Já se encontra em consulta pública, a proposta do Governo português para “apoiar a ligação em sistema de metro ligeiro de superfície entre Olhão – Faro – Aeroporto – Universidade do Algarve – Parque das Cidade – Loulé, numa extensão aproximada de 35 km, contribuindo para a descarbonização do sistema de transportes regional e segurança rodoviária”.
O Governo justifica que o sistema de metro ligeiro de superfície vai ser financiado pelos fundos do próximo quadro comunitário Portugal 2030: é “a área de maior concentração populacional do sul do país e os mais de 150 mil residentes habituais em zonas urbanas e suburbanas contabilizam diariamente milhares de deslocações pendulares em veículo próprio, muitas vezes com um único ocupante, a que se juntam as deslocações dos passageiros embarcados/desembarcados no Aeroporto de Faro que procuram estes centros urbanos e ainda os que optam pela continuação da sua viagem em modo ferroviário”.
O programa regional do Algarve é o que mais aumentou a sua dotação de fundos europeus, dos atuais €319 milhões no Portugal 2020 para €780 milhões no novo Portugal 2030