Visita de estudo ao Auditório Municipal de Albufeira
No dia 7 de maio de 2024, às 9:30, os alunos do 7.º e 8.º ano acompanhados pelas professoras Maria Caeiro, da disciplina de Inglês, e Margarida Vargues, da disciplina de Escrita Criativa, foram assistir a uma peça de teatro interativa no Auditório Municipal de Albufeira, o “Invisible Man”.
Esta peça de teatro está inserida no âmbito da disciplina de Inglês e tem o objetivo de desenvolver a capacidade de comunicação e audição dos alunos, assim como incentivar o gosto pela língua inglesa.
A peça fala-nos sobre um homem invisível, que juntamente com o seu gangue pretendiam assassinar o primeiro-ministro. Mas, uma agência que trabalhava para a polícia, fez de tudo para os impedir. Uma história cheia de emoção, interatividade e que alia a pedagogia com a diversão.
- Por Laura Albuquerque e Beatriz Cataludo
O dia da vitória
O dia 8 de maio de 1945 foi um dia histórico para o mundo, uma vez que foi quando os alemães se renderam aos Aliados. Foi uma vitória da democracia e dos valores anti-ditadura que é sempre bom recordar numa altura em que por vezes a democracia é maltratada.
A Alemanha antigamente era governada por um líder chamado Hitler que achava que a raça ariana era superior (racista) e na minha opinião essa atitude de superioridade não é condizente com os ideais da época, quanto mais agora. De seguida, sob o escudo do racismo, xenofobia e nacionalismo a Alemanha tentou afirmar-se no mundo com a invasão da Polónia e consequente início da 2.ª Guerra Mundial.
Até 1942, a Alemanha conseguiu dominar muitos territórios e achava-se que podia ganhar a guerra, mas depois com a entrada dos Estados Unidos da América na guerra, a Alemanha e os seus aliados das Potências dos eixos começaram a perder força e poder. Mais tarde, depois de perderem progressivamente territórios, os alemães renderam-se no dia 8 de maio de 1945, e terminado assim a 2.ª Guerra Mundial.
Em suma, a razão por este dia ser tão importante foi porque a intolerância, o nazismo, racismo e opressão perderam finalmente o seu protagonismo. Na minha opinião, este dia é bastante importante porque senão atualmente podíamos viver com o fantasma constante de ideias desumanas como racismo e, desta maneira, poderíamos ser ameaçados legalmente por ter uma cor de pele diferente, ter uma nacionalidade diferente, e se isso acontecesse, o mundo podia ser muito pior.
- Por Yixuan Huang
Evento sobre o 25 de Abril no Colégio Bernardette Romeira
No Colégio Bernardette Romeira, no dia 23 de abril, foi organizada uma palestra com as turmas do 2.º e 3.º ciclo sobre o 25 de Abril. António Cabrita foi o orador convidado desta atividade, em virtude de ser uma personalidade que se envolveu na luta contra o fascismo. Para além disso, é um advogado conceituado do concelho de Olhão.
O objetivo desta palestra foi alertar os alunos para esta data histórica de Portugal e relembrar a importância da liberdade no país. A restante comunidade escolar assistiu a uma atuação musical sobre a temática no primeiro intervalo da manhã e vislumbraram por todo o colégio cartazes alusivos ao 25 de Abril realizados na disciplina de História e Artes.
Por último, os alunos do colégio tiveram a oportunidade de escrever os seus sentimentos e opiniões, no mural do 25 de Abril realizado pelas alunas da disciplina do jornal, na biblioteca da escola.
- Por Leonor Amaro
Dia da Mãe
No Dia da Mãe em Portugal, homenageia-se, por norma no dia 5 de maio, a figura familiar materna e a maternidade, ou seja, a mãe.
Inicialmente, o Dia da Mãe surgiu nos Estados Unidos, com o objetivo da ativista Ann Maria Reeves Jarvis diminuir a mortalidade das crianças na família dos trabalhadores. Esta iniciativa criada pela americana e que fundou, em 1858, os Mothers Days Works Club, também procurava a valorização do papel da mulher na sociedade.
Nos anos 50 do século XX, a Mocidade Portuguesa Feminina decidiu instituir o Dia da Mãe em Portugal, fixando-o a 8 de dezembro. De facto, o Dia da Mãe era festejado no dia 8 de dezembro, mas a data foi alterada para 5 de maio, no primeiro domingo. Em liberdade, este dia ganhou outro significado e tornou-se um símbolo maternal, de emancipação feminina, mas também graças à influência americana, ganhou uma dimensão comercial.
Importa também salientar que no Dia da Mãe, os filhos costumam oferecer presentes e fazer surpresas com o intuito de mostrar o seu amor materno. Os presentes, por norma, costumam ser flores ou presentes manuais feitos pelos filhos, na maioria dos casos as mães deliciam-se com tal gesto.
- Por Yixuan Huang
A semana da leitura no Colégio Bernardette Romeira
Na semana de 18 a 22 de março, os alunos do Colégio Bernardette Romeira foram desafiados pela rede de bibliotecas escolares a participar na semana da leitura, na qual houve várias atividades como o projeto “Histórias contadas aos mais novos”, a visita da escritora Ana Luísa Pais, a Batalha dos Livros e a Feira dos Livros.
A visita da escritora Ana Luísa Pais foi no dia 15 de março, onde os alunos do 2.º e 3.ºciclo tiveram a oportunidade de conversar com a escritora Ana Luísa Pais sobre as suas obras.
Em relação à Batalha dos Livros, os alunos do 2º ciclo participaram nesta atividade e o grupo vencedor foi “Os 4”, que é constituído por quatro alunos do 6.º ano: o Afonso Vale, Henrique Matamouros, Pedro Carneiro e Rodrigo Manso. Por outro lado, a feira do livro realizou-se entre os dias 18 e 20 de março, entre as 16 horas e as 18 horas, onde os alunos do Colégio puderam encontrar vários livros, que podem abrir o “apetite” por leituras.
Por fim, o projeto “Histórias contadas aos mais novos” ocorreu no dia 21 de março e pretende que os alunos do 3.º ciclo contem histórias aos mais novos, de forma que estes ganhem hábitos de leitura.
- Por Laura Albuquerque
Entrevista ao professor de Ciências sobre o Dia Mundial da Vida Selvagem
No dia 3 de março celebra-se o Dia Mundial da Vida Selvagem, que tem o objetivo de alertar as pessoas para conservarem o estado do ambiente, espécies da fauna e flora selvagem mais ameaçadas e que estão em vias de extinção.
1. De que modo podemos preservar o meio ambiente?
Existem muitas formas que podemos implementar para preservar o meio ambiente, muitas delas são ensinadas aos alunos aqui no Colégio de forma a sensibilizar e apresentar as consequências da não preocupação com o meio ambiente. Uma das formas de preservação que temos implementadas, aqui na região do Algarve, por exemplo, é a criação de áreas protegidas. Até há alguns anos atrás, a Ria Formosa possuía a maior colónia de Cavalos-Marinhos, no entanto, com o avanço das atividades humanas nos locais onde existiam esses espécimes verificou-se uma diminuição tremenda em número de indivíduos dessa espécie, o que levou à criação do santuário de Cavalos-Marinhos na Ria Formosa. Esta ação possibilitou a preservação e possibilitou à espécie começar a reestabelecer-se no Estuário.
2. Como é que conseguimos proteger os animais em vias de extinção?
Quando chegamos ao ponto de classificar uma espécie como estando em vias de extinção, é porque, tanto as atividades humanas como a seleção natural do ambiente, mas maioritariamente devido à ação humana, em termos de indivíduos existentes, em todo o planeta, são muito reduzidos comparativamente à totalidade que previamente existiram. Ora, na tentativa de se conseguir proteger as espécies em vias de extinção, como é o exemplo do lince-ibérico, que apenas se encontram menos de 2000 indivíduos em todo o mundo, o que é bastante preocupante, são criados centros de reabilitação e crescimento da espécie. No caso desta espécie, em Portugal existem alguns centros de reabilitação da espécie, em que depois destes animais estarem completamente preparados para sobreviverem no meio ambiente são libertados para o seu habitat natural, de forma a aumentar a população natural no ecossistema.
3. Porque é que devemos alertar as pessoas para que elas preservem o ambiente?
Vamos imaginar um cenário em que alguns animais já não existem no ecossistema, ora se houver algum evento em que isso aconteça, o equilibro do ecossistema em que nós humanos estamos incluídos será afetado, por exemplo, alterando a forma de como os animais que dependem da espécie que deixou de existir se comporta. Pois bem, se o Homem tivesse a consciência de que é importante manter este equilíbrio dinâmico do ecossistema, as alterações que se estão a registar atualmente, possivelmente não seriam tão graves como estão a ser.
4. De que modo a disciplina de ciências pode ajudar a sensibilizar os mais jovens para este problema?
Sendo eu um professor formado na área de Gestão de Recursos, uma das preocupações que me foi transposta pelos meus mentores foi a de preservação, de não só espécies, mas também dos locais em que as espécies se localizam. Na disciplina de Ciências, logo desde o início do 2.º CEB que é passado aos alunos a importância dos vários animais, desde o menor ao maior, para que o ecossistema se mantenha em equilíbrio. Eu, tendo o background que tenho, e sendo o único professor de Ciências deste colégio, sinto-me responsável em transmitir a mensagem da importância da preservação não só das espécies, mas dos recursos também.
5. Quais são os maiores problemas que enfrenta a Ria Formosa?
A Ria Formosa é um local com muita vida marinha principalmente, é habitat para muitas espécies que só existem aqui, mas também é local de passagem para muitas espécies migratórias, como os flamingos. Atualmente a Ria Formosa está a passar por uma fase de reestruturação natural, no entanto, o Homem pretende moldá-la ao seu gosto, nós conseguimos verificar isso nos locais de praia, onde grande parte da areia não é natural. Essa alteração do dinamismo costeiro, faz com que a região sofra alterações que podem chegar a ser irreversíveis, levando à alteração do espaço para as espécies se implementarem. Se, com o avançar dos anos, houver alguma alteração permanente na dinâmica da Ria Formosa, podemos ver, ainda nesta nossa geração, uma destruição parcial de alguns locais da Ria Formosa, que se estende desde Albufeira até Cacela.
- Por Yixuan Huang
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