Poupar é a palavra de ordem nos dias que correm, onde cada cêntimo a menos numa fatura é uma conquista. É certo que quando falamos em reduzir a fatura da luz, uma das medidas a tomar passa por desligar os eletrodomésticos da ‘corrente’, contudo, existem outras formas de poupar na conta da luz e que não o obrigam a desligar todos os seus equipamentos eletrónicos da tomada.
Em primeiro lugar, deverá aprender a interpretar corretamente a fatura da luz, já que esta permite acompanhar o consumo de energia e os encargos associados. Ainda que cada empresa tenha o seu próprio modelo de fatura, há informações comuns e que deverá compreender para poder poupar nos meses seguintes e controlar os seus gastos em eletricidade.
Analise a secção dos pagamentos e a área das leituras
Assim sendo, quando receber a fatura da luz, tenha em atenção, sobretudo, a secção dos pagamentos, que indica o valor total a pagar, a data limite de pagamento e a discriminação dos montantes por componentes (energia, gás, taxas e impostos); assim como a área das leituras, que o informa sobre a energia consumida no período e as datas para comunicação de leituras.
Depois de saber minimamente interpretar a fatura da luz, comece a tentar reduzir os seus custos. Uma das sugestões partilhada pelo Forever Young consiste em ajustar a potência contratada. A potência mais comum em habitações é 3,45 kVA, adequada para um consumo moderado. Avalie as suas necessidades e reduza a potência contratada, se possível.
Deverá também enviar leituras regularmente porque, caso não o faça, as faturas são baseadas em estimativas e nunca irá ficar a saber quais são os seus reais gastos energéticos.
Substitua os seus eletrodomésticos mais antigos por outros mais eficientes
Escreve a mesma fonte que uma forma de poupar passa também por comparar tarifas de energia, algo que pode fazer através de comparadores que lhe permitem analisar as ofertas disponíveis e selecionar a melhor proposta para o seu perfil de consumo.
Por fim, pode sempre melhorar a sua eficiência energética e, para alcançar esta meta, nada como substituir alguns dos seus eletrodomésticos mais antigos por modelos mais eficientes. É assim que poderá também gerir melhor os seus consumos e reduzir os seus gastos com a eletricidade.
Leia também: Conheça o túnel que poupará 11h de viagem e será o “mais longo e profundo do mundo”