Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
André Gomes, presidente do Turismo do Algarve. Foto de arquivo DR
Algarve, Economia, Edição Papel

Falta de contabilização do alojamento origina subfinanciamento do Estado, alerta Turismo do Algarve

“Podemos estar a falar aqui de uma perda na ordem dos cinco milhões de euros”, afirma o presidente da Região de Turismo do Algarve

17:03 23 Novembro, 2024 20:59 23 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) alertou esta quinta-feira para um eventual subfinanciamento do Estado de cerca de cinco milhões de euros devido à falta de contabilização oficial das dormidas nos estabelecimentos de alojamento local com menos de 10 camas.

“A região do Algarve em 2023 poderá ter um número à volta das oito milhões de dormidas [no alojamento local] que não foram contabilizadas para efeitos do INE [Instituto Nacional de Estatística] e que não são contabilizadas para o financiamento das entidades regionais [de turismo]. Isso é extremamente preponderante e negativo para o Algarve, em particular”, disse André Gomes aos jornalistas, em Faro.

O dirigente falava à margem da apresentação do novo Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve (PMETA), com horizonte temporal até 2028 e no qual, na parte relativa ao diagnóstico do turismo regional, essa questão é abordada.

O alojamento local na região do Algarve conta com mais de 43.700 registos, cerca de 42.800 dos quais com um número inferior a 10 camas e que não são contabilizados pelo INE, uma situação que se verifica a nível nacional.

“A crescente importância do alojamento local não se encontra (devidamente) refletida na avaliação de desempenho da região (ou do país). Efetivamente, o sistema estatístico nacional apenas apresenta resultados de procura referentes a unidades de alojamento local com 10, ou mais camas (2,1% no Algarve)”, o que “negligencia cerca de 143 mil das camas do Algarve (90,5% do total de camas em alojamento local da região)”, lê-se no plano.

Como um dos indicadores principais para definir o financiamento das entidades regionais é precisamente o desempenho ao nível das dormidas, André Gomes apontou para “um subfinanciamento perante aquilo que é o peso da região”.

Com base num exercício efetuado com dados do Eurostat relativos às reservas registadas desde 2018 nas plataformas de reservas de alojamento local, o PMETA indica que “só em 2023 estão a ser desconsiderados no desempenho turístico do Algarve cerca de 8,7 milhões de dormidas, ou mais de 202 milhões de euros em proveitos”.

“O Algarve está a ser financiado com base nos 20,4 milhões de dormidas registados pelo INE em 2023, quando na realidade foi uma região que teve perto de 29 milhões de dormidas”, reforçou André Gomes.

Em causa, salientou o presidente da Região de Turismo do Algarve, poderá estar um valor de financiamento “na ordem dos quatro a cinco milhões de euros”.

“Quando estamos a falar de orçamentos anuais para as entidades de turismo do Algarve na ordem dos 10 milhões [de euros], podemos estar a falar aqui de uma perda na ordem dos cinco milhões de euros”, afirmou.

O documento orientador da estratégia da atividade turística para o Algarve hoje apresentado define as principais linhas de ação e metas até 2028, no sentido de continuar a estabelecer “um destino turístico competitivo, desenvolvido de forma sustentável, reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade e diversidade da sua oferta, e capaz de proporcionar experiências memoráveis todo o ano”.

São definidos quatro objetivos (aumentar a competitividade, desconcentrar a procura, diversificar mercados e compromisso com a sustentabilidade), e cinco eixos de atuação (valorizar o território e as comunidades, impulsionar a economia, potenciar o conhecimento, gerar redes e conectividade, e projetar o Algarve).

“Esperamos ver toda uma região pautar e colocar a vertente desta estratégia naquilo que são as suas ações e os seus planos de atividades. No fundo, é isso que pretendemos: deixar um caminho que a região deve seguir ao nível do setor do turismo para atingirmos estas metas e objetivos, algumas delas mensuráveis até 2028”, frisou André Gomes.

Face aos números oficiais de 2023, o Algarve conta ter em 2028 subidas de 10% no movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Gago Coutinho, 4,1% nas dormidas de estrangeiros e 12% nos proveitos totais.

Leia também: Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Viu um pano branco preso no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e o que deve fazer

09:40 20 Agosto, 2026 00:25 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco preso no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Luz Retreat.
Algarve

“Ficámos apaixonados”: casal transforma este antigo armazém ferroviário no Algarve num alojamento junto aos carris

17:50 20 Agosto, 2026 07:19 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Antigo armazém ferroviário no Algarve ganhou uma nova vida pelas mãos de um casal de Lisboa, que manteve a arquitetura original

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Algarve

Marinha deteta embarcação em infração durante fiscalização à pesca

12:50 20 Agosto, 2026 12:54 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A embarcação foi acompanhada pelo NRP Sagitário até ao Porto de Portimão, após a apreensão do pescado e da arte de pesca utilizada

Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Governo já ‘assinou’: este deverá ser o novo valor do salário mínimo nacional em 2027

08:30 20 Agosto, 2026 00:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028 foi assinado pelo Governo em 2024 e, segundo o mesmo, este será o valor do salário mínimo nacional em 2027

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Carro TVDE.
Algarve Economia

Interposta providência cautelar contra restrições aos TVDE em Albufeira

18:00 20 Agosto, 2026 18:19 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As restrições impostas em julho já tinham provocado um protesto de cerca de uma centena de profissionais do setor em Albufeira

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences

19:30 20 Agosto, 2026 19:23 20 Agosto, 2026 | João Luís

Uma mulher ofereceu à filha uma casa avaliada em 280 mil euros, mas a convivência deteriorou-se e acabou no tribunal francês

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 20 Agosto, 2026 12:55 19 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Algumas regiões do país estão na mira da chuva, enquanto noutras o céu deverá permanecer pouco nublado ou limpo

Mulher idosa a olhar para baixo. Crédito: Freepik
Economia Europa

Mulher de 72 anos deixou de trabalhar e dedicou 35 anos à vida doméstica enquanto era casada: divorciou-se e ficou com pensão vitalícia de 2.000€

19:00 20 Agosto, 2026 19:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal de Valência decidiu atribuir uma pensão compensatória no valor de 2.000€ a esta mulher de 72 anos, paga pelo ex-marido

Frango com piri-piri.
Algarve

“O melhor que já alguma vez provei”: turista canadiana foi a este restaurante no Algarve e diz que ali se come o melhor frango com piri-piri

19:10 20 Agosto, 2026 16:28 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Turista canadiana descobriu em Loulé um restaurante conhecido pelo frango com piri-piri e deixou uma recomendação

Algarve

GNR apreende 6.750 litros de gasolina suspeitos de apoiar tráfico de droga em Aljezur

18:40 20 Agosto, 2026 18:32 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Foram apreendidos 270 jerricãs com cerca de 6.750 litros de gasolina e quatro viaturas numa ação de vigilância costeira em Aljezur

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Viu um pano branco preso no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e o que deve fazer

09:40 20 Agosto, 2026 00:25 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco preso no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Luz Retreat.
Algarve

“Ficámos apaixonados”: casal transforma este antigo armazém ferroviário no Algarve num alojamento junto aos carris

17:50 20 Agosto, 2026 07:19 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Antigo armazém ferroviário no Algarve ganhou uma nova vida pelas mãos de um casal de Lisboa, que manteve a arquitetura original

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Algarve

Marinha deteta embarcação em infração durante fiscalização à pesca

12:50 20 Agosto, 2026 12:54 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A embarcação foi acompanhada pelo NRP Sagitário até ao Porto de Portimão, após a apreensão do pescado e da arte de pesca utilizada

Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Governo já ‘assinou’: este deverá ser o novo valor do salário mínimo nacional em 2027

08:30 20 Agosto, 2026 00:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028 foi assinado pelo Governo em 2024 e, segundo o mesmo, este será o valor do salário mínimo nacional em 2027

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Carro TVDE.
Algarve, Economia

Interposta providência cautelar contra restrições aos TVDE em Albufeira

18:00 20 Agosto, 2026 18:19 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As restrições impostas em julho já tinham provocado um protesto de cerca de uma centena de profissionais do setor em Albufeira

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences

19:30 20 Agosto, 2026 19:23 20 Agosto, 2026 | João Luís

Uma mulher ofereceu à filha uma casa avaliada em 280 mil euros, mas a convivência deteriorou-se e acabou no tribunal francês

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 20 Agosto, 2026 12:55 19 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Algumas regiões do país estão na mira da chuva, enquanto noutras o céu deverá permanecer pouco nublado ou limpo

Mulher idosa a olhar para baixo. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Mulher de 72 anos deixou de trabalhar e dedicou 35 anos à vida doméstica enquanto era casada: divorciou-se e ficou com pensão vitalícia de 2.000€

19:00 20 Agosto, 2026 19:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal de Valência decidiu atribuir uma pensão compensatória no valor de 2.000€ a esta mulher de 72 anos, paga pelo ex-marido

Frango com piri-piri.
Algarve

“O melhor que já alguma vez provei”: turista canadiana foi a este restaurante no Algarve e diz que ali se come o melhor frango com piri-piri

19:10 20 Agosto, 2026 16:28 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Turista canadiana descobriu em Loulé um restaurante conhecido pelo frango com piri-piri e deixou uma recomendação

Algarve

GNR apreende 6.750 litros de gasolina suspeitos de apoiar tráfico de droga em Aljezur

18:40 20 Agosto, 2026 18:32 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Foram apreendidos 270 jerricãs com cerca de 6.750 litros de gasolina e quatro viaturas numa ação de vigilância costeira em Aljezur

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Últimas Notícias

  • Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences
    Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences
  • “O melhor que já alguma vez provei”: turista canadiana foi a este restaurante no Algarve e diz que ali se come o melhor frango com piri-piri
    “O melhor que já alguma vez provei”: turista canadiana foi a este restaurante no Algarve e diz que ali se come o melhor frango com piri-piri
  • Mulher de 72 anos deixou de trabalhar e dedicou 35 anos à vida doméstica enquanto era casada: divorciou-se e ficou com pensão vitalícia de 2.000€
    Mulher de 72 anos deixou de trabalhar e dedicou 35 anos à vida doméstica enquanto era casada: divorciou-se e ficou com pensão vitalícia de 2.000€
  • GNR apreende 6.750 litros de gasolina suspeitos de apoiar tráfico de droga em Aljezur
    GNR apreende 6.750 litros de gasolina suspeitos de apoiar tráfico de droga em Aljezur
  • Albufeirense Carina Balbino conquista título de 1.ª Dama Miss Teen Portugal
    Albufeirense Carina Balbino conquista título de 1.ª Dama Miss Teen Portugal

Opinião

  • Contra o aborto | Por José Figueiredo Santos
    Contra o aborto | Por José Figueiredo Santos
  • Discordar não é crime. Discriminar pode ser | Editorial de Henrique Dias Freire
    Discordar não é crime. Discriminar pode ser | Editorial de Henrique Dias Freire
  • A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
  • Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
    Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento