A proposta apresentada esta quarta-feira pelo Governo visa aumentar o salário mínimo nacional até 2028, bem como o salário médio nacional até 2030.
O Governo apresentou um plano esta quarta-feira que promete aumentar os salários dos trabalhadores em Portugal. Prevê-se que o salário mínimo nacional (SMN) suba para 1.000 euros até 2028 e que o salário médio nacional chegue aos 1.750 euros até 2030. Esta medida representa um aumento de cerca de 21,96% (180 euros) do salário mínimo nacional a 1 de Janeiro de 2024, correspondente a 820 euros brutos, bem como um aumento de 16,28% (cerca de 245 euros) em relação ao salário médio nacional em 2023, que era de 1505 euros brutos.
“Em Portugal o valor do salário médio é muito próximo do valor do salário mínimo e há poucos incentivos à produtividade. Aumentar o salário mínimo nacional para 1.000 euros em 2028 é, pois, um objetivo do Governo“, diz Luís Montenegro, que promete também “promover as condições para sustentar o aumento do salário médio para 1.750 euros, em 2030, com base em ganhos de produtividade e no diálogo social”, escreve o Notícias ao Minuto.
Apesar de não ser objeto de votação no Parlamento, o documento será alvo de escrutínio e debate, refletindo o caráter democrático do processo político português. Sendo que Luís Montenegro foi há poucos dias nomeado novo primeiro-ministro, este é um momento crucial em que se delineiam os rumos da governação e se estabelecem os compromissos do novo Governo para com os portugueses.
Só depois do programa ser aprovado pela Assembleia da República é que o Governo passará a estar em plenitude de funções, devendo, até lá, limitar-se “à prática dos atos estritamente necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos”.
Leia também: Saiba quantos dias demora para receber o reembolso do IRS