O Programa Regional Algarve 2030 dispõe de um montante de 15,6 milhões de euros para apoiar investimentos em ciclovias promovidos pelos municípios da região. Este apoio reforça a aposta na mobilidade sustentável, permitindo a expansão de infraestruturas cicláveis no território algarvio.
Até à data, o Algarve já conta com 167 quilómetros de ciclovias construídas com recurso a fundos europeus. Esta primeira fase foi financiada através do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, que apoiou a construção das três ciclovias regionais do Algarve com um investimento total de cerca de seis milhões de euros, dos quais 4,4 milhões foram comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
As três grandes ciclovias regionais previstas para o Algarve são a Ecovia/Ciclovia do Litoral Sul, a Ecovia/Ciclovia da Costa Vicentina e a Ecovia/Ciclovia da Rota do Guadiana. Estas estendem-se, respetivamente, entre Odeceixe e Sagres, entre Sagres e Vila Real de Santo António, e entre esta cidade e Alcoutim.
Estas infraestruturas integram redes internacionais e ligam os principais centros urbanos da região, promovendo deslocações pendulares diárias, seja para a escola, o trabalho, atividades comerciais, de lazer ou outras.
A Ecovia do Litoral Sul e a Ecovia da Costa Vicentina fazem parte da Rede Europeia de Ciclovias – EuroVelo –, um projeto europeu que promove o cicloturismo através de 14 rotas de longa distância que atravessam 42 países, com um total de 70.000 quilómetros previstos.
No Algarve, cerca de 47% da rede regional já está executada, correspondendo a 167 dos 358 quilómetros planeados. A expectativa é que o restante seja concluído durante o atual período de execução do Algarve 2030.
O aviso de candidatura para projetos de ciclovias regionais e urbanas encontra-se atualmente aberto até ao dia 21 de maio. O concurso (referência Algarve-2024-37), com uma dotação de 15.600.000 euros, destina-se exclusivamente aos municípios da região e é dinamizado através da CIM/AMAL.
Leia também: Este estendal universal do Aldi é ideal para secagens rápidas com estrutura que facilita a circulação de ar
