Gilberto Gonçalves Ferro faleceu no Hospital de Faro na quinta-feira da passada semana com 81 anos de idade. As reações à partida deste conhecido e acarinhado tavirense multiplicaram-se nas redes sociais, enaltecendo a generosidade e amizade deste “Grande Homem”.
Conhecido carinhosamente por “Sr. Gilberto Ferro”, era uma pessoa singular e frontal. Destacou-se em várias áreas na sua vida pública e empresarial, nomeadamente como empresário agrícola. Foi igualmente proprietário da prestigiada Farmácia Central e um dos principais sócios que fundou a Rádio Horizonte em 1986, ambas localizadas na cidade de Tavira.
Do seu ativismo por várias causas públicas, foi o principal rosto do movimento que defendeu um traçado alternativo proposto pelo então Governo de Cavaco Silva, aquando da construção da Via do Infante na área do Sotavento algarvio, chegando a bloquear os acessos do Aeroporto Internacional de Faro com dezenas de tratores em protesto.
Na altura, teve um grande destaque mediático nacional nas páginas da comunicação social, nomeadamente no jornal Postal do Algarve.
Foi galardoado e distinguido em vários momentos da sua vida, tendo recebido a Medalha Municipal de Mérito Grau Prata pelo Município de Tavira no Dia da Cidade em 2013.
O corpo de Gilberto Ferro foi para velório, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Tavira, e a cerimónia religiosa realizou-se na passada sexta-feira, seguindo o funeral para o Cemitério Municipal de Tavira.
Um Homem bom, de bom coração
Nas redes sociais, o seu afilhado Mário Pacheco presta-lhe uma última homenagem dizendo que “partiu um Homem bom, de bom coração, amigo de tudo e de todos. Afinal quem não conhecia o Sr Gilberto Ferro? O Homem que me apadrinhou e que conheço desde sempre!”.
Também as Mulheres Socialistas de Tavira prestam “sentida homenagem ao camarada Gilberto Ferro, fundador do Partido Socialista de Tavira”.
Para João Horta, administrador do bolg safeplace52, “Tavira hoje perdeu um dos seus filhos. Paz à alma do Sr Gilberto Ferro e as condolências aos familiares neste momento de dor”.
À família e amigos de Gilberto Ferro, o POSTAL endereça as mais sentidas e sinceras condolências neste momento de grande tristeza.