No próximo dia 23 de novembro, o Mercado Municipal de Faro vai ser palco do Faro R3COOPERA, um evento dedicado a explorar e promover a reutilização, reparação e reinvenção, inserido na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
Esta iniciativa, organizada por um grupo de cidadãos e associações locais, pretende mobilizar a comunidade para práticas de consumo mais conscientes e sustentáveis.
O que esperar?
O evento traz à cidade exposições, oficinas, demonstrações ao vivo e momentos de partilha de saberes tradicionais e novas técnicas de reaproveitamento. Os participantes poderão aprender a recuperar e reutilizar objectos e materiais, descobrir o que já se faz em Faro para combater o desperdício e ainda participar em atividades interativas. Haverá uma oficina de reparação, onde voluntários ajudarão a consertar pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos e a fazer arranjos de costura.
Para os mais pequenos, o “Trocado por Miúdos” será um espaço dedicado à troca de brinquedos, livros e roupas em bom estado, e terão também uma oficina para “Brincar sem desperdiçar”, incentivando desde cedo a prática da reutilização. Já para os adultos, estão previstas conversas e apresentações de projetos locais, incluindo o lançamento de um mapeamento das lojas de segunda mão e outras iniciativas de reutilização e reparação na cidade.
Um apelo à colaboração e criatividade
Os organizadores – R.Util-Faro, Cívis, New Loops e Lixarte – sublinham que o objetivo é “(re)encontrarmos, juntos, alternativas ao consumismo e desperdício que ameaçam o planeta”. Destacam que prolongar a vida útil dos objetos não só reduz o impacto ambiental, como também poupa dinheiro e fortalece a economia local. “As práticas de reaproveitamento geram competências e empregos que não podem ser deslocalizados, fortalecendo a comunidade”, afirmam.
O evento também irá celebrar a arte da transformação, dando destaque aos chamados “upcyclers”, artistas e artesãos que reinventam objetos antigos ou danificados, criando novas peças únicas e cheias de personalidade.
Participação gratuita, mas com inscrições prévias para algumas atividades
A entrada no Faro R3COOPERA é gratuita e todas as atividades são abertas ao público. No entanto, algumas oficinas requerem inscrição prévia. Recomenda-se a consulta do programa completo nas redes sociais e no site do R.Util-Faro.
Apoios e parceiros
O Faro R3COOPERA é uma iniciativa de voluntariado, com a programação oferecida por várias organizações e indivíduos. Conta ainda com o apoio da Sciaena, Ambifaro, União das Freguesias de Faro, CCDR Algarve e do Europe Direct Algarve.
Marque na agenda e junte-se a nós!
No dia 23 de novembro, venha ao Mercado Municipal de Faro (piso -1) e descubra como podemos contribuir para um futuro mais sustentável, a reutilizar, reparar e reinventar.
Para mais informações, siga as redes sociais e o site oficial do evento.
Leia também: Abertas inscrições para o maior encontro de jovens na Europa
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagra