Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Imagem de Íris Mestre
Cultura, Edição Papel, Opinião

O Colosso Agrilhoado

FILOSOFIA DIA-A-DIA: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de abril.

13:00 8 Abril, 2022 09:52 7 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Maria João Neves Ph.D consultora Filosófica

24 de Fevereiro de 2022 – uma coluna de fumo em forma de punho ergue-se nos céus: a Rússia bombardeia a Ucrânia. Na minha mente, tal como outrora para defender Espanha das invasões napoleónicas, o gigantesco Colosso ergue-se agora para enfrentar a invasão russa.

Na tela original de Goya, observamos na base do quadro animais e gentes que fogem em todas as direcções; correm espavoridos em pleno caos e destruição.

Pormenor da tela de Goya El Coloso – Fotos D.R

Apenas um animal permanece quieto e olha o espectador: um burro branco, cuja sela já perdeu o cavaleiro.

Alguns especialistas afirmam que este asno parado pode simbolizar a incompreensão do fenómeno da guerra. Eu atrevo-me aqui a propor algumas outras interpretações desta espécie de “alegoria do jumento”.

1. O  burro somos nós por não termos evitado esta guerra

1.1 Num artigo de opinião intitulado “Derrota mútua assegurada”, publicado a 26 de Fevereiro no DN, apenas 2 dias depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, o filósofo português Viriato Soromenho Marques escreve o seguinte: “Entre a chegada de Gorbachev ao poder em Moscovo (1985) e a dissolução da URSS (1991) assistimos a um acontecimento sem paralelo na história mundial: um império colocou à frente da sua própria sobrevivência, o interesse da humanidade, evitando uma guerra nuclear generalizada que conduziria a uma ‘destruição mútua assegurada’ (…) Apesar das promessas de que a reunificação da Alemanha não implicaria o alargamento para leste da NATO, a verdade é que esta se efectuou.”

Como é de conhecimento público, em Março de 1999, a República Checa, a Hungria e a Polónia, ex-membros do Pacto de Varsóvia, aderiram à NATO. A Bulgária, a Estónia, a Letónia, a Lituânia, a Roménia, a Eslováquia e Eslovénia fizeram-no em Março de 2004, e, em Abril de 2009 a Croácia e a Albânia também aderiram à NATO. A vontade expressa de adesão à NATO, por parte da Ucrânia, terá certamente intensificado o medo e a hostilidade por parte da potência russa. Viriato Soromenho Marques interpreta, deste modo, a guerra na Geórgia em 2007, e a anexação da Crimeia em 2014: “a Rússia traçou uma linha vermelha à expansão de uma aliança militar, que considerava fazer perigar a sua segurança nacional. O desastrado activismo bélico da NATO e dos EUA nos últimos 20 anos, num proselitismo democrático coberto de sangue e ruínas, no Afeganistão, Iraque ou Líbia, ajudou a consolidar as reservas de Moscovo.”

1.2 Quando a Rússia se posicionou para atacar a Ucrânia a Europa continuou a acreditar que se tratava de “exercícios militares”. Uma e outra vez, ignorámos ― que nem asnos! ― os indícios que apontavam para a real possibilidade de uma guerra. Acordámos da pior forma possível: a realidade transformou-se em pesadelo! Apesar da solidariedade em larga escala demostrada, o povo ucraniano encontra-se desprotegido frente ao gigante russo sem que nenhum Colosso se erga. O gigante NATO está agrilhoado. Não pode intervir sob pena de fazer deflagrar uma terceira guerra mundial.

1.3 Apelamos para a paz, mas de que paz estamos a falar? A paz pode resultar da submissão ao poder; e a guerra pode terminar com a rendição incondicional. O filósofo francês Jean Jacques Rousseau opôs-se terminantemente a esse tipo de paz apelidando-a de “paz de Ulisses” referindo-se ao episódio em que Ulisses e os seus companheiros de viagem, aprisionados na caverna do Ciclope, aguardam a sua vez de serem devorados (A Lasting Peace Through the Federation of Europe and The State of War, London: Constable and Co., 1917). Podemos afirmar que o domínio absoluto e a submissão absoluta produzem uma espécie de paz, mas trata-se de paz conjugada com injustiça. Daqui decorre que apenas podemos considerar como verdadeira Paz aquela que se nutre da justiça. A ideia de justiça está no centro da tradição a que se chamou “guerra justa”, que afirma que temos o direito de lutar contra a injustiça.

A definição dialéctica de paz como ausência de guerra pode abarcar a ideia da paz armada, como a que vivemos durante a chamada “Guerra Fria” ― Um modus vivendi em que oponentes armados se abstêm de atacar uns aos outros por medo. Esse tipo de paz é apenas uma trégua ou impasse. Em tais condições os oponentes não foram reconciliados e as intenções hostis não foram eliminadas. Vive-se numa espécie de empate possibilitado pela força de dissuasão mútua. E foi este empate frágil que a Europa e os EUA desequilibraram sem medir as consequências. Subestimar o “inimigo” nunca é boa ideia.

2. O burro é Putin por não perceber que só pode perder

Interajo aqui com os pontos de vista dos historiadores Yuval Noah Harari (Israel) e Timothy Snyder (EUA) apresentados numa conversa online intitulada The War of Ukraine & the Future of the World que teve lugar no canal YouTube a 8 de Março de 2022.

2.1 Yuval Harari diz-nos que Putin cometeu um erro crasso ao não reconhecer a Ucrânia como uma nação com forte identidade própria. Considera que Putin construiu uma fantasia na sua cabeça julgando que os ucranianos são russos que querem ser absorvidos pela pátria mãe, e estão impedidos de o fazer por causa de um “gang nazi”. Esta fantasia fê-lo invadir a Ucrânia pensando que Zelensky fugiria, o exército se renderia, e a população lhes atiraria flores. Ora, todo o contrário ocorreu: Zelensky, apesar das ofertas de extradição pelos EUA, escolheu ficar no seu posto em Kiev; o exército ucraniano, mesmo com poucos meios, luta ferozmente ― “they are big, but we are brave” ― dizia um dos militares aos oradores e a população em vez de flores atira cocktails molotov.

2.2 Timothy Snyder diz-nos que Putin é vítima da sua própria tirania: todos os seus conselheiros temem-no, ao ponto de não se atreverem a discordar, preferindo ocultar qualquer verdade que indisponha o seu líder. Sem ninguém que o contrariasse, o presidente russo ficou completamente convencido das suas mentiras, perdeu o contacto com a realidade. O grande problema de um ditador é que quando comete um erro não consegue admiti-lo e procede numa escalada de violência cega.

No enquadramento geopolítico de hoje, que um país julgue, só porque é grande e poderoso, que pode obliterar outro país, é inaceitável! Voltamos para a selva! Putin está a trazer o mundo todo para uma era de guerra que julgávamos ter já sido ultrapassada.

Porém, num certo sentido, Putin já perdeu a guerra: se a Ucrânia era remota e desconhecida para alguns, agora a sua existência é incontornável. Os ucranianos dão a sua vida pelos ideais europeus de liberdade e democracia e aparecem, aos olhos de todos nós, como heróis. Quem pode esquecer as imagens de uma população, de mãos vazias, a enfrentar os tanques de guerra invasores?!

2.3 Outro erro incontornável para o qual aponta Timothy Snyder é a perversão da terminologia proveniente do holocausto que é parte constituinte da história e cultura de todos nós. Putin diz que quer “desnazificar a Ucrânia” e inicia uma guerra contra um país democrático, cujo presidente é judeu, e comete atrocidades que começam a ser comparadas ao genocídio em cidades martirizadas como é o caso de Mariupol.

A Rússia não está apenas a invadir uma nação inocente e a tentar erradicá-la ― algo que não se via desde os tempos das guerras imperiais ― está a desfazer as estruturas morais e linguísticas decorrentes da 2ª Guerra Mundial. A palavra genocídio e a palavra nazi são muito importantes para a estrutura moral dos países europeus. Com o seu discurso falso e pervertido Putin não está apenas a ir contra um país, mas está a tentar destruir  o marco civilizacional que nos constitui. Por isso mesmo, todos sentimos nas entranhas que há algo de radicalmente errado e horrível nesta invasão.

3. Consequências de tanta burrice

3.1 A Europa vivia uma longa época de paz. O nosso orçamento global para a defesa era de cerca de 3%. Antigamente, reis e imperadores, gastavam 40, 50, mesmo 70% do seu orçamento com o exército. A desmilitarização permitiu que os recursos se orientassem para áreas tão fundamentais como a Educação e a Saúde. No dia seguinte à invasão da Ucrânia pela Rússia, a Alemanha duplicou o seu orçamento para a defesa. Os outros estados europeus estão também a ajustar os seus orçamentos incrementando a percentagem bélica, em detrimento de outras áreas.

3.2 Temos visto nos telejornais os ucranianos a chorar, não apenas pelos horrores da guerra, mas pela perplexidade que lhes causa a invasão russa. Era uma nação que consideravam como um parente próximo, agora sentem-se apunhalados pelas costas. Não sabemos qual será o desfecho desta guerra, mas, o que sim é certo, é que Putin está a plantar sementes de ódio e desconfiança que perdurarão durante gerações. Este será o seu legado. Um Colosso muito maior está a ser criado!

Inscrições para o Café Filosófico: [email protected]

* A autora não escreve segundo o acordo ortográfico

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Metrobus. Crédito: DR
Algarve Economia Nacional

Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo

19:43 25 Junho, 2026 19:43 25 Junho, 2026 | João Luís

Projeto do metrobus do Algarve pode ficar suspenso por falta de acordo financeiro entre municípios e Estado, apesar de estar previsto para avançar até 2029

Algarve Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Economia Europe Direct Algarve

Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço

17:30 25 Junho, 2026 17:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve decorrerá até março de 2028 e conta com 1,4 milhões de euros

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve Cultura

Novas 7 Maravilhas levam 21 candidatos do Algarve a votação em Olhão

15:37 25 Junho, 2026 15:37 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão recebe este sábado a meia-final regional das Novas 7 Maravilhas, com 21 candidatos algarvios em votação

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Metrobus. Crédito: DR
Algarve, Economia, Nacional

Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo

19:43 25 Junho, 2026 19:43 25 Junho, 2026 | João Luís

Projeto do metrobus do Algarve pode ficar suspenso por falta de acordo financeiro entre municípios e Estado, apesar de estar previsto para avançar até 2029

Algarve, Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional, Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço

17:30 25 Junho, 2026 17:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve decorrerá até março de 2028 e conta com 1,4 milhões de euros

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve, Cultura

Novas 7 Maravilhas levam 21 candidatos do Algarve a votação em Olhão

15:37 25 Junho, 2026 15:37 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão recebe este sábado a meia-final regional das Novas 7 Maravilhas, com 21 candidatos algarvios em votação

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Últimas Notícias

  • Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira
    Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira
  • Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar
    Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar
  • Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo
    Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo
  • Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’
    Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’
  • Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro
    Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

Opinião

  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

Europe Direct Algarve

  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal