O Programa de Apoio ao Arrendamento é uma medida social lançada em 2020, que já permitiu atribuir 160 apoios a famílias são-brasenses, que enfrentam maiores dificuldades a pagar a renda das suas casas.
“Consciente da dificuldade crescente e generalizada em todo o país, no acesso à habitação, o Município tem procurado dar resposta a esta problemática com a criação de medidas concretas, de que é exemplo o Programa Municipal de Apoio Arrendamento, que consiste na atribuição de um apoio monetário mensal para apoiar os agregados familiares em situação de vulnerabilidade no pagamento da renda de casa”, afirma a autarquia em comunicado.
A assinatura de um conjunto de novos termos de aceitação das condições dos apoios decorreu a 21 de março, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
A autarquia refere que “apesar dos 45 apoios previstos pelo Município para este ano, até ao momento foram aprovadas 24 candidaturas, existindo a possibilidade, prevista pela Câmara Municipal, de atribuir mais apoios, ao longo do ano, caso surjam candidaturas que reúnam as condições e critérios necessários”.
Os agregados familiares em dificuldades devem contactar os Serviços Sociais do Município, localizados no Centro de Apoio à Comunidade, para apresentar a sua candidatura.
O Município de São Brás de Alportel recorda que “a par deste programa, lançou também em 2020, o Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem, uma nova resposta social promotora do acesso à habitação, adequada às necessidades de jovens famílias. Um programa que já totalizou, até ao momento, 17 apoios”.
Por fim, o Município afirma que “está fortemente empenhado na execução da Estratégia Local de Habitação”.
Leia também: São Brás investe no futuro dos jovens estudantes universitários com bolsas de estudo