Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Vida & Lazer

Nem frigorífico nem fruteira: este é o local ideal para prolongar a ‘vida útil’ das suas bananas

Para evitar que as bananas amadureçam depressa demais, escolha bem o sítio onde as coloca

17:10 24 Setembro, 2025 13:08 25 Setembro, 2025 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As bananas são uma das frutas mais consumidas em Portugal, presença constante em fruteiras, mochilas escolares e até em sobremesas típicas. Apesar da sua popularidade, continua a gerar dúvidas quando se fala de conservação e armazenamento em casa.

Em alturas de calor, muitos portugueses acreditam que guardar bananas no frigorífico é a solução para prolongar a sua durabilidade. No entanto, este hábito comum pode ter o efeito contrário e comprometer a qualidade da fruta.

Efeitos negativos do frio

Segundo especialistas citados pelo jornal espanhol AS, colocar bananas no frigorífico evita apenas que a casca fique manchada. Porém, o frio altera o sabor e prejudica a textura, deixando a polpa farinhenta e menos agradável. A perda de nutrientes também é um efeito a ter em conta.

Outro erro frequente é deixá-las na fruteira, misturadas com outras frutas como maçãs ou tomates. O motivo está na libertação de etileno, um gás natural que acelera a maturação e faz com que as bananas percam frescura demasiado rápido.

O impacto do etileno

Este gás funciona como um “acelerador invisível” do amadurecimento. Quando a banana está em contacto direto com frutas que libertam etileno, o resultado é claro: amadurecem depressa demais e acabam por se estragar antes de tempo.

Para quem prefere bananas mais verdes ou no ponto certo para comer, esta informação é essencial. Uma escolha errada no local de armazenamento pode levar ao desperdício de fruta — e de dinheiro.

Onde guardar então?

A solução ideal é mantê-las num espaço seco, longe da luz direta e a uma temperatura ambiente estável. Este ambiente respeita o processo natural de amadurecimento e permite que a fruta conserve o sabor e a textura durante mais tempo.

Um truque eficaz passa por pendurar as bananas em vez de as deixar pousadas numa superfície. Desta forma, evitam-se marcas de pressão e prolonga-se a sua boa aparência.

Erros a evitar

Os sacos de plástico são um dos piores locais para guardar bananas. A falta de circulação de ar acelera a fermentação e contribui para o apodrecimento precoce. Guardá-las em cestos ventilados ou penduradas é sempre preferível.

Mas e quando se compram bananas verdes? Nesse caso, quem quiser acelerar a maturação pode colocá-las num saco de papel com uma maçã. O etileno libertado ajuda a que fiquem prontas a consumir mais rapidamente, de forma controlada.

E se amadureceram demais?

As bananas demasiado maduras podem ser congeladas, já descascadas, e aproveitadas em batidos, panquecas ou bolos. Uma das receitas mais populares é o pão de banana, que aproveita a doçura natural da fruta e evita que acabe no lixo.

Esta versatilidade mostra que, mesmo quando já não estão no ponto ideal para comer ao natural, as bananas podem continuar a ser aproveitadas de várias formas.

A importância de conservar bem

Apesar de parecerem resistentes, as bananas exigem cuidados simples para se manterem em bom estado, de acordo com o AS. O segredo está em evitar o frio do frigorífico e a proximidade de outras frutas. Assim, duram mais tempo e mantêm o sabor que as torna tão apreciadas.

Conservar bem esta fruta significa não só mais prazer à mesa, como também menos desperdício alimentar. Afinal, pequenos gestos na cozinha podem fazer grande diferença no dia a dia das famílias.

Leia também: “A comida é mais barata, a roupa é mais barata”: reformada muda-se para país ‘aqui ao lado’ e vê a pensão render como nunca

Cultura Nacional

Poucos conhecem esta ‘cidade morta’ em Portugal com mais de 2.000 anos que pode visitar sem pagar

17:10 5 Outubro, 2026 14:09 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Escondida num monte no Norte de Portugal, esta 'cidade morta' conserva casas, muralhas e ruas com cerca de dois mil anos

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve

“É quase uma cidade esquecida”: chefe das Caraíbas escolheu esta cidade algarvia para viver depois de os pais se mudarem para a região

11:20 5 Outubro, 2026 19:52 4 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Sky Visser seguiu os pais até ao Algarve e encontrou em Faro o estilo de vida e os produtos que procurava para abrir um restaurante

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Silves.
Algarve

“Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos

10:40 5 Outubro, 2026 12:02 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Após várias férias na região, Justin e Marjet deixaram os Países Baixos em 2024 para recuperar um espaço abandonado há décadas no Algarve

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Algarve Cultura Economia

Milhares de visitantes esperados na Feira da Praia em Vila Real de Santo António

08:00 5 Outubro, 2026 14:33 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 8 e 13 de outubro, a Feira da Praia ocupa vários espaços da cidade e volta a atrair visitantes portugueses e espanhóis

Gastronomia Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

José Castelo Branco.
Nacional

Betty Grafstein, 97 anos, acusa José Castelo Branco: “Deu-me socos na cabeça tantas vezes”

14:20 5 Outubro, 2026 14:19 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 97 anos, Betty Grafstein relatou em tribunal alegadas agressões físicas e psicológicas que diz terem marcado os 30 anos de casamento com José Castelo Branco

Conduzir à chuva. Crédito: Freepik
Auto

Vai conduzir com chuva forte e granizo? Estes cuidados podem evitar que perca o controlo do carro

11:00 5 Outubro, 2026 13:00 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Chuva intensa reduz a aderência à estrada e a visibilidade, enquanto vento forte e granizo acrescentam novos riscos

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Edição Papel Opinião

Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas

15:00 4 Outubro, 2026 12:14 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"O mundo que Portugal ajudou a ligar tornou-se agora o mundo que bate à nossa porta"

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Opinião Política

Que República? | Por José Figueiredo Santos

16:00 4 Outubro, 2026 15:59 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Porque o verdadeiro problema talvez esteja numa palavra aparentemente inocente e tão usada em nome de todos: o “nós”, aponta José Figueiredo Santos

Cultura, Nacional

Poucos conhecem esta ‘cidade morta’ em Portugal com mais de 2.000 anos que pode visitar sem pagar

17:10 5 Outubro, 2026 14:09 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Escondida num monte no Norte de Portugal, esta 'cidade morta' conserva casas, muralhas e ruas com cerca de dois mil anos

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve

“É quase uma cidade esquecida”: chefe das Caraíbas escolheu esta cidade algarvia para viver depois de os pais se mudarem para a região

11:20 5 Outubro, 2026 19:52 4 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Sky Visser seguiu os pais até ao Algarve e encontrou em Faro o estilo de vida e os produtos que procurava para abrir um restaurante

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Silves.
Algarve

“Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos

10:40 5 Outubro, 2026 12:02 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Após várias férias na região, Justin e Marjet deixaram os Países Baixos em 2024 para recuperar um espaço abandonado há décadas no Algarve

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Algarve, Cultura, Economia

Milhares de visitantes esperados na Feira da Praia em Vila Real de Santo António

08:00 5 Outubro, 2026 14:33 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 8 e 13 de outubro, a Feira da Praia ocupa vários espaços da cidade e volta a atrair visitantes portugueses e espanhóis

Gastronomia, Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

José Castelo Branco.
Nacional

Betty Grafstein, 97 anos, acusa José Castelo Branco: “Deu-me socos na cabeça tantas vezes”

14:20 5 Outubro, 2026 14:19 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 97 anos, Betty Grafstein relatou em tribunal alegadas agressões físicas e psicológicas que diz terem marcado os 30 anos de casamento com José Castelo Branco

Conduzir à chuva. Crédito: Freepik
Auto

Vai conduzir com chuva forte e granizo? Estes cuidados podem evitar que perca o controlo do carro

11:00 5 Outubro, 2026 13:00 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Chuva intensa reduz a aderência à estrada e a visibilidade, enquanto vento forte e granizo acrescentam novos riscos

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Edição Papel, Opinião

Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas

15:00 4 Outubro, 2026 12:14 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"O mundo que Portugal ajudou a ligar tornou-se agora o mundo que bate à nossa porta"

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Opinião, Política

Que República? | Por José Figueiredo Santos

16:00 4 Outubro, 2026 15:59 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Porque o verdadeiro problema talvez esteja numa palavra aparentemente inocente e tão usada em nome de todos: o “nós”, aponta José Figueiredo Santos

Últimas Notícias

  • Vem aí a época das castanhas: nesta cidade vender o ‘fruto do outono’ na rua pode custar 750€ ou mais por mês
    Vem aí a época das castanhas: nesta cidade vender o ‘fruto do outono’ na rua pode custar 750€ ou mais por mês
  • Poucos conhecem esta ‘cidade morta’ em Portugal com mais de 2.000 anos que pode visitar sem pagar
    Poucos conhecem esta ‘cidade morta’ em Portugal com mais de 2.000 anos que pode visitar sem pagar
  • Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado
    Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado
  • Nesta cidade algarvia há transporte gratuito para quem precisa de ir a consultas e exames se cumprir estes requisitos
    Nesta cidade algarvia há transporte gratuito para quem precisa de ir a consultas e exames se cumprir estes requisitos
  • Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum
    Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

Opinião

  • A República é um put@. Viva a República! | Editorial de Henrique Dias Freire
    A República é um put@. Viva a República! | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende
    Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende
  • Que República? | Por José Figueiredo Santos
    Que República? | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal