O Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António é um dos quatro Agrupamentos, a nível nacional, a integrar o “Projeto Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF)”.
Este desafio, que voltou este ano a abraçar, visa o desenvolvimento de projetos de investigação-ação e projetos de aprendizagem pautados pela inclusão e pela valorização da diversidade linguística e cultural no 1.º ciclo do ensino básico, fomentando práticas pedagógicas e didáticas bilingues e interculturais, bem como a produção de recursos educativos comuns.
O Projeto de Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira tem como entidades participantes o Ministério da Educação de Portugal; o Ministerio de Educación y Formación Profesional de Espanha; a Junta de Andalucía; a Junta de Castilla y León; a Junta de Extremadura; a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura — OEI; a Universidade de Aveiro; a Universidad Complutense de Madrid; o Instituto Politécnico de Bragança; a Universidade do Algarve; a Universidade da Beira Interior e a Universidade de Évora.
No âmbito do Projeto, as turmas de 2.º e 3.º ano da Escola EB1/JI Manuel Cabanas do Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António, em parceria com o CEIP Galdames (Ayamonte) e CEIP Virgen del Carmen (Punta del Moral), têm desenvolvido diversas atividades relacionadas com a importância da água nos nossos dias, no projeto de investigação ação a que deram o nome de “Água Sem Fronteiras/Agua Sin Fronteras”. Estão envolvidos no projeto as docentes Maria José Silva, Paula Girão, Isabel Agostinho e o assistente de espanhol, Cristian Gónzalez, por parte do Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António; e os docentes Dário Guerreiro e Marta Medel, de Espanha.
Este projeto foi preparado pelas escolas parceiras, tendo por base todos os documentos legais em vigor, nomeadamente, as Aprendizagens Essenciais e o PASEO (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória) e os documentos correspondentes no ensino espanhol.
As atividades incluíram a elaboração de biografias linguísticas; a criação de um logotipo; a realização de trabalhos diversos relacionados com o ciclo da água, com a utilidade deste recurso e com as formas de poupança/preservação; visitas de estudo a zonas agrícolas, a empresas de aquicultura e a praias; análise da Carta Europeia da Água; entrevistas; atividades artísticas (pintura e música) subordinadas ao tema da água e a prática de desportos náuticos. Todas as atividades visaram a interdisciplinaridade e decorreram no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, promovendo a intercompreensão, a interculturalidade e a aquisição de competências bilingues.
No dia 27 de abril realizou-se um encontro na escola EB1/JI Manuel Cabanas do Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António entre todas as turmas envolvidas, onde os alunos puderam praticar diversas atividades, conviver, aprender e divertir-se num ambiente de intercompreensão e interculturalidade, desenvolvendo ao seu ritmo as competências de bilinguismo.
Segundo explicam as docentes envolvidas no projeto, “foi uma manhã ‘mágica’, repleta de partilhas, convívio e aprendizagem, na qual participaram não só todos os alunos e docentes portugueses e espanhóis envolvidos no projeto, como também a Direção do Agrupamento e outros professores, os encarregados de educação e os assistentes operacionais”.