Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Economia, Edição Papel, Vida & Lazer

Terra de Maio: Há balão de ar quente, concertos e experiências gastronómicas no Azinhal

O balão de ar quente, uma das experiências de maior sucesso da edição anterior, volta a ser um dos grandes atrativos desta Terra de Maio

12:00 21 Maio, 2023 12:50 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A aldeia do Azinhal volta a receber o evento Terra de Maio – Feira da Cabra, entre 26 e 28 deste mês. Com a divisa da promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e os saberes e sabores a ela associados, este ano o evento investe em experiências gastronómicas diferenciadas e traz grandes nomes da música portuguesa a palco.

O balão de ar quente, uma das experiências de maior sucesso da edição anterior, volta a ser um dos grandes atrativos desta Terra de Maio.

A decorrer no Pavilhão Multiusos do Azinhal, os showcookings pautam diariamente o programa, encabeçados por reputados chefs e pelas inauditas demonstrações da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, que nos brindam novamente com a sua presença.

“Do campo para a mesa”, demonstrações da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA [26 de maio, 18:30], do referenciado chef Alípio Branco [27 de maio, 17:00], que vai trazer com novos pratos de borrego e ovelha churra de produção biológica de um jovem agricultor do território, do chef do Octant Praia Verde, David Domingues [28 de maio, 18:00], e do estrela Michelin Luís Brito [28 de maio, 16:30]. Destaque também para o Ronquear do Atum, no dia 26, pelas 19:30, pela Confraria do Atum de Vila Real de Santo António. Espaço ainda para apresentação e prova de cerveja artesanal SENESCAL Brewery [27 de maio, 19:00] e do vinho “Lábios Nus” [28 maio|17:30], duas prestigiadas marcas castromarinenses em ascensão.

Com a máxima de trazer sempre os sabores do território e do mundo rural, o queijo é sempre o protagonista desta feira, sendo um dos grandes destaques a 5.ª edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia”, que acontece no dia 27 de maio, pelas 18:30.

Este foi um desafio proposto pelo município de Castro Marim à ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) e que resultará num queijo fresco com aproximadamente 40 quilos e 80 centímetros de diâmetro, para o qual serão necessários cerca de 170 litros de leite.

A animação é outro dos grandes atrativos do evento. Além dos principais concertos que animam as noites da Terra de Maio, o dia tem sempre muitas experiências e atividades para oferecer a miúdos e graúdos.

Desde fabricar queijo artesanal, experimentar a arte da ordenha ou ainda praticar equitação, a Terra de Maio é composta por um diversificado leque de atividades articuladas com os valores do interior e da região.

Em palco, grandes nomes da música nacional. No dia 26, pelas 21:30, o grupo de música popular “De Moda em Moda”, com enfoque no cante alentejano, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014. Manifestação popular característica dos vários concelhos do distrito de Beja, no Baixo Alentejo, ganha especial ligação com esta zona da serra algarvia, pela partilha de tradições, usos e costumes dos territórios.

No dia 27 de maio, sábado, pelas 22:00, o concerto dos “Irmãos Verdades”, reconhecidos pelos ritmos de zouk e kizomba e com grandes êxitos, como “Yolanda” ou “Isabella”. A última noite traz a palco o grande e conhecido cantos “TOY”, pelas 19:00.

No sábado, a manhã é dedicada a um seminário que vai trazer importantes contributos sobre a Lei da Saúde Animal, Apicultura e culturas de sequeiro, entre outras abordagens, com a participação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e do Instituto Conservação da Natureza e Florestas. É também este o momento de saber quais os vencedores do Concurso da Cabra de Raça Algarvia, que regressa nesta edição com cerca de 10 criadores em competição. 

Para os amantes de motorizadas, no dia 28 de maio, pelas 09:00, o 4º Encontro de Motorizadas, com saída do largo do Mercado, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Azinhal. Na mesma manhã, decorre uma caminhada, para todos os que se quiserem juntar, com partida da Casa do Povo do Azinhal.

À exposição de “Raças Autóctones: Cabra de Raça Algarvia; Ovelha Churra e Vaca de Raça Algarvia”, junta-se este ano a exposição de Cães Pastores. A ver também a exposição de “Voz do Guadiana” e a Queijaria do Centro Multiusos, em permanente funcionamento. 

Conhecida como a Feira da Cabra, a Terra de Maio, no conjunto das suas atratividades e multifacetadas abordagens, prima por promover os produtos locais e regionais resultantes das atividades ligadas à agricultura e à criação de gado, bem como as próprias atividades em si, além de procurar aumentar o volume de vendas dos produtores participantes através da comercialização direta. 

A Terra de Maio é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Direção Geral da Alimentação e Veterinária, Comissão Vitivinícola do Algarve, marca Natural.pt, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Casa do povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal e CCD da Câmara Municipal de Castro Marim.

Castro Marim: Terra de Maio deu a conhecer criação, sabores e saberes da Cabra de Raça Algarvia

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Agentes da PSP a fiscalizar carros estacionados. Crédito: Freepik AI
Auto Nacional

Costuma estacionar muito perto de outros carros? Pode levar uma multa até 150 euros por este motivo

13:40 16 Outubro, 2026 13:01 16 Outubro, 2026

O Código da Estrada não obriga a deixar um determinado número de centímetros entre dois carros estacionados

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Algarve Cultura

Algoz celebra Halloween com baile, DJ e concurso de máscaras

18:10 16 Outubro, 2026 17:56 16 Outubro, 2026

Festa de Halloween anima Algoz a 31 de outubro com música, concurso de máscaras, prémios e entrada livre no Centro Cultural Luís Augusto Mascarenhas

Algarve Animais Nacional

Algarve abrangido por projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis

07:00 16 Outubro, 2026 19:01 15 Outubro, 2026

Projeto abrange 15 distritos, incluindo Faro, e prevê pagamentos de 50 euros por macho e 70 euros por fêmea abatidos acima da média

Europe Direct Algarve Opinião

Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

16:50 16 Outubro, 2026 17:03 16 Outubro, 2026

Cerca de 50 jovens do Alentejo, Algarve e Andaluzia reúnem-se em Huelva para debater democracia, fronteiras e desafios comuns da Eurorregião

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Algarve Cultura Economia

Feira de Santa Iria regressa a Faro com 11 dias de comércio, gastronomia e diversão

14:26 15 Outubro, 2026 14:26 15 Outubro, 2026

Entre 15 e 25 de outubro, a Feira de Santa Iria regressa ao centro de Faro com entrada livre, comércio, gastronomia e divertimentos

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Ciência Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data

20:20 16 Outubro, 2026 17:20 16 Outubro, 2026

Os clientes do Banco CTT vão ficar temporariamente sem acesso a vários serviços digitais

Cultura Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Europa

Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”

18:40 16 Outubro, 2026 16:58 16 Outubro, 2026

O jovem eletricista espanhol considera que a falta de profissionais não se resolve apenas com a contratação de novos trabalhadores

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Agentes da PSP a fiscalizar carros estacionados. Crédito: Freepik AI
Auto, Nacional

Costuma estacionar muito perto de outros carros? Pode levar uma multa até 150 euros por este motivo

13:40 16 Outubro, 2026 13:01 16 Outubro, 2026

O Código da Estrada não obriga a deixar um determinado número de centímetros entre dois carros estacionados

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Algarve, Cultura

Algoz celebra Halloween com baile, DJ e concurso de máscaras

18:10 16 Outubro, 2026 17:56 16 Outubro, 2026

Festa de Halloween anima Algoz a 31 de outubro com música, concurso de máscaras, prémios e entrada livre no Centro Cultural Luís Augusto Mascarenhas

Algarve, Animais, Nacional

Algarve abrangido por projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis

07:00 16 Outubro, 2026 19:01 15 Outubro, 2026

Projeto abrange 15 distritos, incluindo Faro, e prevê pagamentos de 50 euros por macho e 70 euros por fêmea abatidos acima da média

Europe Direct Algarve, Opinião

Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

16:50 16 Outubro, 2026 17:03 16 Outubro, 2026

Cerca de 50 jovens do Alentejo, Algarve e Andaluzia reúnem-se em Huelva para debater democracia, fronteiras e desafios comuns da Eurorregião

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Santa Iria regressa a Faro com 11 dias de comércio, gastronomia e diversão

14:26 15 Outubro, 2026 14:26 15 Outubro, 2026

Entre 15 e 25 de outubro, a Feira de Santa Iria regressa ao centro de Faro com entrada livre, comércio, gastronomia e divertimentos

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Ciência, Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data

20:20 16 Outubro, 2026 17:20 16 Outubro, 2026

Os clientes do Banco CTT vão ficar temporariamente sem acesso a vários serviços digitais

Cultura, Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Europa

Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”

18:40 16 Outubro, 2026 16:58 16 Outubro, 2026

O jovem eletricista espanhol considera que a falta de profissionais não se resolve apenas com a contratação de novos trabalhadores

Últimas Notícias

  • Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto
    Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto
  • Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data
    Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data
  • Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
    Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
  • Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
    Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
  • Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro
    Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro

Opinião

  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal