Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Caderno Alcoutim, Cultura, Desporto, Edição Papel, Nacional, Vida & Lazer

Alcoutim, uma surpresa para visitar: Uma praia no interior do Algarve

Artigo publicado no Caderno de Alcoutim de julho.

09:37 22 Julho, 2022 12:50 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma das primeiras impressões com que o visitante se depara é a da tranquilidade que lhe é conferida pelo serpentear do Rio Guadiana, que aqui serve de fronteira natural com Espanha. Na outra margem, avistamos a vila espanhola de Sanlúcar de Guadiana. 

Uma visita a Alcoutim pode passar também por uma refrescante ida à praia, pois nesta vila bem no interior da região do Algarve o visitante pode encontrar uma aprazível praia fluvial – a do Pego Fundo. 

Esta praia fluvial é atualmente um dos locais de recreio e lazer de excelência em Alcoutim, muito procurada pelos habitantes locais e turistas, devido à beleza envolvente. Com excelentes condições para a prática balnear, a praia está localizada na margem esquerda da Ribeira de Cadavais, a 500 metros do centro da vila de Alcoutim. Tem vários serviços de apoio, como um bar, um parque de merendas e um circuito de manutenção, posto de primeiros socorros e vigilância de nadador salvador durante toda a época balnear, com o galardão “Praia Acessível – Praia para Todos”. A área envolvente encontra-se ajardinada, sobressaindo os choupos, os loendros, as alfazemas e roseiras. As margens do pego estão revestidas por canavial e, aqui e ali, por árvores de fruto. 

Rua da vila de Alcoutim 

Visitando a vila, a paisagem imponente do Rio convida-o a passear pelas ruas da vila, descobrindo em cada recanto a riqueza histórica e cultural herdada de povos e civilizações que passaram por esta região e nos deixaram marcas e influências ainda hoje visíveis no nosso património. 

São séculos de história para contar, confirmados pela navegabilidade do Guadiana, a riqueza arqueo-metalúrgica da região e as lutas da reconquista cristã e de defesa da fronteira. 

Esta vila do Nordeste algarvio com tanto por explorar… Junto ao Posto de Turismo poderá começar por desfrutar da zona ribeirinha, composta pelos cais novo e cais velho e zonas ajardinadas, não perca a possibilidade de ver as estátuas do pescador, junto à Capela de Santo António, do Contrabandista, no cais velho, e a do Guarda Fiscal, na esplanada do quiosque, que oferece vistas sobre o Guadiana, junto ao antigo posto da Guarda Fiscal, agora repartição das finanças.

Ermida da Nossa Senhora da Conceição  

Ao desfrutar desta vista não lhe irá passar despercebido a obra de arte, da coleção Big Trash Animals, do artista português Bordalo II, um animal colorido no cais sul da vila. É a Lontra, que habita na margem portuguesa do Guadiana desde novembro de 2020, quando da primeira edição do evento Tráfico de Artes no Guadiana, uma extensão no território do Festival do Contrabando e que permite trazer obras de arte ao concelho que ficam patentes para visita. A lontra é uma alegoria à atividade do contrabando, este animal tal como os antigos contrabandistas, esconde-se nas águas e margens dos rios, submerge-se debaixo de água e é pouco social. 

Para aqueles que mais gostam de história e anseiam por conhecer mais a fundo esta vila no final da serra do Caldeirão, podem acompanhar a exposição “Alcoutim, Terra de Fronteira” que conta com painéis interpretativos, localizados ao ar livre pelas suas ruas e monumentos. Não deixe o centro da vila sem observar e visitar a Casa dos Condes de Alcoutim, casa nobre dos séculos XVII e XVIII, convertida em biblioteca municipal e onde poderá encontrar exposições de artes e a Igreja Matriz de São Salvador.

Castelo da vila de Alcoutim

Continue a visita dirigindo-se ao Castelo da Vila, monumento ex-libris de Alcoutim, e dê um passeio pelos seus jardins e muralhas. Imagine aqui as lutas e batalhas da reconquista cristã ou a defesa da fronteira contra Castela e mais tarde Espanha, como por exemplo na restauração de Portugal. Para além das fabulosas vistas de que poderá desfrutar, tem o Núcleo Museológico de Arqueologia para visitar, com as suas duas exposições “Jogos Intemporais. Tabuleiros e Pedras de Jogos do Castelo Velho de Alcoutim” e “O Património Arqueológico de Alcoutim”. 

No jardim do castelo poderá observar outra obra do evento Tráfico de Artes no Guadiana de 2020, trata-se do “Túnel do Contrabando”, instalação artística criada pela Cooperativa de Arquitectura VOLTES, de Espanha, e que foi resultado de um workshop de trabalho à volta da cana. 

Aproveite agora para subir um pouco a vila, em direção à Ermida da Nossa Senhora da Conceição e observe com atenção os dois pontos essenciais do património no seu exterior, a escadaria barroca virada para a vila e a porta manuelina. Como curiosidade, fique a saber que no dia 7 de dezembro de 1876, com as grandes inundações do rio Guadiana, a população veio refugiar-se e passar a noite em vigília nesta ermida. Curiosamente também era a véspera do dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Alcoutim, rainha de Portugal e à qual a ermita é consagrada. 

Entre Alcoutim e Sanlucar está instalado o 1º slide transfronteiriço do mundo

Desça agora pela rua da escola primária em direção à estrada 122-1, onde vai poder ver um conjunto de 31 murais de azulejos do artista Carlos Luz, com episódios da história de Alcoutim e também dos modos de vida das gentes alcoutenejas. 

Depois, siga o seu caminho em direção à Pousada da Juventude e quando por ali passar siga em frente pelo caminho que sobe pela sua esquerda. No alto da subida, depois de uma curva suave vai encontrar um trilho que o leva ao Castelo Velho de Alcoutim, estrutura que testemunha a presença islâmica junto ao Grande Rio do Sul. Uma vez mais poderá contemplar vistas sobre o rio e sobre Espanha, aproveite para desfrutar de um entardecer neste local e pergunte-se se não existirá alguma lenda de uma moura encantada. 

Estátua do contrabandista no cais velho de Alcoutim

Regresse ao centro da Vila e termine este roteiro na Praça da República, não deixe de observar a Igreja da Misericórdia e verifique a gravação na sua fachada que indica a altura onde chegaram as águas da grande inundação de 1876. 

Quem visita Alcoutim quer passar o Rio e visitar também Sanlúcar de Guadiana, caminhar pelas suas ruas e desfrutar do branco casario tipicamente andaluz, da igreja de Nossa Senhora das Flores e das vistas desde os moinhos de vento ou do Castelo de San Marcos. 

É possível também, passar no primeiro slide transfronteiriço do mundo, deslizar num cabo de 720 metros desde Sanlúcar de Guadiana até Alcoutim, com uma média de 25 metros de altura e alcançando uma velocidade entre os 70 e 80 quilómetros por hora. Uma atividade única para quem procura experiências diferentes. Uma forma diferente de ver as povoações locais e o Rio Guadiana e uma sensação de “ir numa máquina do tempo”, em que em menos de um minuto se ganha uma hora (diferença horária entre os dois países). 

O visitante poderá também encontrar atividades como o aluguer de canoas ou passeios de barco para partir à descoberta do Rio Guadiana.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Algarve Opinião Saúde

Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

18:40 26 Junho, 2026 18:34 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quero hoje celebrar com antigos Professores (os meus), colegas de curso e de profissão (na prática clínica, ou no ensino) e estudantes o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro"

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Algarve Ensino

Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab

16:05 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 4 de julho e reúne especialistas para ajudar jovens a escolher o percurso académico e profissional

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões

21:30 26 Junho, 2026 20:33 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O fim de semana deverá ser ameno nos Açores e na Madeira, com períodos de maior nebulosidade e aguaceiros fracos e dispersos

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Economia Europe Direct Algarve

Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais

17:20 26 Junho, 2026 17:36 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas ao novo aviso do Algarve 2030 podem ser submetidas no Balcão dos Fundos até 15 de janeiro de 2027

Desporto Opinião Saúde

Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

16:50 26 Junho, 2026 16:50 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O país que deixamos aos nossos filhos depende menos dos golos que celebramos e mais das causas que abraçamos. E isso exige que deixemos de ser espectadores da nossa própria vida coletiva"

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Nacional

4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve

22:20 26 Junho, 2026 21:21 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

É a quarta embarcação suspeita de ligação ao narcotráfico detetada ou apreendida pela GNR no Algarve em apenas nove dias

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Algarve, Opinião, Saúde

Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

18:40 26 Junho, 2026 18:34 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quero hoje celebrar com antigos Professores (os meus), colegas de curso e de profissão (na prática clínica, ou no ensino) e estudantes o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro"

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Algarve, Ensino

Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab

16:05 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 4 de julho e reúne especialistas para ajudar jovens a escolher o percurso académico e profissional

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões

21:30 26 Junho, 2026 20:33 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O fim de semana deverá ser ameno nos Açores e na Madeira, com períodos de maior nebulosidade e aguaceiros fracos e dispersos

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais

17:20 26 Junho, 2026 17:36 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas ao novo aviso do Algarve 2030 podem ser submetidas no Balcão dos Fundos até 15 de janeiro de 2027

Desporto, Opinião, Saúde

Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

16:50 26 Junho, 2026 16:50 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O país que deixamos aos nossos filhos depende menos dos golos que celebramos e mais das causas que abraçamos. E isso exige que deixemos de ser espectadores da nossa própria vida coletiva"

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura, Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Nacional

4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve

22:20 26 Junho, 2026 21:21 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

É a quarta embarcação suspeita de ligação ao narcotráfico detetada ou apreendida pela GNR no Algarve em apenas nove dias

Últimas Notícias

  • 4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve
    4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve
  • Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende
    Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende
  • Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões
    Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões
  • Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira
    Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira
  • Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco
    Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco

Opinião

  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
  • Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
    Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal