Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Mundo, Vida & Lazer

Como se ‘destruiu’ o plano de uma vida: idoso continua a trabalhar aos 81 anos após cometer erro financeiro

Um erro financeiro levou um idoso a adiar o descanso da reforma e a continuar a trabalhar aos 81 anos de idade

11:30 19 Outubro, 2025 17:32 20 Outubro, 2025 | Luís Santos
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Depois de uma vida inteira de trabalho, Richard Smith, hoje com 81 anos, ainda não conseguiu parar. Vive metade do ano num parque de campismo em New Hampshire, onde trabalha como vigilante, e a outra metade na Florida, onde faz entregas ao domicílio através da aplicação DoorDash. Tudo porque um erro financeiro destruiu o plano que tinha para a reforma, segundo o portal de notícias Business Insider.

Durante mais de três décadas, Richard Smith trabalhou na Eastman Kodak, em Rochester, no estado de Nova Iorque. Começou nos anos 60 e chegou a acumular dois empregos enquanto estudava à noite para sustentar a família. “Gostava de ter posto algum dinheiro de lado naquela altura e deixado render”, admite hoje.

Nos anos 90, surgiu uma oportunidade que mudou o rumo da sua carreira: foi convidado para trabalhar em Hollywood como diretor técnico de um grande laboratório cinematográfico. Mais tarde, aceitou outro cargo na Califórnia, numa universidade que restaurava e preservava filmes antigos. Manteve-se ali até 2009, quando lhe foi oferecido um pacote de reforma antecipada, precisamente na altura em que a economia americana entrou em crise.

O erro financeiro que mudou tudo

Com o dinheiro da reforma, Richard decidiu investir numa conta de reforma autogerida. Mas o que parecia uma aposta segura revelou-se um desastre. “Cometi erros estúpidos e fiz investimentos demasiado arriscados”, reconhece. O resultado foi perder grande parte do que tinha acumulado, refere a mesma fonte.

Sem poupanças suficientes e com poucas perspetivas de rendimento fixo, decidiu adotar um novo estilo de vida. Comprou uma autocaravana de 13 metros e começou a viver entre a estrada e os parques de campismo, uma prática comum nos Estados Unidos conhecida como work camping, que combina trabalho sazonal com vida itinerante.

De Hollywood a vigilante de parque de campismo

Desde 2019, Richard e a mulher passam os verões em New Hampshire, onde trocam algumas horas de trabalho por alojamento e salário. Ele patrulha o parque à noite, das 16h00 às 00h30, ganhando 15 dólares por hora; ela faz limpezas em cabanas e lavandarias. O aluguer mensal do espaço onde estacionam a autocaravana é reduzido para cerca de 200 dólares.

Nos restantes meses, regressam à Florida, onde Richard conduz para a DoorDash, um serviço de entregas semelhante à Uber Eats. Trabalha entre as 15h00 e as 22h00, e tenta atingir cerca de 100 dólares (aproximadamente 85 euros) por dia. “Às vezes consigo mais, mas depois há os gastos com gasolina e manutenção do carro”, explica. Depois de todas as despesas, sobra-lhe cerca de 500 dólares (cerca de 428 euros) por semana.

A saúde ainda o permite continuar

De acordo com a mesma fonte, apesar da idade, o norte-americano mantém-se ativo e relativamente saudável. O médico elogia a sua boa forma física, embora reconheça que o excesso de peso pode tornar o futuro mais incerto. “Ainda conduzo bem, mas evito velocidades altas e deixo passar quem tem pressa”, diz, com humor.

Vive numa pequena localidade junto ao Atlântico, onde gosta de pescar com a mulher e o irmão. Contudo, nunca passam o verão na Florida, por causa do calor e da humidade.

Dívidas que não dão descanso

Hoje, Richard Smith acumula uma dívida de cerca de 350 mil dólares, entre a hipoteca da casa e créditos pessoais. Recebe perto de 3 mil dólares mensais da Segurança Social e tem menos de 20 mil na conta de reforma. “Tento pagar o que posso, mas aparecem sempre despesas, o carro, as cirurgias às mãos, as viagens entre estados. Tudo vai para o cartão de crédito”, lamenta, citado pelo Business Insider.

Mesmo assim, mantém o otimismo. “Se as coisas piorarem, podemos sempre vender a casa e voltar a viver em tempo integral na autocaravana”, diz.

O irmão chega a enviar-lhe anúncios de emprego, e Richard não exclui a hipótese de voltar a trabalhar o ano inteiro. “Afinal, ganhar o Powerball não está a resultar”, brinca.

A realidade portuguesa

Em Portugal, os casos de reformados que continuam a trabalhar também têm vindo a aumentar, embora por razões distintas. Muitos optam por pequenos trabalhos informais, sobretudo em zonas rurais ou no comércio local, enquanto outros regressam a atividades sazonais ou procuram ocupações em part-time.

A falta de literacia financeira e o adiamento de decisões de poupança são fatores comuns a vários países, e histórias como a de Richard Smith, marcada por um erro financeiro, são um aviso sobre a importância de planear atempadamente o período da reforma em qualquer parte do mundo.

Leia também: “40 anos de serviço e trataram-me como lixo”: homem de 63 anos despedido a apenas 1 ano da reforma

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Fátima não sabia ler nem escrever, assinou um papel e acabou sem a casa: “Quando me derem uma casa, já tenho uma no cemitério de Benfica”

08:40 15 Setembro, 2026 03:16 15 Setembro, 2026 | João Luís

Assinou um documento sem saber ler e mais tarde descobriu que tinha perdido a casa: a habitação continua a ser um desafio para muitos idosos

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve

Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

06:30 15 Setembro, 2026 23:35 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias desta cidade algarvia foram um dos principais motivos que levaram uma viajante a escolhê-la entre apenas quatro destinos europeus aos quais regressaria

Algarve Cultura Mundo

Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

07:45 15 Setembro, 2026 07:21 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve esteve representado por três jovens talentos em duas das principais competições internacionais dedicadas ao acordeão

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Algarve Economia

Inauguração da TriD Consultores junta academia, empresas e gestão de pessoas em Lagos

09:03 15 Setembro, 2026 09:03 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Luís Serra Coelho, Luísa Salazar d’Eça e Amélia Santos participam numa conversa sobre liderança, cultura e futuro do trabalho

Mar ao por-do-sol.
Tempo

Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país

06:02 15 Setembro, 2026 16:38 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mapa de precipitação para esta semana é claro: a chuva deverá passar longe da maior parte de Portugal Continental, segundo a Meteored

Economia Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Opinião

Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

07:30 15 Setembro, 2026 19:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos tempos sem matizes. Tempos em que a complexidade é confundida com relativismo, a prudência com cobardia e a diplomacia com traição"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Padeiro em serviço.
Economia Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Fátima não sabia ler nem escrever, assinou um papel e acabou sem a casa: “Quando me derem uma casa, já tenho uma no cemitério de Benfica”

08:40 15 Setembro, 2026 03:16 15 Setembro, 2026 | João Luís

Assinou um documento sem saber ler e mais tarde descobriu que tinha perdido a casa: a habitação continua a ser um desafio para muitos idosos

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve

Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

06:30 15 Setembro, 2026 23:35 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias desta cidade algarvia foram um dos principais motivos que levaram uma viajante a escolhê-la entre apenas quatro destinos europeus aos quais regressaria

Algarve, Cultura, Mundo

Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

07:45 15 Setembro, 2026 07:21 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve esteve representado por três jovens talentos em duas das principais competições internacionais dedicadas ao acordeão

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Algarve, Economia

Inauguração da TriD Consultores junta academia, empresas e gestão de pessoas em Lagos

09:03 15 Setembro, 2026 09:03 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Luís Serra Coelho, Luísa Salazar d’Eça e Amélia Santos participam numa conversa sobre liderança, cultura e futuro do trabalho

Mar ao por-do-sol.
Tempo

Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país

06:02 15 Setembro, 2026 16:38 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mapa de precipitação para esta semana é claro: a chuva deverá passar longe da maior parte de Portugal Continental, segundo a Meteored

Economia, Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Opinião

Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

07:30 15 Setembro, 2026 19:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos tempos sem matizes. Tempos em que a complexidade é confundida com relativismo, a prudência com cobardia e a diplomacia com traição"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Padeiro em serviço.
Economia, Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Últimas Notícias

  • Polícia Judiciária alerta todos os contribuintes: não caia nesta burla em nome da Autoridade Tributária que promete até 7.989€ em troca destas informações
    Polícia Judiciária alerta todos os contribuintes: não caia nesta burla em nome da Autoridade Tributária que promete até 7.989€ em troca destas informações
  • Inauguração da TriD Consultores junta academia, empresas e gestão de pessoas em Lagos
    Inauguração da TriD Consultores junta academia, empresas e gestão de pessoas em Lagos
  • Fátima não sabia ler nem escrever, assinou um papel e acabou sem a casa: “Quando me derem uma casa, já tenho uma no cemitério de Benfica”
    Fátima não sabia ler nem escrever, assinou um papel e acabou sem a casa: “Quando me derem uma casa, já tenho uma no cemitério de Benfica”
  • “Heróis da Fruta” aumenta consumo de fruta e vegetais nas escolas do Algarve
    “Heróis da Fruta” aumenta consumo de fruta e vegetais nas escolas do Algarve
  • Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional
    Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

Opinião

  • Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
    Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
  • Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
    Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
  • Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte
    Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
    Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento