Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Algarve, Economia, Edição Papel

Produção de vinhos certificados algarvios atinge máximo de 20 anos com 2 milhões de litros

Produtores tiveram um ano “recorde, relativamente aos últimos 20 anos de campanhas”, que somou “dois milhões de litros” de vinho

08:00 19 Janeiro, 2025 11:11 19 Janeiro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A produção de vinhos certificados do Algarve superou os registos das últimas duas décadas, com dois milhões de litros, consolidando a dinâmica positiva do setor na região, disse esta quarta-feira a presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA).

Sara Silva esteve esta quarta-feira na Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República para uma audição, juntamente com os responsáveis das restantes cinco comissões vitivinícolas do país, no âmbito do grupo de Grupo de Trabalho do setor, e no final falou à agência Lusa sobre os resultados da última vindima e os principais assuntos abordados.

A presidente da CVA classificou como “bastante positiva” a campanha de 2024-2025, “em termos de qualidade e também quantitativos”, depois de os produtores terem tido um ano “recorde, relativamente aos últimos 20 anos de campanhas”, que somou “dois milhões de litros”.

Este número é “bastante significativo” da evolução que a produção de Indicação Geográfica do Algarve e Denominação de Origem Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira tem tido nos últimos anos na região, destacou.

“Estamos com cerca de 60 agentes económicos e efetivamente fechamos esta campanha neste número, com bastante evolução da parte dos vinhos brancos e rosés, que têm estado gradualmente a aumentar, em linha com o que o nosso consumidor procura, sobretudo quem está e quem visita o Algarve”, afirmou.

A dirigente máxima da CVA observou que a maior parte do consumo de vinho no Algarve é feito durante os períodos de primavera e verão e há uma grande procura por produtos como o branco e o rosé, embora também tenham “crescido de uma forma gradual os vinhos espumantes”, que a Comissão algarvia certifica desde 2020.

“E cada vez mais também a nossa casta autóctone, a Negra Mole, vai tendo maior expressão nas produções”, enalteceu, frisando que o Algarve não sente dificuldades para colocar a sua produção, escoada sobretudo na região, através do canal Horeca (Hotelaria, Restauração e Cafetarias/Comércio).

Sara Silva realçou também o “grande impacto” do enoturismo para a produção de vinhos certificados algarvios, que vende produtos “com valor acrescentado” nas quintas onde são disponibilizadas “experiências” aos visitantes no âmbito da produção de vinho.

“Os nossos dados indicam que cerca de 70% é escoado na região, outra parte ao nível do mercado nacional e, oscilando um bocadinho todos os anos, entre 12% a um máximo 15% para algum tipo de exportação”, quantificou.

A responsável esclareceu que a exportação “está concentrada em apenas alguns produtores”, porque a maior parte “vende tudo na própria região”.

Os produtores certificados do Algarve tiveram assim um “bom ano produtivo”, que é também resultado de “novas áreas de vinha” que foram sendo habilitadas nos últimos anos e de novos produtores, que passaram de 30, em 2017, para os 61 que existem na atualidade, assinalou.

Sara Silva realçou a dinâmica do setor no Algarve, que se destaca mais pela qualidade e a autenticidade do que pela quantidade e foi dos poucos do país que teve “um aumento significativo, na ordem dos 20%”, enquanto outros se debatem com excesso de vinho em ‘stock’ ou quebras de produção.

Sobre a sua audição desta quarta-feira no parlamento, Sara Silva ter sensibilizado os deputados para “um maior controle” de vinhos de outras zonas do país e importados, porque os excessos de ‘stock’ verificados noutras regiões, “que ainda não são uma realidade no Algarve”, podem afetar a produção algarvia de “forma indireta”.

“Se o mercado está com muito vinho, e o Algarve é uma porta de entrada de vários vinhos, a parte mais económica também pode decair, porque os vinhos de outras regiões vendem-se a preços muito mais reduzidos que os nossos, temos aqui também uma concorrência maior e uma dificuldade maior na venda dos nossos vinhos por esta questão indireta”, concluiu.

Leia também: Esta praia fica no Algarve, costuma estar deserta e tem a água mais quente de Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

Pai acusa homem de filmar os três filhos num centro comercial em Portimão

12:25 30 Junho, 2026 11:58 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

PSP está a investigar um caso em Portimão após um homem ter sido acusado de filmar três crianças num centro comercial

Algarve Vida & Lazer

“Segredos da Infância” aposta no brincar para aproximar famílias

19:12 30 Junho, 2026 19:12 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa criada pela educadora de infância Mariana aposta em experiências pedagógicas para crianças e famílias

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Algarve

“Baby-sitter” detido por suspeitas de abuso sexual de crianças no Algarve

17:23 30 Junho, 2026 17:23 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito, de 19 anos, terá cometido 20 crimes de abuso sexual contra duas crianças de 7 e 8 anos em Portimão

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Homem a esfregar os olhos em frente ao computador. Créditos: Freepik AI
Economia Nacional

Morreu um familiar? Pode ter de entregar o IRS por ele até este dia

13:48 30 Junho, 2026 13:32 30 Junho, 2026 | João Luís

Herdeiros podem ter de entregar o IRS de um familiar falecido: saiba quem deve tratar da declaração e que coimas se aplicam

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Europe Direct Algarve

Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro

11:32 30 Junho, 2026 11:31 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos apoiados pelo Farol abordam neurodivergência, economia circular, trabalho remoto e participação cívica

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

Pai acusa homem de filmar os três filhos num centro comercial em Portimão

12:25 30 Junho, 2026 11:58 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

PSP está a investigar um caso em Portimão após um homem ter sido acusado de filmar três crianças num centro comercial

Algarve, Vida & Lazer

“Segredos da Infância” aposta no brincar para aproximar famílias

19:12 30 Junho, 2026 19:12 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa criada pela educadora de infância Mariana aposta em experiências pedagógicas para crianças e famílias

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Algarve

“Baby-sitter” detido por suspeitas de abuso sexual de crianças no Algarve

17:23 30 Junho, 2026 17:23 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito, de 19 anos, terá cometido 20 crimes de abuso sexual contra duas crianças de 7 e 8 anos em Portimão

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Homem a esfregar os olhos em frente ao computador. Créditos: Freepik AI
Economia, Nacional

Morreu um familiar? Pode ter de entregar o IRS por ele até este dia

13:48 30 Junho, 2026 13:32 30 Junho, 2026 | João Luís

Herdeiros podem ter de entregar o IRS de um familiar falecido: saiba quem deve tratar da declaração e que coimas se aplicam

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Europe Direct Algarve

Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro

11:32 30 Junho, 2026 11:31 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos apoiados pelo Farol abordam neurodivergência, economia circular, trabalho remoto e participação cívica

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Últimas Notícias

  • Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos
    Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos
  • “Segredos da Infância” aposta no brincar para aproximar famílias
    “Segredos da Infância” aposta no brincar para aproximar famílias
  • Vai estar um ‘caldinho’: confira a temperatura da água do mar no Algarve para o dia 1 de julho
    Vai estar um ‘caldinho’: confira a temperatura da água do mar no Algarve para o dia 1 de julho
  • Especialistas avisam: Portugal vai parecer um “forno” nos primeiros dias de julho
    Especialistas avisam: Portugal vai parecer um “forno” nos primeiros dias de julho
  • Vela adaptada ajuda a promover bem-estar e autoestima em Vilamoura
    Vela adaptada ajuda a promover bem-estar e autoestima em Vilamoura

Opinião

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
    O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

Europe Direct Algarve

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
    Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal