Na hora de viajar de avião, uma grande maioria dos passageiros prefere sentar-se nos lugares da janela ou nos que se encontram junto ao corredor. No entanto, por vezes, a escolha do lugar exige um pagamento extra, pelo que os passageiros entregam o seu destino à chamada “atribuição aleatória” das companhias aéreas. De qualquer forma, um especialista explica porque deve evitar os lugares junto ao corredor.
O site Away cita o CEO da Air Advisor, Anton Radchenko, que alerta para o facto de os lugares junto ao corredor serem os que estão mais expostos ao contacto com outros passageiros. Radchenko vai mais longe e realça os resultados de um estudo financiado pela Boing que aponta que quem se senta no corredor tem, em média, 64 contactos com outras pessoas durante o voo, enquanto os passageiros junto à janela têm apenas 12.
Esta diferença traduz-se numa redução de 80% no risco de contrair vírus para quem escolhe os lugares junto à janela. Assim sendo, se quer minimizar os riscos de contrair um vírus, a solução ideal passa por optar pelos lugares da janela. “Estar junto à janela reduz também o contacto com pessoas em movimento, diminuindo a exposição a possíveis fontes de contaminação”, explica Radchenko.
Para além de os lugares junto à janela reduzirem o risco de contaminação, a escolha deste lugar é também sinónimo de menos interrupções durante o voo, já que não será necessário levantar-se quando os outros passageiros precisam de ir à casa de banho.
Quer isto dizer que, caso tenha opção de escolha e esteja indeciso entre o lugar da janela e o do corredor, o lugar perto da janela é o mais vantajoso.
Leia também: Americana muda-se para Portugal e diz: “Só volto para os EUA numa urna”