Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto de arquivo DR
Algarve, Ciência, Nacional

Centro Ciência Viva do Algarve promove seminário sobre as grutas do barrocal algarvio

Neste seminário vão ser desvendados alguns segredos das grutas algarvias em vários domínios científicos para que se compreenda a sua importância

08:50 29 Agosto, 2024 08:54 29 Agosto, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Centro Ciência Viva do Algarve, em Faro, vai acolher no próximo domingo, pelas 16:00, um seminário sobre as grutas do barrocal algarvio, que têm sido objeto de estudo por equipas internacionais de investigação, lideradas por cientistas nacionais, em áreas tão diversas como a biodiversidade, o campo magnético terrestre, a paleoclimatologia e a ecologia.

Neste seminário, integrado no âmbito do projeto Barrocal Cave, vão ser desvendados alguns dos segredos que as grutas algarvias têm revelado nestes domínios científicos e compreender a sua importância através de três palestras proferidas por Ana Sofia Reboleira, professora no Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Eric Font, professor no Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e Maria Alexandra Oliveira, investigadora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 

“Algarve – hotspot de biodiversidade cavernícola de classe mundial” é o tema da palestra que vai ser apresentada por Ana Sofia Reboleira, professora no Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É doutorada em Biologia, mestre em Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas e licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro. Foi professora na Universidade de Copenhaga, professora visitante na Universidade de Macquarie, em Sydney na Austrália, e visitante na Universidade de Harvard nos USA.

Ana Sofia foi distinguida com o prémio Villum Young Investigador, destinado a jovens investigadores excecionalmente talentosos em ciências técnicas e naturais na Dinamarca; e recentemente com o Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023, na área da Conservação, restauro e monitorização da biodiversidade em Portugal.

Autora de mais de uma centena de publicações científicas, Ana Sofia lidera o grupo de investigação em Ecologia Subterrânea no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c). O seu trabalho revelou um novo hotspot mundial de biodiversidade subterrânea em Portugal. Já descreveu mais de 70 novas espécies e géneros para a ciência, e liderou expedições em 5 continentes.

Eric Font vai falar sobre “Como as estalagmites registam a variação do campo magnético terrestre e do clima”. É professor no Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e investigador no Instituto Dom Luís da Universidade de Lisboa, Portugal.

Eric Font doutorou-se em Geofísica e Geociências em 2005 na Universidade de São Paulo (Brasil) e Toulouse (França).

A sua principal área de especialização em investigação é o paleomagnetismo acoplado a outras ferramentas geológicas (quimioestratigrafia, mineralogia). A sua investigação centra-se em diversos desafios geocientíficos, como o tempo e a duração das consequências do paleomagnetismo na Terra, a remagnetização em grande escala e a sua ligação com eventos tectónicos, registos de alta frequência do campo magnético e clima da Terra em estalagmites de grutas.

“Princípios de deteção remota e sua aplicação em ecologia” é como se intitula a palestra que será proferida por Maria Alexandra Oliveira, atualmente investigadora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É doutorada em Geologia pela Universidade de Lisboa, e a sua investigação fundamental foca-se no estudo de eventos extremos e alterações climáticas com base em indicadores geológicos. Paralelamente, tem extensa formação e experiência em análise e processamento de dados espaciais, quer na área de investigação quer em empresas.

Neste contexto, Maria Alexandra tem trabalhado em vários projetos colaborativos como cientista de dados de deteção remota de satélite, aéreos e terrestres, com aplicação em ecologia, caracterização da poluição atmosférica e aquática e modelação com recurso a ferramentas de aprendizagem automática.

Leia também: Saiba qual é a situação em que carta de condução e CC no telemóvel não chegam

Nacional

Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto

12:10 22 Setembro, 2026 12:10 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campeonatos decorrem entre 25 e 27 de setembro e reúnem participantes de várias regiões do continente e ilhas

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Algarve Saúde

ULS Algarve reforça hospitais de Faro e Portimão com 136 novos profissionais

10:42 22 Setembro, 2026 10:47 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cem enfermeiros e 36 assistentes operacionais iniciaram funções nos hospitais de Faro e Portimão, anunciou a ULS Algarve

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Europe Direct Algarve Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 09:44 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Economia Europe Direct Algarve Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Algarve Economia Mundo

Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027

11:40 22 Setembro, 2026 11:23 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarta edição está prevista para abril de 2027 e deverá voltar a integrar a participação de empresários na Canton Fair

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Nacional

Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto

12:10 22 Setembro, 2026 12:10 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campeonatos decorrem entre 25 e 27 de setembro e reúnem participantes de várias regiões do continente e ilhas

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Algarve, Saúde

ULS Algarve reforça hospitais de Faro e Portimão com 136 novos profissionais

10:42 22 Setembro, 2026 10:47 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cem enfermeiros e 36 assistentes operacionais iniciaram funções nos hospitais de Faro e Portimão, anunciou a ULS Algarve

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Europe Direct Algarve, Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 09:44 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Algarve, Economia, Mundo

Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027

11:40 22 Setembro, 2026 11:23 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarta edição está prevista para abril de 2027 e deverá voltar a integrar a participação de empresários na Canton Fair

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Últimas Notícias

  • Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto
    Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto
  • Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja
    Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja
  • Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027
    Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027
  • Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental
    Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental
  • Surf, judo, skate e hidroginástica animam Semana Europeia do Desporto em Portimão
    Surf, judo, skate e hidroginástica animam Semana Europeia do Desporto em Portimão

Opinião

  • A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
    A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento