada: saiba onde o tempo vai piorar esta quarta-feira

06:00 5 Agosto, 2026 12:23 4 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal vai acordar com condições meteorológicas muito diferentes: veja onde pode contar com a presença de chuva e trovoada

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Várias pessoas debaixo de chuva forte.
Tempo

Vem aí chuva em força e ventos de 70 km/h: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 

10:30 5 Agosto, 2026 10:26 5 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Fenómeno atmosférico está a evoluir rapidamente e poderá trazer chuva e algumas surpresas nos próximos dias

Algarve Animais Economia

IPMA liberta mais de três mil robalos na Ria Formosa

10:40 5 Agosto, 2026 10:55 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A libertação de mais de três mil robalos na Ria Formosa reforça o compromisso com a biodiversidade e a sustentabilidade marinha

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Algarve Opinião Política

Quando viver no Algarve se torna um luxo | Por João Rúben Silva

10:12 5 Agosto, 2026 10:12 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O REAGIR continuará a defender um Algarve onde o crescimento económico caminhe lado a lado com a justiça social"

Ensino Europe Direct Algarve

Erasmus+ leva alunos e docentes do Agrupamento João de Deus a Modena e Udine

08:21 5 Agosto, 2026 08:33 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cinco alunos e seis professores participaram em mobilidades Erasmus+ nas cidades italianas de Modena e Udine, reforçando competências e parcerias

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Cultura Europe Direct Algarve

Cultura e sustentabilidade marcam terceira edição da Al-Bauhaus Dream Academy

09:34 5 Agosto, 2026 09:39 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A iniciativa reuniu cerca de 500 participantes, mais de 40 parceiros e cinco municípios em dois dias dedicados ao Novo Bauhaus Europeu

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Novas regras do IUC já são oficiais: conheça o novo calendário e saiba quando entra em vigor

12:40 4 Agosto, 2026 12:34 4 Agosto, 2026 | João Luís

O calendário do IUC vai mudar e haverá um ano de transição antes da entrada em vigor do modelo definitivo: veja as novidades

Algarve

PJ detém homem que tentou matar outros dois a tiro em Olhão

11:13 5 Agosto, 2026 11:14 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O homem foi presente a tribunal e ficou em prisão preventiva por alegadamente ter baleado dois homens numa residência

Algarve Política Saúde

CDS-PP Algarve rejeita alegadas negociações para entregar ULS às misericórdias

09:53 5 Agosto, 2026 09:53 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Falta de profissionais, envelhecimento e desigualdades territoriais são alguns dos problemas que exigem respostas urgentes

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas

16:30 2 Agosto, 2026 15:27 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Várias localidades vão enfrentar cortes de água ao longo desta semana devido a trabalhos programados nas redes de abastecimento

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Idosa à porta de casa. Crédito: Magnific
Economia, Europa, Nacional

“Só quero o que é justo”: reformada de 79 anos recebe 2.300€ de pensão de viuvez e de reforma e considera o valor injusto

19:00 4 Agosto, 2026 16:23 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Mulher espanhola recebe um total de 2.300 euros de pensão de reforma e de viuvez, mas considera o valor injusto por representar metade do que o marido ganhava

Algarve

PJ detém em Albufeira homem que violou funcionária de bar no regresso a casa

10:54 5 Agosto, 2026 10:58 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O crime terá ocorrido após o encerramento do estabelecimento de diversão noturna onde a jovem trabalhava, segundo a PJ

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva forte e trovoada: saiba onde o tempo vai piorar esta quarta-feira

06:00 5 Agosto, 2026 12:23 4 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal vai acordar com condições meteorológicas muito diferentes: veja onde pode contar com a presença de chuva e trovoada

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Várias pessoas debaixo de chuva forte.
Tempo

Vem aí chuva em força e ventos de 70 km/h: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 

10:30 5 Agosto, 2026 10:26 5 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Fenómeno atmosférico está a evoluir rapidamente e poderá trazer chuva e algumas surpresas nos próximos dias

Algarve, Animais, Economia

IPMA liberta mais de três mil robalos na Ria Formosa

10:40 5 Agosto, 2026 10:55 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A libertação de mais de três mil robalos na Ria Formosa reforça o compromisso com a biodiversidade e a sustentabilidade marinha

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Algarve, Opinião, Política

Quando viver no Algarve se torna um luxo | Por João Rúben Silva

10:12 5 Agosto, 2026 10:12 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O REAGIR continuará a defender um Algarve onde o crescimento económico caminhe lado a lado com a justiça social"

Ensino, Europe Direct Algarve

Erasmus+ leva alunos e docentes do Agrupamento João de Deus a Modena e Udine

08:21 5 Agosto, 2026 08:33 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cinco alunos e seis professores participaram em mobilidades Erasmus+ nas cidades italianas de Modena e Udine, reforçando competências e parcerias

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Cultura, Europe Direct Algarve

Cultura e sustentabilidade marcam terceira edição da Al-Bauhaus Dream Academy

09:34 5 Agosto, 2026 09:39 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A iniciativa reuniu cerca de 500 participantes, mais de 40 parceiros e cinco municípios em dois dias dedicados ao Novo Bauhaus Europeu

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Novas regras do IUC já são oficiais: conheça o novo calendário e saiba quando entra em vigor

12:40 4 Agosto, 2026 12:34 4 Agosto, 2026 | João Luís

O calendário do IUC vai mudar e haverá um ano de transição antes da entrada em vigor do modelo definitivo: veja as novidades

Algarve

PJ detém homem que tentou matar outros dois a tiro em Olhão

11:13 5 Agosto, 2026 11:14 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O homem foi presente a tribunal e ficou em prisão preventiva por alegadamente ter baleado dois homens numa residência

Algarve, Política, Saúde

CDS-PP Algarve rejeita alegadas negociações para entregar ULS às misericórdias

09:53 5 Agosto, 2026 09:53 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Falta de profissionais, envelhecimento e desigualdades territoriais são alguns dos problemas que exigem respostas urgentes

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas

16:30 2 Agosto, 2026 15:27 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Várias localidades vão enfrentar cortes de água ao longo desta semana devido a trabalhos programados nas redes de abastecimento

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Últimas Notícias

  • PJ detém homem que tentou matar outros dois a tiro em Olhão
    PJ detém homem que tentou matar outros dois a tiro em Olhão
  • PJ detém em Albufeira homem que violou funcionária de bar no regresso a casa
    PJ detém em Albufeira homem que violou funcionária de bar no regresso a casa
  • IPMA liberta mais de três mil robalos na Ria Formosa
    IPMA liberta mais de três mil robalos na Ria Formosa
  • Vem aí chuva em força e ventos de 70 km/h: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 
    Vem aí chuva em força e ventos de 70 km/h: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 
  • CDS-PP Algarve rejeita alegadas negociações para entregar ULS às misericórdias
    CDS-PP Algarve rejeita alegadas negociações para entregar ULS às misericórdias

Opinião

  • Quando viver no Algarve se torna um luxo | Por João Rúben Silva
    Quando viver no Algarve se torna um luxo | Por João Rúben Silva
  • Um olho no burro, outro no cigano | Por José Figueiredo Santos
    Um olho no burro, outro no cigano | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Cultura e sustentabilidade marcam terceira edição da Al-Bauhaus Dream Academy
    Cultura e sustentabilidade marcam terceira edição da Al-Bauhaus Dream Academy
  • Erasmus+ leva alunos e docentes do Agrupamento João de Deus a Modena e Udine
    Erasmus+ leva alunos e docentes do Agrupamento João de Deus a Modena e Udine
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento