Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Nacional, Vida & Lazer

A melhor praia fluvial da Europa é portuguesa e tem água a 30 ºC: saiba como chegar lá

Descubra esta praia fluvial, eleita a melhor da Europa. Com água a 30 ºC e um ambiente tranquilo, é o refúgio ideal para amigos e família

13:03 21 Junho, 2025 15:16 27 Julho, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Nos dias mais quentes do verão, encontrar um local onde se possa refrescar sem enfrentar a confusão das praias do litoral torna-se um verdadeiro desafio. No entanto, a resposta pode estar escondida numa praia fluvial no interior do Alentejo, mais concretamente no concelho de Mértola.

A poucos quilómetros da fronteira com Espanha, existe uma praia fluvial que se tem vindo a destacar entre as melhores da Europa. A temperatura da água, que atinge valores pouco habituais em território nacional, é um dos principais atrativos deste destino.

Um cenário improvável para dias de verão

De acordo com os World Travel Awards, a praia da Tapada Grande, na Mina de São Domingos, tem liderado desde 2017 a categoria de “Melhor Praia Interior da Europa”.

Esta distinção internacional reforça o reconhecimento da qualidade e singularidade do local, que se apresenta como alternativa às praias costeiras mais concorridas.

Localizada na albufeira da barragem com o mesmo nome, a praia é rodeada por uma paisagem tranquila e natural, proporcionando um ambiente de refúgio e descanso. A água quente, com temperaturas que podem atingir os 30 graus, é um dos pontos fortes mencionados pelas entidades que atribuem o prémio.

Infraestruturas ao nível das praias costeiras

Segundo o município de Mértola, a praia conta com Bandeira Azul, galardão de Qualidade de Ouro e classificação como Praia Acessível.

A presença de nadadores-salvadores entre as 9 h e as 19 h, um bar de apoio, casas de banho adaptadas, um posto médico e até 31 chapéus de sol gratuitos tornam a experiência mais confortável.

Espaços relvados, zonas com sombra e uma esplanada completam o conjunto de equipamentos disponíveis para os visitantes. A praia da Tapada Grande mostra-se assim preparada para receber tanto famílias como viajantes solitários ou grupos de amigos.

Atividades para explorar dentro e fora de água

Para além do habitual mergulho, os visitantes podem alugar canoas e gaivotas, permitindo percorrer a albufeira e descobrir novos recantos. Para quem prefere manter os pés em terra, há mesas de piquenique e zonas de assadores, ideais para refeições ao ar livre.

A esplanada do bar serve hambúrgueres, tostas e outras refeições rápidas, criando um ambiente descontraído com vista para a água. À noite, o espaço é por vezes transformado em anfiteatro, acolhendo eventos como sessões de cinema ao ar livre ou concertos.

Recomendamos: Adeus ‘nuestros hermanos’: britânicos cansados de Espanha optam por este país onde “há espaço para todos” e se come marisco por 12€

Proximidade e acessibilidade como vantagens

Escreve o site da autarquia que a Tapada Grande fica a menos de duas horas de Faro e a cerca de três horas de Lisboa. Esta localização estratégica permite a muitos portugueses fazerem uma escapadinha sem necessidade de longas deslocações.

O acesso é facilitado por boas estradas e o estacionamento gratuito nas imediações da praia é outro dos pontos valorizados por quem a visita. A proximidade da vila de Mértola acrescenta valor cultural à viagem.

Mértola: história e paisagem em equilíbrio

A visita à praia fluvial pode ser complementada com um passeio pela vila de Mértola, onde se destaca o castelo com vista para o rio Guadiana. Os museus locais e a envolvente histórica permitem ao visitante conhecer melhor o património da região.

A cidade tem procurado valorizar o turismo sustentável, promovendo eventos, roteiros culturais e produtos locais. A praia da Tapada Grande integra-se nessa estratégia, funcionando como ponto de atração complementar.

O Alentejo com novas águas

Este destino alentejano confirma-se como um exemplo de valorização de recursos interiores, com qualidade ambiental reconhecida.

Segundo os responsáveis da autarquia de Mértola, a manutenção dos galardões atribuídos à Tapada Grande depende de um esforço contínuo em matéria de segurança, limpeza e acessibilidade.

Com todas estas características reunidas, a praia da Tapada Grande continua a afirmar-se como um dos segredos mais bem guardados do verão português. Ideal para quem procura calor, tranquilidade e um mergulho longe das multidões.

Leia também: Viu uma garrafa de água numa esquina ou junto à porta de uma casa? Saiba o que significa e descubra como pode ser (muito) útil

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

É oficial: novas regras para a carta de condução entram em vigor já nesta data

15:30 5 Junho, 2026 15:22 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para o ensino da condução foram publicadas em Diário da República e entram em vigor em julho

Algarve Cultura

Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve

12:40 5 Junho, 2026 12:33 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Nuno Silva leva a Festa da Rua 80 a oito concelhos do Algarve, numa tournée comemorativa que assinala os 15 anos do projeto

Algarve Cultura Política

Fortaleza de Armação de Pêra recebe arraial das Mulheres Social Democratas

15:40 5 Junho, 2026 15:31 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

MSD Algarve juntam comunidade e tradição em arraial na Fortaleza de Armação de Pêra, com música, gastronomia e entrada livre

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Vários Mercedes. Crédito: Foto DR
Auto Mundo

Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país

15:50 5 Junho, 2026 15:15 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma proposta de lei nos Estados Unidos, criada para reduzir a influência chinesa no setor automóvel, pode ter impacto inesperado na Mercedes-Benz

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Família debaixo do guarda-sol na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Pode pôr o guarda-sol em qualquer lugar na praia? Ministra do Ambiente quer ‘desenho’ à entrada das praias para sinalizar de forma clara

15:00 5 Junho, 2026 12:14 5 Junho, 2026 | João Luís

Polémica sobre concessões nas praias levou ministra do Ambiente a defender sinalética mais clara para explicar onde pode colocar o guarda-sol

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Europe Direct Algarve Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Algarve

Aberto concurso para novos agentes da PSP até 25 de junho

16:00 5 Junho, 2026 15:56 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Concurso da PSP abre portas a uma carreira com salário superior a dois mil euros e oportunidades de colocação no Algarve

Algarve Cultura

Arte invade as ruas de Ferragudo em mais uma edição do Festival das Escadinhas

14:47 5 Junho, 2026 15:11 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival das Escadinhas volta a transformar Ferragudo num palco ao ar livre, unindo arte, património e comunidade

Algarve

Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa

14:35 5 Junho, 2026 14:36 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo mobiliário urbano valoriza o espaço envolvente do Auditório Carlos do Carmo e responde a uma antiga reivindicação

Cultura Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

É oficial: novas regras para a carta de condução entram em vigor já nesta data

15:30 5 Junho, 2026 15:22 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para o ensino da condução foram publicadas em Diário da República e entram em vigor em julho

Algarve, Cultura

Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve

12:40 5 Junho, 2026 12:33 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Nuno Silva leva a Festa da Rua 80 a oito concelhos do Algarve, numa tournée comemorativa que assinala os 15 anos do projeto

Algarve, Cultura, Política

Fortaleza de Armação de Pêra recebe arraial das Mulheres Social Democratas

15:40 5 Junho, 2026 15:31 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

MSD Algarve juntam comunidade e tradição em arraial na Fortaleza de Armação de Pêra, com música, gastronomia e entrada livre

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Vários Mercedes. Crédito: Foto DR
Auto, Mundo

Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país

15:50 5 Junho, 2026 15:15 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma proposta de lei nos Estados Unidos, criada para reduzir a influência chinesa no setor automóvel, pode ter impacto inesperado na Mercedes-Benz

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Família debaixo do guarda-sol na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Pode pôr o guarda-sol em qualquer lugar na praia? Ministra do Ambiente quer ‘desenho’ à entrada das praias para sinalizar de forma clara

15:00 5 Junho, 2026 12:14 5 Junho, 2026 | João Luís

Polémica sobre concessões nas praias levou ministra do Ambiente a defender sinalética mais clara para explicar onde pode colocar o guarda-sol

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Europe Direct Algarve, Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Algarve

Aberto concurso para novos agentes da PSP até 25 de junho

16:00 5 Junho, 2026 15:56 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Concurso da PSP abre portas a uma carreira com salário superior a dois mil euros e oportunidades de colocação no Algarve

Algarve, Cultura

Arte invade as ruas de Ferragudo em mais uma edição do Festival das Escadinhas

14:47 5 Junho, 2026 15:11 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival das Escadinhas volta a transformar Ferragudo num palco ao ar livre, unindo arte, património e comunidade

Algarve

Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa

14:35 5 Junho, 2026 14:36 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo mobiliário urbano valoriza o espaço envolvente do Auditório Carlos do Carmo e responde a uma antiga reivindicação

Cultura, Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Últimas Notícias

  • Aberto concurso para novos agentes da PSP até 25 de junho
    Aberto concurso para novos agentes da PSP até 25 de junho
  • Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país
    Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país
  • Fortaleza de Armação de Pêra recebe arraial das Mulheres Social Democratas
    Fortaleza de Armação de Pêra recebe arraial das Mulheres Social Democratas
  • É oficial: novas regras para a carta de condução entram em vigor já nesta data
    É oficial: novas regras para a carta de condução entram em vigor já nesta data
  • Pode pôr o guarda-sol em qualquer lugar na praia? Ministra do Ambiente quer ‘desenho’ à entrada das praias para sinalizar de forma clara
    Pode pôr o guarda-sol em qualquer lugar na praia? Ministra do Ambiente quer ‘desenho’ à entrada das praias para sinalizar de forma clara
  • Arte invade as ruas de Ferragudo em mais uma edição do Festival das Escadinhas
    Arte invade as ruas de Ferragudo em mais uma edição do Festival das Escadinhas

Opinião

  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal