Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional, Saúde, Vida & Lazer

Esta praia portuguesa que não fica a sul tem água a 25 graus e um spa salínico terapêutico

Descubra esta praia portuguesa com águas quentes e naturais a 25 graus, ideal para relaxar e aproveitar os benefícios de um ambiente único

10:00 6 Julho, 2025 16:19 2 Julho, 2025 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há locais em Portugal onde o mar não é a única forma de mergulhar em águas quentes e relaxantes. Em plena Ria de Aveiro, um espaço pouco conhecido do grande público oferece uma experiência balnear diferente, com propriedades terapêuticas, água a 25 graus e ligação direta à tradição salineira.

Situada junto ao bairro da Beira-Mar, a Marinha da Noeirinha é hoje um espaço de lazer recuperado e adaptado à visitação. Além da água quente e rica em sal, o local guarda séculos de história ligados à produção artesanal de sal, sendo possível fazer visitas guiadas e conhecer o trabalho dos marnotos.

Uma praia fora do comum

De acordo com o portal Idealista, a chamada Praia da Marinha da Noeirinha distingue-se pela temperatura da água, que pode atingir os 25 graus. A renovação diária provocada pelas marés garante uma qualidade de água constante, num ambiente natural preservado e longe da agitação das praias mais procuradas.

Apesar de não ser uma praia marítima tradicional, a experiência de banho é comparável, com a vantagem de se fazer num espaço sem ondulação, sem areia em excesso, com água a 25 graus e com benefícios adicionais para a saúde.

Sal, saúde e bem-estar

Segundo a mesma fonte, a elevada concentração de sal na água e os minerais presentes favorecem a circulação sanguínea, a hidratação da pele e o alívio de sintomas como acne, psoríase ou problemas articulares. O efeito de flutuação, devido à densidade salina, é comparado ao de spas naturais, promovendo o relaxamento muscular e a sensação de leveza corporal.

O sódio presente contribui para a eliminação de toxinas e tem propriedades antissépticas. Por estas razões, muitos visitantes procuram a Marinha da Noeirinha como alternativa terapêutica ou complemento a tratamentos convencionais.

Um espaço com 200 anos de história

A Marinha resulta da junção de três antigas marinhas vizinhas: Moeirinha, Balacosinha e Rata. Durante mais de três décadas esteve ao abandono, até ser adquirida por uma empresa ligada à produção de sal e recuperada a partir de 2016.

Escreve o Idealista que o espaço mantém elementos históricos e produtivos, agora aliados à componente turística e de lazer. É possível circular entre os tanques de evaporação e observar de perto os métodos manuais de extração, bem como conversar com os marnotos responsáveis pela sua preservação.

Visitas guiadas à marinha

Além do banho, o visitante pode participar numa visita guiada que percorre as várias áreas da salina. Durante o percurso, os guias, geralmente antigos trabalhadores da marinha, explicam a história da produção de sal, mostram as ferramentas tradicionais e descrevem o processo completo, desde a entrada da água da ria até à cristalização do sal.

Esta componente pedagógica transforma a visita num momento de contacto com o património industrial e natural da região, reforçando o valor cultural da experiência.

Quanto custa visitar

O acesso à zona balnear da Marinha da Noeirinha tem um custo simbólico, que serve para manter as infraestruturas e financiar a manutenção do espaço. O bilhete diário custa sete euros para adultos e cinco euros para crianças a partir dos quatro anos. Meios-dias têm preços reduzidos: cinco euros para adultos e 3,5 euros para crianças.

As visitas guiadas, quando disponíveis, podem ter um custo adicional ou ser incluídas nos pacotes de acesso.

Um refúgio pouco conhecido em Aveiro

Apesar da sua localização central, a Praia da Marinha da Noeirinha continua a ser um segredo relativamente bem guardado entre os residentes e conhecedores da região. Ao contrário das zonas balneares mais concorridas da ria ou da costa, aqui o ambiente é sereno, controlado e focado no bem-estar.

Para quem procura um dia diferente em família, longe do rebuliço habitual das praias atlânticas, este espaço oferece uma combinação rara de conforto térmico, património cultural e benefícios terapêuticos, tudo a poucos minutos do centro de Aveiro.

Um novo olhar sobre o lazer balnear

A existência de praias interiores com características únicas, como a Marinha da Noeirinha, amplia o leque de opções para quem pretende fugir ao modelo tradicional de férias de verão. Aliando tradição, saúde e natureza, esta antiga marinha salinícola oferece uma experiência distinta que vale a pena descobrir.

Leia também: ‘Maldivas portuguesas’: espanhóis estão rendidos ao parque de campismo desta ilha paradisíaca no Algarve onde “quase não há carros”

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve

Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

06:30 15 Setembro, 2026 23:35 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias desta cidade algarvia foram um dos principais motivos que levaram uma viajante a escolhê-la entre apenas quatro destinos europeus aos quais regressaria

Algarve Nacional

Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira

07:00 15 Setembro, 2026 06:35 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acordo coletivo assinado em Faro surge num momento em que Governo e sindicatos procuram uniformizar regras para os bombeiros sapadores

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Algarve Cultura Mundo

Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

07:45 15 Setembro, 2026 07:21 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve esteve representado por três jovens talentos em duas das principais competições internacionais dedicadas ao acordeão

Opinião

Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

07:30 15 Setembro, 2026 19:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos tempos sem matizes. Tempos em que a complexidade é confundida com relativismo, a prudência com cobardia e a diplomacia com traição"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Mar ao por-do-sol.
Tempo

Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país

06:02 15 Setembro, 2026 16:38 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mapa de precipitação para esta semana é claro: a chuva deverá passar longe da maior parte de Portugal Continental, segundo a Meteored

Economia Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Mulher no banco.
Economia Nacional

Há portugueses que podem receber este apoio do Governo a dobrar ainda em setembro: saiba se está abrangido

12:40 14 Setembro, 2026 13:55 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Uma prestação adicional do abono de família pode chegar este mês a crianças e jovens que cumpram duas condições

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Padeiro em serviço.
Economia Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve

Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

06:30 15 Setembro, 2026 23:35 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias desta cidade algarvia foram um dos principais motivos que levaram uma viajante a escolhê-la entre apenas quatro destinos europeus aos quais regressaria

Algarve, Nacional

Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira

07:00 15 Setembro, 2026 06:35 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acordo coletivo assinado em Faro surge num momento em que Governo e sindicatos procuram uniformizar regras para os bombeiros sapadores

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Algarve, Cultura, Mundo

Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

07:45 15 Setembro, 2026 07:21 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve esteve representado por três jovens talentos em duas das principais competições internacionais dedicadas ao acordeão

Opinião

Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

07:30 15 Setembro, 2026 19:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos tempos sem matizes. Tempos em que a complexidade é confundida com relativismo, a prudência com cobardia e a diplomacia com traição"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Mar ao por-do-sol.
Tempo

Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país

06:02 15 Setembro, 2026 16:38 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mapa de precipitação para esta semana é claro: a chuva deverá passar longe da maior parte de Portugal Continental, segundo a Meteored

Economia, Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Há portugueses que podem receber este apoio do Governo a dobrar ainda em setembro: saiba se está abrangido

12:40 14 Setembro, 2026 13:55 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Uma prestação adicional do abono de família pode chegar este mês a crianças e jovens que cumpram duas condições

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Padeiro em serviço.
Economia, Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Últimas Notícias

  • Fátima não sabia ler nem escrever, assinou um papel e acabou sem a casa: “Quando me derem uma casa, já tenho uma no cemitério de Benfica”
    Fátima não sabia ler nem escrever, assinou um papel e acabou sem a casa: “Quando me derem uma casa, já tenho uma no cemitério de Benfica”
  • “Heróis da Fruta” aumenta consumo de fruta e vegetais nas escolas do Algarve
    “Heróis da Fruta” aumenta consumo de fruta e vegetais nas escolas do Algarve
  • Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional
    Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional
  • Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira
    Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira
  • Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído
    Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

Opinião

  • Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
    Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
  • Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
    Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
  • Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte
    Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
    Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento