A Eurocidade do Guadiana organiza no próximo dia 24 de novembro um Encontro Transfronteiriço de Mulheres Empreendedoras, no Centro de Congressos de Ayamonte, no qual pretende reunir mais uma vez o talento feminino ao longo da fronteira, e contribuir com ferramentas e workshops para promover o empreendedorismo e iniciativas laborais que fomentem a presença feminina.
Esta atividade é parte das ações do projeto Eures Transfronteiriço, e está inserida nas atividades do Ano Europeu das Competências, com o qual a União Europeia pretende impulsionar a aprendizagem continua, oferecendo capacitação às pessoas e empresas que contribuam para a transição ecológica e digital, dando especial relevo o apoio à inovação e competitividade.
A representação menor de mulheres em profissões e estudos relacionados com a tecnologia e ciência justificam que nestas acções se potencie a presença feminina.
Durante a manhã, várias profissionais com reconhecimento nos seus sectores de atividade irão dar a conhecer a sua experiência de empreendedorismo e liderança empresarial, contando com a presença de Sandra Correia, eleita melhor empresarial da Europa e melhor mulher de negócios internacional nos Estados Unidos, Carolina Nerbutti, CEO de Flow Training, e Mabel Román, diretora de logística de Transromán.
Posteriormente os participantes podem participar em workshops em áreas como: plano de negócios e propriedade intelectual, direito fiscal e normas laborais transfronteiriças, oportunidades dos Centros Europe Direct Huelva e Algarve, e um espaço com os conselheiros EuresT de ambas as regiões para resolução de dúvidas de empresas e trabalhadores.
Os participantes terão a oportunidade de terminar a jornada com um aperitivo de networking no qual poderão debater e analisar os conteúdos da manhã de trabalho.
O encontro é organizado pela Eurocidade do Guadiana, com a participação directa dos sócios do programa EuresTransfronteiriço Andaluzia-Algarve, e com o apoio da Universidade do Algarve através do CRIA e dos Centros Europe Direct de Huleva e Algarve.
O projeto Eures Transfronteriço Andaluzia-Algarve é cofinanciado pela Comissão Europeia, Serviço Andaluz de Emprego e Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Leia também: Emprego transfronteiriço: Eurocidade do Guadiana lança programa de rádio e newsletter