Estão abertas as candidaturas para a 3ª edição do Programa de Formação do Parlamento Europeu para Jovens Jornalistas – Especial Eleições Europeias.
O programa vai decorrer na sede da Lusa, em Lisboa, nos dias 6, 7 e 8 de maio, e serão selecionados, desta vez, 12 jornalistas em início de carreira, numa edição especial Eleições Europeias, já que decorre a um mês do sufrágio para o Parlamento Europeu (9 de junho).
Pedro Valente da Silva, chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, evoca que “a liberdade e o pluralismo dos meios de comunicação social são essenciais para preservar a democracia. Esta formação para jovens jornalistas permite aprofundar os seus conhecimentos acerca dos assuntos europeus e dos valores fundacionais da União Europeia, o que se afigure premente dada a contagem decrescente para as eleições europeias de 9 de junho”.
Luísa Meireles, diretora de Informação da Agência Lusa, que organiza o programa a nível nacional, sublinha que “esta vai ser uma edição especial da formação, precisamente porque estamos já nas vésperas das eleições, quando já começamos descortinar muito do que será o novo Parlamento Europeu e a Europa institucional que dele decorrerá. Será a altura, também, em que poderemos fazer um balanço do que foi esta última legislatura. E será, além do mais, um momento em que a Europa estará no “feed” das notícias São razões sobejas para que os jornalistas aprendam ainda melhor a conhecer a Europa, para depois poderem contá-la”.
O prazo das candidaturas termina no dia 5 de abril e as candidaturas e critérios de seleção: aqui.
Leia também: Debates ‘Unidos pela Democracia’ pelo combate à abstenção jovem nas eleições europeias no Algarve
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram