O Centro de Congressos de Ayamonte vai receber esta sexta-feira a primeira Feira Transfronteiriça da Oferta Formativa e Estágios, no Centro de Congressos de Ayamonte.
Este encontro tem como objetivo o intercâmbio entre empresas e alunos de forma a facilitar o acesso ao mundo laboral, para além do fomento do conhecimento dos sistemas educativos espanhol e português garantindo uma permeabilidade entre alunos de ambos os países.
A Feira Transfronteiriça é organizada pela Eurocidade do Guadiana e desenvolve-se no âmbito do projecto Eures Transfronteiriço Andaluzia-Algarve, contando com a colaboração do Serviço Andaluz de Emprego e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, assim como a Consejeria de Educación da Junta de Andaluzia e as Universidades de Huelva e Algarve.
No evento participam mais de 50 empresas, desenvolvendo-se diferentes workshops e apresentações com a presença de diversos centros educativos que dão a conhecer a sua inovação e métodos de ensino.
A Feira pretende colocar em networking os centros formativos, empresas e trabalhadores de forma a potenciar o intercâmbio de estágios profissionais entre as duas regiões, diminuindo o “efeito fronteira” que reduz possibilidade de formação nas empresas aos jovens que vivem no espaço fronteiriço.
Este evento tem com continuidade prevista para os próximos anos, pretendendo ser um ponto de encontro anual das comunidades educativas de ambas as regiões de forma a aumentar de maneira conjunta as possibilidades dos alunos, professores, centros e empresas.
O projeto Eures Transfronteriço Andaluzia-Algarve é uma iniciativa da União Europeia que pretende facilitar a livre circulação de trabalhadores entre as regiões vizinhas, facilitando informação e apoio em temas de foro legal, administrativo e fiscal.
Leia também: Pedralva: de aldeia quase deserta a destino turístico de sonho