Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Algarve, Economia, Edição Papel

Produção de vinhos certificados algarvios atinge máximo de 20 anos com 2 milhões de litros

Produtores tiveram um ano “recorde, relativamente aos últimos 20 anos de campanhas”, que somou “dois milhões de litros” de vinho

08:00 19 Janeiro, 2025 11:11 19 Janeiro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A produção de vinhos certificados do Algarve superou os registos das últimas duas décadas, com dois milhões de litros, consolidando a dinâmica positiva do setor na região, disse esta quarta-feira a presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA).

Sara Silva esteve esta quarta-feira na Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República para uma audição, juntamente com os responsáveis das restantes cinco comissões vitivinícolas do país, no âmbito do grupo de Grupo de Trabalho do setor, e no final falou à agência Lusa sobre os resultados da última vindima e os principais assuntos abordados.

A presidente da CVA classificou como “bastante positiva” a campanha de 2024-2025, “em termos de qualidade e também quantitativos”, depois de os produtores terem tido um ano “recorde, relativamente aos últimos 20 anos de campanhas”, que somou “dois milhões de litros”.

Este número é “bastante significativo” da evolução que a produção de Indicação Geográfica do Algarve e Denominação de Origem Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira tem tido nos últimos anos na região, destacou.

“Estamos com cerca de 60 agentes económicos e efetivamente fechamos esta campanha neste número, com bastante evolução da parte dos vinhos brancos e rosés, que têm estado gradualmente a aumentar, em linha com o que o nosso consumidor procura, sobretudo quem está e quem visita o Algarve”, afirmou.

A dirigente máxima da CVA observou que a maior parte do consumo de vinho no Algarve é feito durante os períodos de primavera e verão e há uma grande procura por produtos como o branco e o rosé, embora também tenham “crescido de uma forma gradual os vinhos espumantes”, que a Comissão algarvia certifica desde 2020.

“E cada vez mais também a nossa casta autóctone, a Negra Mole, vai tendo maior expressão nas produções”, enalteceu, frisando que o Algarve não sente dificuldades para colocar a sua produção, escoada sobretudo na região, através do canal Horeca (Hotelaria, Restauração e Cafetarias/Comércio).

Sara Silva realçou também o “grande impacto” do enoturismo para a produção de vinhos certificados algarvios, que vende produtos “com valor acrescentado” nas quintas onde são disponibilizadas “experiências” aos visitantes no âmbito da produção de vinho.

“Os nossos dados indicam que cerca de 70% é escoado na região, outra parte ao nível do mercado nacional e, oscilando um bocadinho todos os anos, entre 12% a um máximo 15% para algum tipo de exportação”, quantificou.

A responsável esclareceu que a exportação “está concentrada em apenas alguns produtores”, porque a maior parte “vende tudo na própria região”.

Os produtores certificados do Algarve tiveram assim um “bom ano produtivo”, que é também resultado de “novas áreas de vinha” que foram sendo habilitadas nos últimos anos e de novos produtores, que passaram de 30, em 2017, para os 61 que existem na atualidade, assinalou.

Sara Silva realçou a dinâmica do setor no Algarve, que se destaca mais pela qualidade e a autenticidade do que pela quantidade e foi dos poucos do país que teve “um aumento significativo, na ordem dos 20%”, enquanto outros se debatem com excesso de vinho em ‘stock’ ou quebras de produção.

Sobre a sua audição desta quarta-feira no parlamento, Sara Silva ter sensibilizado os deputados para “um maior controle” de vinhos de outras zonas do país e importados, porque os excessos de ‘stock’ verificados noutras regiões, “que ainda não são uma realidade no Algarve”, podem afetar a produção algarvia de “forma indireta”.

“Se o mercado está com muito vinho, e o Algarve é uma porta de entrada de vários vinhos, a parte mais económica também pode decair, porque os vinhos de outras regiões vendem-se a preços muito mais reduzidos que os nossos, temos aqui também uma concorrência maior e uma dificuldade maior na venda dos nossos vinhos por esta questão indireta”, concluiu.

Leia também: Esta praia fica no Algarve, costuma estar deserta e tem a água mais quente de Portugal

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Segurança Social admite: nova prestação social será aprovada em breve e vem ‘substituir’ todos os apoios menos este

07:00 23 Abril, 2026 02:16 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a secretária de Estado da Segurança Social, será aprovada em breve uma Prestação Social Única (PSU), mas este apoio ficará excluído

Algarve Ensino

Escolas do Algarve premiadas em Lagos por projetos inovadores

07:26 23 Abril, 2026 07:35 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos recebe cerimónia “Escola Amiga da Criança” que distingue projetos educativos e reforça inclusão e participação nas escolas do Algarve

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí aguaceiros e trovoadas fortes: o mau tempo está a chegar e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

06:30 23 Abril, 2026 08:44 23 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de uma semana marcada pelo calor fora de época, algo está prestes a alterar o ritmo do tempo em Portugal continental. A explicação começa em altitude e promete efeitos à superfície

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria aproxima-se em força: a depressão chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

06:30 22 Abril, 2026 14:07 22 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma grande depressão ganha força no Atlântico, mas algo altera o desfecho esperado. O que vai realmente mudar no estado do tempo está mais perto do que parece

Nacional

GNR detém 59 pessoas por incêndios e alerta para negligência no uso do fogo

08:26 23 Abril, 2026 08:27 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Queimadas descontroladas motivam maioria das detenções por incêndios, com GNR a alertar para negligência no uso do fogo em todo o país

Economia Opinião Política

CGTP, Unidade Sindical? O vazio deixado pela esquerda e o risco de captura populista dos sindicatos | Por Tiago Manuel

08:10 23 Abril, 2026 08:11 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a esquerda continuar a falar para nichos e não para quem acorda às 6 da manhã para trabalhar, perderá os sindicatos"

Algarve Economia

Feira de Oportunidades em Portimão dinamiza mercado de trabalho

07:55 23 Abril, 2026 08:02 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão recebe Feira de Oportunidades com entrevistas no local, ligando empresas do turismo a candidatos e reforçando a empregabilidade

Algarve Cultura

Sessão extra do musical infantil “A Bela e o Monstro” em Olhão

06:50 23 Abril, 2026 06:54 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão recebe sessão extra do musical “A Bela e o Monstro” após forte procura, numa proposta pensada para famílias e crianças

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Avião da Ryanair no aeroporto.
Economia Europa Nacional Vida & Lazer

Nem taxas nem cancelamentos: Ryanair cria nova regra que entra em vigor nesta data e pode ‘entalar’ portugueses

06:15 23 Abril, 2026 23:30 22 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Nova decisão da Ryanair que não está relacionada com preços entra em vigor em novembro e altera prazos no aeroporto

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Segundo prémio do Euromilhões saiu em Portugal e parte do dinheiro fica pelo caminho: Estado vai ao ‘bolso’ e este é o valor do imposto

12:50 22 Abril, 2026 12:39 22 Abril, 2026 | João Luís

Saiu um grande prémio do Euromilhões em Portugal, mas o valor não chega inteiro ao vencedor. Saiba quanto fica pelo caminho e porquê

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:30 19 Abril, 2026 01:29 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia

Quer receber o “mesmo salário” na reforma? É possível, mas só para quem cumpre este requisito

15:30 19 Abril, 2026 08:05 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Receber uma pensão próxima do último salário não é impossível, mas há uma condição essencial que muitos ignoram

Moedas de 1 cêntimo. Crédito: DR
Economia

Espreite a sua carteira: há uma versão das moedas de 1 cêntimo que pode valer 6.000 euros

22:40 19 Abril, 2026 18:05 19 Abril, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 1 cêntimo podem valer até 6.000 euros. Saiba como identificar esta raridade e porque é tão procurada

Algarve

São Brás de Alportel lamenta morte de Jacinto Duarte, figura marcante da vida cívica

18:50 22 Abril, 2026 18:51 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Notário e fundador de jornal deixa legado em São Brás de Alportel, onde se destacou pela intervenção cívica e contributo para a comunidade

Algarve Cultura Política

Faro assinala o 25 de Abril com cerimónias, música e concerto da Orquestra do Algarve

17:40 22 Abril, 2026 17:37 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações do 25 de Abril juntam cultura e cidadania em Faro, com cerimónias oficiais, música e concerto no Teatro das Figuras

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Segurança Social admite: nova prestação social será aprovada em breve e vem ‘substituir’ todos os apoios menos este

07:00 23 Abril, 2026 02:16 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a secretária de Estado da Segurança Social, será aprovada em breve uma Prestação Social Única (PSU), mas este apoio ficará excluído

Algarve, Ensino

Escolas do Algarve premiadas em Lagos por projetos inovadores

07:26 23 Abril, 2026 07:35 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos recebe cerimónia “Escola Amiga da Criança” que distingue projetos educativos e reforça inclusão e participação nas escolas do Algarve

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí aguaceiros e trovoadas fortes: o mau tempo está a chegar e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

06:30 23 Abril, 2026 08:44 23 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de uma semana marcada pelo calor fora de época, algo está prestes a alterar o ritmo do tempo em Portugal continental. A explicação começa em altitude e promete efeitos à superfície

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria aproxima-se em força: a depressão chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

06:30 22 Abril, 2026 14:07 22 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma grande depressão ganha força no Atlântico, mas algo altera o desfecho esperado. O que vai realmente mudar no estado do tempo está mais perto do que parece

Nacional

GNR detém 59 pessoas por incêndios e alerta para negligência no uso do fogo

08:26 23 Abril, 2026 08:27 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Queimadas descontroladas motivam maioria das detenções por incêndios, com GNR a alertar para negligência no uso do fogo em todo o país

Economia, Opinião, Política

CGTP, Unidade Sindical? O vazio deixado pela esquerda e o risco de captura populista dos sindicatos | Por Tiago Manuel

08:10 23 Abril, 2026 08:11 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a esquerda continuar a falar para nichos e não para quem acorda às 6 da manhã para trabalhar, perderá os sindicatos"

Algarve, Economia

Feira de Oportunidades em Portimão dinamiza mercado de trabalho

07:55 23 Abril, 2026 08:02 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão recebe Feira de Oportunidades com entrevistas no local, ligando empresas do turismo a candidatos e reforçando a empregabilidade

Algarve, Cultura

Sessão extra do musical infantil “A Bela e o Monstro” em Olhão

06:50 23 Abril, 2026 06:54 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão recebe sessão extra do musical “A Bela e o Monstro” após forte procura, numa proposta pensada para famílias e crianças

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Avião da Ryanair no aeroporto.
Economia, Europa, Nacional, Vida & Lazer

Nem taxas nem cancelamentos: Ryanair cria nova regra que entra em vigor nesta data e pode ‘entalar’ portugueses

06:15 23 Abril, 2026 23:30 22 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Nova decisão da Ryanair que não está relacionada com preços entra em vigor em novembro e altera prazos no aeroporto

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Segundo prémio do Euromilhões saiu em Portugal e parte do dinheiro fica pelo caminho: Estado vai ao ‘bolso’ e este é o valor do imposto

12:50 22 Abril, 2026 12:39 22 Abril, 2026 | João Luís

Saiu um grande prémio do Euromilhões em Portugal, mas o valor não chega inteiro ao vencedor. Saiba quanto fica pelo caminho e porquê

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:30 19 Abril, 2026 01:29 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia

Quer receber o “mesmo salário” na reforma? É possível, mas só para quem cumpre este requisito

15:30 19 Abril, 2026 08:05 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Receber uma pensão próxima do último salário não é impossível, mas há uma condição essencial que muitos ignoram

Moedas de 1 cêntimo. Crédito: DR
Economia

Espreite a sua carteira: há uma versão das moedas de 1 cêntimo que pode valer 6.000 euros

22:40 19 Abril, 2026 18:05 19 Abril, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 1 cêntimo podem valer até 6.000 euros. Saiba como identificar esta raridade e porque é tão procurada

Algarve

São Brás de Alportel lamenta morte de Jacinto Duarte, figura marcante da vida cívica

18:50 22 Abril, 2026 18:51 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Notário e fundador de jornal deixa legado em São Brás de Alportel, onde se destacou pela intervenção cívica e contributo para a comunidade

Algarve, Cultura, Política

Faro assinala o 25 de Abril com cerimónias, música e concerto da Orquestra do Algarve

17:40 22 Abril, 2026 17:37 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações do 25 de Abril juntam cultura e cidadania em Faro, com cerimónias oficiais, música e concerto no Teatro das Figuras

Últimas Notícias

  • GNR detém 59 pessoas por incêndios e alerta para negligência no uso do fogo
    GNR detém 59 pessoas por incêndios e alerta para negligência no uso do fogo
  • Feira de Oportunidades em Portimão dinamiza mercado de trabalho
    Feira de Oportunidades em Portimão dinamiza mercado de trabalho
  • Escolas do Algarve premiadas em Lagos por projetos inovadores
    Escolas do Algarve premiadas em Lagos por projetos inovadores
  • Segurança Social admite: nova prestação social será aprovada em breve e vem ‘substituir’ todos os apoios menos este
    Segurança Social admite: nova prestação social será aprovada em breve e vem ‘substituir’ todos os apoios menos este
  • Sessão extra do musical infantil “A Bela e o Monstro” em Olhão
    Sessão extra do musical infantil “A Bela e o Monstro” em Olhão
  • Vem aí aguaceiros e trovoadas fortes: o mau tempo está a chegar e estas serão as zonas mais ‘castigadas’
    Vem aí aguaceiros e trovoadas fortes: o mau tempo está a chegar e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

Opinião

  • CGTP, Unidade Sindical? O vazio deixado pela esquerda e o risco de captura populista dos sindicatos | Por Tiago Manuel
    CGTP, Unidade Sindical? O vazio deixado pela esquerda e o risco de captura populista dos sindicatos | Por Tiago Manuel
  • União Europeia, o regulamento da IA e a bússola da cultura (I) | Por António Covas
    União Europeia, o regulamento da IA e a bússola da cultura (I) | Por António Covas
  • Sustentabilidade do turismo no Algarve: desafios e oportunidades para o futuro | Por Nélia Alfarrobinha
    Sustentabilidade do turismo no Algarve: desafios e oportunidades para o futuro | Por Nélia Alfarrobinha
  • Bilhete Postal: Emigrar? Não sei… | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Emigrar? Não sei… | Por Eduardo Costa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • União Europeia, o regulamento da IA e a bússola da cultura (I) | Por António Covas
    União Europeia, o regulamento da IA e a bússola da cultura (I) | Por António Covas
  • Ganha mais, paga mais? Há uma proposta na UE que pode mudar as multas de trânsito
    Ganha mais, paga mais? Há uma proposta na UE que pode mudar as multas de trânsito
  • “Surda” conquista público europeu e vence prémio de cinema LUX 2026
    “Surda” conquista público europeu e vence prémio de cinema LUX 2026
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal