Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Nacional, Opinião

As resoluções de Ano Novo estão destinadas ao fracasso? | Por David Guedes

Artigo de opinião de David Guedes, da Delegação Regional do Sul da Ordem dos psicólogos Portugueses: “O ambiente festivo que se vive nesta época pode trazer o entusiasmo necessário para animar o desejo de mudança. No entanto, mesmo a mais convicta e sincera resolução de Ano Novo pode não resistir à prova do tempo”

17:42 22 Dezembro, 2022 17:43 22 Dezembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
David Guedes
Psicólogo

Ano novo, vida nova. Assim parece ser para milhões de pessoas em todo o mundo, quando finalmente se vira a página de mais um ano e outra se abre imaculada, uma tela em branco cheia de promessas e possibilidades. Entre a cacofonia dos céus em explosão, beijinhos e tchim-tchins, o protesto de tachos e panelas e as passas engolidas a seco, o leitor enche-se de ânimo e decide que vai mudar. É este o seu ano.

As resoluções de Ano Novo atualmente também são um hashtag, mas estão muito longe de ser uma invenção da modernidade. Diz-se que os antigos Babilónios já tinham este costume há cerca de 4000 anos. A comemoração do novo ano (conhecida como Aquitu) durava 12 dias e era oportunidade para fazer promessas aos deuses, pagar dívidas e devolver objetos que tivessem sido emprestados. Práticas semelhantes são conhecidas na antiga Roma, depois de uma reforma protagonizada pelo próprio Júlio César, e posteriormente entre os primeiros cristãos.

Em diferentes momentos e lugares, a viragem do ano assinala uma transição para um novo ciclo e isso parece despertar um sentimento de renovação e a motivação para fazer um balanço de objetivos e prioridades. O ambiente festivo que se vive nesta época pode trazer o entusiasmo necessário para animar o desejo de mudança. No entanto, mesmo a mais convicta e sincera resolução de Ano Novo pode não resistir à prova do tempo.

Num dos maiores estudos conduzidos até à data sobre o assunto, concluiu-se que, volvidos 3 meses do novo ano, a taxa de sucesso na manutenção das resoluções cai para dois terços. Passados 12 meses, esta percentagem aproxima-se da metade. As estatísticas podem parecer pouco animadoras, no entanto, o fracasso não é uma inevitabilidade: É apenas preciso que nos tornemos melhores a fazer resoluções.

A investigação tem vindo a mostrar que para acontecer mudança de comportamento é necessário alinhar três componentes essenciais, a saber, a capacidade, a oportunidade e a motivação para mudar. Uma das principais vulnerabilidades das resoluções de Ano Novo é basearem-se exclusivamente no desejo de mudança trazido pelo novo ano, ou seja, na motivação.

A perda de peso está entre as resoluções de Ano Novo mais comuns em todo o mundo. Esta mudança pode ser fortemente motivada por preocupações de saúde e de bem-estar. No entanto, a sua implementação pode facilmente fracassar pela ausência de capacidade (e.g., conhecimento sobre hábitos de vida mais saudáveis ou insuficiente competência para preparar refeições equilibradas) ou de oportunidade (e.g., acesso deficitário a alimentação de qualidade ou falta de apoio familiar para mudar hábitos alimentares) para sustentar este comportamento.

É igualmente importante ter em consideração a forma como se formulam os objetivos de mudança. Resoluções generalistas como “ser mais saudável” ou “viver mais feliz” são demasiado vagas para serem monitorizadas e devem ser decompostas em objetivos mais concretos, específicos e, preferivelmente, com uma janela temporal definida. No primeiro caso, pode começar por definir em que consiste um estilo de vida mais saudável e desenhar sub-objetivos a partir daí. Um exemplo de um objetivo mais específico e concreto pode ser aumentar a frequência da prática de exercício físico de 1 para 2 vezes por semana, nos primeiros dois meses do ano. A partir daí é possível definir metas de progresso, assim como outros objetivos complementares, como melhorar a alimentação ou os padrões de sono.

É importante ter em conta que a mudança de comportamento é um processo gradual e, como tal, devemos pensar nela como uma maratona e não como um sprint. As resoluções de Ano Novo são normalmente complexas e podem ser morosas. É nesse sentido que se torna importante estipular as etapas que devem ser alcançadas até alcançar o objetivo final, antecipar barreiras e potenciar fatores facilitadores. Pode parecer moroso e até aborrecido, mas importa lembrar a máxima que nos avisa “falhar em planear é planear falhar”.

Elogio ao ócio | Por David Guedes
De que serve a imaginação?
De que serve a imaginação?

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Algarve Desporto

Olhanense conquista primeira Taça do Algarve Futebol da sua história

06:30 5 Junho, 2026 06:32 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Daniel Popa marcou o único golo da final, decidiu o triunfo do Olhanense e foi eleito o melhor jogador em campo

Europe Direct Algarve Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve Animais Cultura

Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens

07:40 5 Junho, 2026 07:40 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição reúne anilhas antigas, aparelhos constatadores, troféus e objetos ligados à história da modalidade

Algarve Cultura

Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão

07:00 5 Junho, 2026 06:46 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Livro de Bruno Pimpão será apresentado em Lisboa e Tavira, numa agenda que cruza literatura, fantasia e solidariedade

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Cultura Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Algarve Economia Política

PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão

07:16 5 Junho, 2026 07:19 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Documento apresentado por Carlos Gouveia Martins e Alexandra Evangelista passou por maioria em reunião de câmara

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Trânsito condicionado e sinalização de obras. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas

20:30 4 Junho, 2026 07:29 4 Junho, 2026 | João Luís

O trânsito pode ser condicionado apenas para certos veículos em situações específicas. Quem desrespeitar a proibição arrisca multa

Opinião

Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara

07:30 4 Junho, 2026 18:49 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país envelhecido, continuar a ignorar a voz dos mais velhos é também uma forma silenciosa de exclusão"

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Algarve, Desporto

Olhanense conquista primeira Taça do Algarve Futebol da sua história

06:30 5 Junho, 2026 06:32 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Daniel Popa marcou o único golo da final, decidiu o triunfo do Olhanense e foi eleito o melhor jogador em campo

Europe Direct Algarve, Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve, Animais, Cultura

Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens

07:40 5 Junho, 2026 07:40 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição reúne anilhas antigas, aparelhos constatadores, troféus e objetos ligados à história da modalidade

Algarve, Cultura

Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão

07:00 5 Junho, 2026 06:46 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Livro de Bruno Pimpão será apresentado em Lisboa e Tavira, numa agenda que cruza literatura, fantasia e solidariedade

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Cultura, Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Algarve, Economia, Política

PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão

07:16 5 Junho, 2026 07:19 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Documento apresentado por Carlos Gouveia Martins e Alexandra Evangelista passou por maioria em reunião de câmara

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Trânsito condicionado e sinalização de obras. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas

20:30 4 Junho, 2026 07:29 4 Junho, 2026 | João Luís

O trânsito pode ser condicionado apenas para certos veículos em situações específicas. Quem desrespeitar a proibição arrisca multa

Opinião

Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara

07:30 4 Junho, 2026 18:49 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país envelhecido, continuar a ignorar a voz dos mais velhos é também uma forma silenciosa de exclusão"

Últimas Notícias

  • Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens
    Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens
  • PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão
    PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão
  • Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão
    Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão
  • Olhanense conquista primeira Taça do Algarve Futebol da sua história
    Olhanense conquista primeira Taça do Algarve Futebol da sua história
  • Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas
    Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas
  • ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€
    ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€

Opinião

  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
  • Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago
    Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal