A revista Forbes divulgou, esta terça-feira, a lista dos mais ricos do mundo e há novidades. Desde logo no pódio, que deixou de estar ocupado por Jeff Bezos. O ano não foi o melhor para 87 milionários que viram a sua fortuna diminuir, mas o mesmo não dirão os 236 novos milionários que passaram a constar na lista dos mais ricos. E portugueses, há? Sim e é uma mulher: Maria Fernanda Amorim.
O construtor de veículos elétricos Tesla é agora o mais rico no mundo. Falamos de Elon Musk, que no ano passado ocupava a segunda posição na lista da Forbes e agora ‘destronou’ o compatriota norte-americano Jeff Bezos – fundador da Amazon cuja fortuna estimada é 171 mil milhões de dólares. Já a fortuna de Musk está avaliada em 219 mil milhões de dólares (quase 200 mil milhões de euros).
Musk, líder do construtor de veículos elétricos Tesla, é apresentado pela Forbes como o homem que “revolucionou o transporte, tanto terrestre, com a Tesla, como no espaço, com o fabricante de foguetões SpaceX”. O empresário, nascido na África do Sul e com várias nacionalidades (sul-africana, canadiana e norte-americana) tem sido aliás notícia nos últimos dias por ter adquirido uma participação de 9,2% no Twitter.
O pódio fica completo com o francês Bernard Arnault, dono da multinacional LVMH que detém várias marcas de luxo entre as quais a Louis Vuitton, cuja fortuna ronda os 151 mil milhões de dólares.
O quarto e o quinto lugares são ocupados pelos os norte-americanos Bill Gates – fundador da Microsoft e detentor de uma fortuna de 129 mil milhões de dólares) e Warren Buffet (118 mil milhões de dólares). De referir que em relação a 2021, Bill Gates mantém a posição e Warren Buffet sobe do oitavo para o quinto lugar.
O ‘top dez’ fica fechado com Larry Page ex-CEO da Alphabet (desce da 5.ª para a 6.ª posição), Sergey Brin ex-presidente da Alphabet (desce da 6.ª para a 7.ª posição), Larry Ellison, presidente, diretor e cofundador da gigante do software Oracle (desce da 7.ª para a 8.ª posição), Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft e dono dos LA Clippers (mantém-se na 9.ª posição), e a fechar Mukesh Ambani preside e administrador da Reliance Industries (mantém a 10.ª posição).
Só na 14.ª posição da lista da Forbes surge uma mulher. Falamos de Francoise Bettencourt Meyers, neta do fundador da L’Oreal, é a mulher mais rica do mundo. Curiosamente, numa lista dominada por homens, Portugal surge representado na posição 601 por, precisamente, uma mulher: a portuguesa Maria Fernanda Amorim com uma fortuna estimada em 4.700 milhões de dólares (cerca de 4.300 milhões de euros).
Destaque ainda para o facto de 87 dos 2.668 milionários terem registado perdas e de, em contrapartida, 236 pessoas terem entrado para a lista da Forbes – entre as quais Rihanna e Peter Jackson –, ainda assim um número distante do recorde atingido em 2021 com 493 novas entradas.
As principais ‘quedas’ ocorreram na Rússia, onde há agora menos 34 milionários do que há um ano, e na China, que viu saírem da lista 87 milionários.
Saliente-se ainda, segundo a Forbes, que mais de mil milionários viram as suas fortunas aumentar e que os recém-chegados à lista dos mais ricos do mundo são provenientes dos Barbados, Bulgária, Estónia e Uruguai. O país dominante continuam a ser os Estados Unidos, com um total de 735 milionários.
CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL