Para muitos, a utilização de caixas automáticas é uma tarefa rotineira e descomplicada. No entanto, nem todos estão conscientes das nuances entre caixas ATM e Multibanco, o que pode resultar em custos adicionais desnecessários.
Existem distinções, tais como a entidade responsável pela gestão das caixas automáticas, o público-alvo e o tipo de operações que se pretende realizar, e com a ajuda da informação disponibilizada pela Cofidis, iremos ajudar a esclarecer e ajudar a evitar comissões indesejadas.
Quais são então as principais divergências entre ATM e Multibanco?
As caixas ATM destinam-se sobretudo a turistas e, por esse motivo, encontram-se maioritariamente em centros comerciais, aeroportos e nas maiores cidades do país.
São utilizadas principalmente para levantamentos de dinheiro, mas também permitem efetuar transferências, pré-pagamentos e consultas de saldo.
Por outro lado, as caixas Multibanco oferecem uma gama mais ampla de serviços.
Além das funções disponíveis nas ATM, você pode carregar créditos para o seu telemóvel, fazer depósitos, comprar bilhetes de transporte, realizar diversos tipos de pagamentos de serviços e compras, solicitar cheques, entre outras operações.
Em Portugal, a rede Multibanco é gerida pela SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços).
De facto, a marca “Multibanco” é uma criação da SIBS e um exemplo de sucesso a nível internacional. No entanto, essa mesma rede também inclui caixas ATM Express, direcionadas para turistas estrangeiros.
Outras caixas ATM comuns em Portugal são geridas por diferentes entidades, em grande parte pela Euronet Worldwide, uma rede internacional de caixas automáticas voltada especialmente para turistas, facilitando operações bancárias para utilizadores com contas estrangeiras.
É o mesmo levantar dinheiro num Multibanco ou num ATM?
Pode não ser a mesma coisa. Se levantar dinheiro num Multibanco a débito, não incorrerá em custos associados às operações que realizar. O mesmo acontece se o fizer numa caixa ATM Express, da rede nacional.
No entanto, se o fizer numa ATM de uma rede estrangeira, é melhor prestar atenção ao tipo de cartão que utiliza. Isto porque, se tiver um cartão dual, ou seja, de débito e crédito, e levantar dinheiro na rede estrangeira, poderá assumir, por padrão, a função de crédito, o que resultará em comissões.
Se utilizar um cartão de débito convencional, poderá recorrer a qualquer caixa ATM, sem custos adicionais.
Uma dica para evitar comissões inesperadas é evitar efetuar muitos levantamentos em numerário e optar por pagar com cartão sempre que possível.
Um detalhe importante a ter em conta, se o seu cartão tiver as funções de débito e crédito ativadas, verifique a opção apresentada no terminal de pagamento e selecione “Multibanco”, “VisaElectron” ou “Maestro” para efetuar operações a débito.
Se tiver um cartão dual e escolher as opções “Visa”, “Mastercard” ou “American Express”, a transação será efetuada a crédito, com custos adicionais.
Leia também: Já ouviu falar dos sinais de trânsito D6 e D6a? Saiba o que significam