Europe Direct Algarve

A Europa regressa à RUA no Dia da Europa

08-05-2021

Trata-se de um programa de rádio e o objetivo passa por transmitir informação útil sobre a União Europeia e dar a conhecer os projetos de jovens e/ou para jovens

O Europe Direct Algarve, hospedado na CCDR Algarve, e o Centro de Documentação da Universidade do Algarve, em parceria com a Rede MOVE, dão corpo a um novo espaço sobre a União Europeia, na RUA FM, Rádio Universitária do Algarve, a estrear a 9 de maio, Dia da Europa.

O público-alvo são os jovens. Os jovens como agentes de promoção do desenvolvimento, organizados ou em grupos informais, mas também dos jovens isolados, para quem diariamente são construídas políticas, medidas e projetos com objetivo de uma maior inclusão.

Trata-se de um programa de rádio e o objetivo passa por transmitir informação útil sobre a União Europeia [UE] e dar a conhecer os projetos de jovens e/ou para jovens, da iniciativa de entidades públicas ou de atores privados, no Algarve e na zona raiana da Província de Huelva.O objetivo é aprofundar entre os mais jovens a cidadania europeia e fazer assim a Europa mais próxima.

O programa, semanal, conta com diversas rubricas, entre elas o Speak Corner - um espaço onde, através de diversos idiomas nos é dado a conhecer um conjunto de expressões típicas e úteis à comunicação no dia-a-dia, numa sociedade cada vez mais intercultural. No DESTAQUE semanal fala-se de quem, no Algarve desenvolve projetos com e para os jovens. O novo programa, que arranca no dia da Europa, 9 de maio, tem também espaço para curiosidades e informações úteis sobre iniciativas ou programas da União Europeia. Com a duração de cerca de 6 minutos, o programa será transmitido às segundas-feiras, em horário a anunciar.

A produção, apoiada pela RUA FM conta com uma equipa diversificada de comunicadores, que inclui alguns jovens estudantes da UALG e outros a realizar projetos Erasmus no Algarve (estudantes ou voluntários), oriundos de vários países da Europa. A escolha da «RUA FM» para transmitir este programa deve-se ao facto de se tratar de uma rádio universitária, com um público jovem, onde podemos encontrar várias nacionalidades e interesses muito distintos.

A RUA DA EUROPA vai assim estrear-se no Dia da Europa integrada na iniciativa “Ponte.fm” promovida pelo Parlamento Europeu – Gabinete de Portugal, que reúne as rádios universitárias do país. A emissão a partir da RUA FM (Rádio Universitária do Algarve, acontece das 12h às 14h, passando para a RUC (Coimbra) até às 16h e para a RUM (Minho) até às 18h.

Na Rádio RUA, o Ponte.fm vai dedicar o período das 12:00 – 13:00 à nova rubrica “Rua da Europa”, iniciativa da EuropeDirect Algarve e do Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade do Algarve e a duas entrevistas: à fundadora do ‘SPEAK Faro - Language & Culture Exchange’ e ao fundador do projeto africano ‘Muntu’ (ex-colaborador da RUA FM) projeto para a igualdade de género através da defesa duma masculinidade positiva na comunidade migrante dos PALOP em Portugal. Entre as 13:00 e as 14:00 é tempo para um programa de autor de musica africana, ‘Nos trilhos de África’ de autoria de Didier Grelha, numa edição especial dedicada exclusivamente à musica com origem nos palop.

Centro de Documentação Europeia

O Centro de Documentação Europeia está sedeado na Universidade do Algarve, é uma biblioteca especializada em assuntos europeus, criada em 1995 por protocolo com a Comissão Europeia. Faz parte de uma rede de 16 CDEs nacionais e de 300 CDEs europeus, cuja missão é apoiar a investigação e veicular a informação da União Europeia dentro da Comunidade Académica. Mas exerce outras atividades fora da Universidade, nomeadamente com as Escolas Secundárias do Algarve e em parceria, com outros organismos de informação europeia.

Europe Direct Algarve

O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.

A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. A rede Europe Direct atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!

Rede MOVE

A rede MOVE assume como missão divulgar e apoiar o acesso dos/as jovens da região do Algarve a oportunidades de mobilidade, voluntariado, empreendedorismo, emprego, educação e outras experiências no contexto regional, nacional e internacional.

Pretende estimular uma cultura de participação, uma atitude em prol dos Direitos Humanos e de respeito pelo Ambiente, permitindo ao mesmo tempo o desenvolvimento de atividades e projetos conjuntos entre grupos informais, organizações, municípios e entidades do Algarve.

A equipa «A Rua da Europa» está disponível através do correio eletrónico redeMOVEalgarve@gmail.com e das contas de Instagram @redemovealgarve cde@ualg.pt e @europedirectalgarve

Ler + A companhia semanal que o vai levar a conhecer a Europa - Postal do Algarve